Capela de Exaustão: Qual a sua função?

A capela de exaustão é essencial para os trabalhadores que precisam se proteger de produtos nocivos à saúde e ao meio ambiente. A seguir vamos saber mais detalhadamente qual a sua função.

Eventualmente, especialmente em um ambiente de laboratório de pesquisa, nossas respostas programadas falharão. Existem muitos incidentes documentados envolvendo reações químicas que levam a danos e ferimentos graves.

Talvez alguns possam ser evitados, mas alguns são certamente inevitáveis. Se estamos fazendo todos os esforços para conduzir com segurança esses experimentos ou protocolos, podemos estar trabalhando com algumas capelas de exaustão adequadas.

É necessário confiar que o capô e o sistema de exaustão conectado a ele terá o melhor desempenho e fará seu trabalho, especialmente se algo der errado. O artigo de hoje descreveremos melhor a respeito das funções de um sistema de exaustão.

Qual a função da capela de exaustão?

O objetivo principal de uma capela de exaustão de laboratório é remover o ar poluído de gases químicos, reações e outras atividades laboratoriais. O sistema deve fornecer proteção máxima ao usar o mínimo de ar possível.

Como parte de uma instalação de pesquisa química, os sistemas de exaustão para estações de trabalho de laboratório são muitas vezes dados como garantidos ao que se propõe para suas funcionalidades dentro do local de trabalho.

Como escolher a capela de exaustão?

No entanto, a escolha da capela de exaustão, ao projetar ou especificar uma estação de trabalho de laboratório, pode ter um tremendo impacto na segurança dos ocupantes do prédio do laboratório, bem como dos edifícios próximos.

A escolha de uma capela de exaustão também pode afetar os custos operacionais de longo prazo de um edifício. Uma melhor compreensão inicial dos vários tipos de sistemas de exaustão e sua operação pode eliminar problemas de segurança potencialmente significativos no futuro, otimizando a eficiência do lugar e a confiabilidade do sistema.

Ao projetar novas instalações de laboratório, ou atualizar as existentes, a segurança – no que diz respeito à reentrada de exaustão da estação de trabalho no local onde será instalado.

Critérios para escolha

  • Primeiro, o sistema da capela de exaustão deve ser dedicado apenas aos exaustores. Outros exaustores ou equipamentos não devem ser conectados ao duto de exaustão do exaustor, a menos que tenham sido projetados e aprovados por alguém especializado na área.
  •   Em segundo lugar, todos os dutos de exaustão devem ser construídos inteiramente de materiais não combustíveis. Qualquer junta deve ser resistente à degradação química e ao fogo.
  • Também é importante manter a velocidade do vento em um nível adequado para o tamanho do tubo. A velocidade do ar deve ser suficiente para evitar a condensação de líquidos ou sólidos condensáveis ​​nas paredes do tubo. Evite ou minimize trechos de tubulação horizontal e/ou curvas.
  • Se possível, instale o soprador no exterior, o mais próximo possível da chaminé. Isso manterá os tubos funcionando sob pressão negativa e garantirá que quaisquer vazamentos sejam atraídos para o fluxo de exaustão. Se o soprador for montado no topo do capô, toda a tubulação a jusante será pressurizada e qualquer vazamento empurrará a exaustão contaminada para o espaço ao redor.

Capela de Exaustão