Lavador de gases tipo venturi, qual a sua função?

Um lavador de gases do tipo venturi é um dispositivo de remoção de partículas e gases altamente eficiente usado no controle de todos os tipos de fontes estacionárias que geram emissões.

Devido ao seu design, permite alta velocidade, além de propiciar uma limpeza de alta eficiência, sempre mantendo a relação entre gás e água adequada através da garganta do venturi. Um equipamento de qualidade deve ser projetado e construído em aço inoxidável, e o dimensionamento e os cálculos devem ser baseados na vazão e temperatura determinados para cada processo e aplicação no local de trabalho.

Qual a sua função de um lavador de gases tipo venturi?

O lavador de gases tipo venturi é um dispositivo de limpeza cuja principal função é neutralizar componentes nocivos em fluxos de gás ou gases industriais para evitar gases irritantes ou desconfortáveis. Também é usado para remover poluentes do ar, como odores, vapores, gases tóxicos e vários outros.

Todas as partículas de gás que estão no ambiente e que causam algum tipo de problema devem ser retiradas do fluxo de gás no processo antes que possam ser liberadas ao ar livre.

Às vezes se faz necessário o uso adicional de lavadores de gases, com isso permitindo que algumas matérias-primas possam ser recuperadas após a “lavagem”. Uma das grandes vantagens dos lavadores de gases é sua versatilidade em diversas áreas da indústria.

Vantagens do lavador de gases tipo venturi

  • Mais de 99% de eficiência de retirada de partículas
  •  Este sistema é ideal para poeiras explosivas em comparação com os sistemas de ciclone ou filtro de mangas
  • Tubos abertos para introdução de líquidos quase não requer manutenção
  • Temperatura elevada de entrar com seção de resfriamento prévio adicional
  • Não há excesso de umidade ou ressecamento
  • Garganta venturi ajustável para facilidade de operação e condições de processo flexíveis
  •  Projeto de ciclone aprimorado para altas porcentagens de sólidos no ciclo de reaproveitamento
  • Design quase livre de reparos
  • Sem zona úmida/seca

Concluindo

O lavador de gases tipo venturi é um dispositivo robusto com forte capacidade de separar componentes químicos devido à sua alta velocidade entre o gás carregado de poeira e o líquido de lavagem.

Por fim, o líquido de lavagem e o fluxo de gás são essenciais para a geração de energia. Isso resulta em uma queda na pressão do fluxo de gás, que é um indicador primário aproximado da capacidade de separação.

Lavador de gases tipo venturi