Lavador de fumaça, qual sua função?

A falta de um bom lavador de fumaça pode ser um problema dentro das indústrias e empresas em geral.

Tais soluções incluem a instalação correta, seguindo as normas da empresa e uma combinação de tecnologias que ajudam a filtrar e purificar fumaças e odores do ambiente.

Qual a função do lavador de fumaça?

O lavador de fumaça vem com o objetivo de adequar as emissões de fumaça das instalações de uma empresa ou seguir normas ambientais mais exigentes, utilizando sistemas de tratamento de fumaça que derivam da torrefação.

Esse sistema baseia-se em receber a fumaça gerada no ambiente de trabalho, passando-a por uma câmara de combustão onde todas as partículas contidas na fumaça são reduzidas em sua maior parte em vapor de água e CO2.

Ao mesmo tempo, a lavagem de fumaça consiste em fazer a fumaça passar por uma cortina de água pulverizada para que as partículas contidas na fumaça aumentem sua densidade quando umedecidas e possam ser facilmente separadas por decantação.

O ar purificado é então lançado diretamente na atmosfera em valores poluentes que atendem aos limites legais estabelecidos.

Remoção e tratamento de odores

A seguir entenda melhor sobre alguns tipos de filtrações de fumaças que eliminam compostos prejudiciais e odores:

Sistema de filtro úmido

O filtro úmido ou de água é um sistema de combustão que acaba de sair da capela de exaustão industrial, passa pela cortina de água, condensa o vapor de água e o óleo diluído no gás de combustão e passa pela cortina de água para remover vapor e óleo. Detalhe: ele reduz significativamente a temperatura da fumaça capturada.

Filtração eletrostática

Na filtração eletrostática é usado um transformador de alta tensão, onde é aumentada a tensão para cerca de 25.000 volts, e à medida que a fumaça passa pela grade de ionização, é obtido partículas de fumaça mais finas polarizadas e aderidas a um filtro eletrostático.

Em síntese, o sistema integra uma série de filtros elétricos de ação eletrostática que retêm partículas com base no princípio de que elas são atraídas por um campo elétrico de carga oposta.

Lavador de fumaça