5 dicas para evitar a corrosão de metais

A corrosão de metais pode ser um problema muito sério, tanto para ambientes industriais, comerciais e também residências. Quando se trata de ambientes Industriais isso pode ser ainda pior, pois pode custar milhões de reais para trocar os equipamentos que foram corroídos pela ferrugem. Diante disso, pode ser muito proveitoso observar algumas dicas para evitar a corrosão de metais.

A maioria dos ambientes industriais, se não todos, possuem equipamentos feitos de metais para a realização dos processos industriais. Na verdade, sem estes equipamentos, alguns processos seriam impossíveis.

Vejamos, por exemplo, a caldeiraria, essa é uma área essencial para as indústrias e a maioria dos equipamentos usados, inclusive a obra-prima, muitas vezes são metais.

Devido a importância desses equipamentos e os custos elevados que eles possuem, é importante ficar atento aos sinais de corrosão, para que eles possam ser cuidados antes de se propagarem por todo o metal.

Mais importante ainda é tomar medidas preventivas para que esses sinais nem apareçam nos equipamentos industriais, pois a prevenção pode diminuir de forma significativa os custos com manutenções.

Para te ajudar com isso, vamos te mostrar hoje, algumas dicas para evitar a corrosão de metais que podem ser aplicadas em qualquer ambiente, mas servem principalmente para ambientes industriais.

O que é ferrugem?

A ferrugem é o processo oxidativo dos metais que ocorre em determinadas condições. Para que um equipamento enferruje apenas água e oxigênio criam um ambiente apropriado para o processo oxidativo, pois as moléculas da água podem penetrar de forma muito fácil nos metais, causando a oxidação.

Além disso, em lugares onde a água salgada do mar está mais próxima, essa corrosão pode ser ainda mais rápida, pois o sal também se torna um agente oxidativo, intensificando a corrosão dos metais.

O problema da ferrugem é que esse problema faz com que o metal se expanda, causando estresse na estrutura dele. Sendo assim, a ferrugem não é apenas um problema estético, mas algo estrutural que deve ser levado a sério.

Metais propensos à corrosão

Qualquer tipo de metal está propenso a enferrujar, até mesmo a prata e o ouro. No entanto, alguns metais possuem uma estrutura que facilita a corrosão, como é o caso do ferro, do cobre e do aço.

Entre esses 3 materiais, o ferro é o que enferruja com mais facilidade. Se você deixar um equipamento de ferro, apenas alguns minutos na água e não secá-lo corretamente, logo vai aparecer uma película de ferrugem.

O aço é basicamente uma mistura de ferro e carbono. Existem tipos de aço que são mais difíceis de correr, como é o caso do aço inoxidável. No entanto, o aço comum, pode ser tão fácil de enferrujar quanto o ferro.

A oxidação do cobre não ocorre da mesma forma que a do ferro e do aço. Além disso, o aspecto da corrosão também é diferente, visto que a aparência do cobre fica meio esverdeada com a corrosão.

Dicas para evitar a corrosão de metais

Como a melhor forma de manutenção é a preventiva, veja algumas dicas para evitar a corrosão de metais.

Escolha um metal com liga

Basicamente todo metal possui liga, pois são feitos com ferro e carbono, mas algumas ligas podem ajudar a evitar a corrosão, como é o caso do aço inoxidável. Embora todo material possa corroer, alguns como o aço inoxidável, não enferrujam e demoram mais tempo para atingir a corrosão.

Aplique óleo

A lubrificação, principalmente de partes móveis de um equipamento, é essencial para evitar a corrosão de uma estrutura. O óleo dificulta a penetração da água, evitando a ferrugem.

No entanto, em ambientes industriais isso deve ser feito com cautela, visto que o óleo pode deixar peças escorregadias, facilitando situações de acidentes.

Aplique um revestimento anti-corrosão

Alguns produtos são feitos especialmente para evitar a corrosão. Existe um produto que é usado em indústrias, que funciona como o óleo, mas sem deixar resíduos.

O revestimento seco, como é chamado, pode ser usado com mais segurança, evitando também a corrosão de forma mais eficaz.

Armazene o metal corretamente

Como vimos, um fator predominante para causar a ferrugem é a umidade. Sendo assim, mantenha os metais o mais longe possível da água. Além disso, cubra os equipamentos sempre que possível, pois a própria umidade do ar pode afetar o metal, causando a corrosão.

Faça manutenções regulares

Realizar manutenções regulares nos equipamentos é vital para inibir o desenvolvimento de ferrugem e corrosão. São nas manutenções periódicas que você vai conseguir identificar princípios de corrosão, para poder tratá-los com um produto que converte a ferrugem.

Agora que você já sabe algumas dicas para evitar a corrosão de metais, coloque-as em prática e conserve seus equipamentos por muito mais tempo. Compartilhe também essas informações com outras pessoas, para que elas também tenham acesso a esse tipo de conhecimento.

dicas para evitar a corrosão de metais