Para que serve o lavador de gases?

O lavador de gases é um sistema utilizado principalmente na indústria para remover partículas e/ou gases poluentes que devem ser tratados antes de serem lançados na atmosfera.

Esses sistemas são críticos para controlar as emissões de gases, principalmente ácidos. O gás pode ser removido ao mesmo tempo, tudo graças à interceptação do fluido de lavagem.

Para que serve o lavador de gases?

O lavador de gases trata-se de um dos equipamentos mais importantes projetados para purificar o ar poluído. Este equipamento tem a função  de filtrar as emissões gasosas antes de serem expelidas no meio ambiente. As emissões normalmente vêm de chaminés industriais ou dutos de exaustão.

Os purificadores de gases usam líquidos ou substâncias para remover partículas poluentes. Além disso, são os principais equipamentos responsáveis ​​pelo controle das emissões de gases, principalmente gases ácidos. Seu objetivo primordial é converter compostos que fazem mal em compostos que não são prejudiciais ao meio ambiente e a saúde.

Detalhes sobre a fabricação de um lavador de gases

Não há um material específico para os lavadores de gases, por isso é importante entender melhor a respeito dos do que é utilizado na fabricação, com isso, você saberá melhor qual atende as suas necessidades. A seguir, confira como é feita a produção de algumas partes dos lavadores.

Lavador de gases em aço carbono

Lavador de gás normalmente é fabricado em aço carbono A36 e dura em média de 4 a 5 safras com manutenções periódicas. E, após esse período, as manutenções se tornam mais complexas, sendo necessário, até mesmo, adquirir um novo equipamento.

O principal modo de falha em um lavador de gases em aço carbono é a corrosão. Ela pode acontecer nos dutos do próprio no lavador e/ou na chaminé. Isso porque esses equipamentos estão inseridos em ambientes onde estão presentes umidade, temperatura e gases. Dentre os componentes que podem causar a corrosão, estão cloro e enxofre.

Lavador de gases em inox

O lavador de gases em inox tem menos intervenções por manutenção. Outro ponto que vale a pena ser citado, é que, a partir do momento que se opta pelo inox é possível uma redução da espessura em relação ao lavador de gases em carbono. A média de espessura usada é de 8mm.

Considerações

Para máxima eficiência de limpeza de gás, o sistema deve ser projetado e analisado para uma variedade de fatores que podem interferir no processo para maximizar a mudança do gás para o líquido.

As considerações mais importantes no projeto são as seguintes:

  • A superfície de contato deve ser grande o suficiente para evitar a retenção de contaminantes no fluido de limpeza.
  • Poluentes e líquidos devem combinar entre si, portanto a solubilidade das partículas contaminadas com líquidos deve ser bastante alta para uma limpeza mais eficiente.

Ressalta-se que a lavagem de gases é um tratamento importante e essencial para o cuidado com o meio ambiente. Logo, se a sua empresa precisa obter esse equipamento, busque informações o quanto antes, a saúde das pessoas próximas e o seu bolso agradece com a economia a longo prazo.

Para que serve o lavador de gases