Como se tornar um home chef?

A cada dia que passa as pessoas procuram cuidar melhor da saúde, e a alimentação é essencial nesse processo. Aliás, procurar ter um hábito mais saudável vai além da sua saúde, é vivenciar novas e diferentes experiências gastronômicas, o que acaba levando muitas pessoas a se interessarem pela culinária e a terem um home chef.

Atualmente temos a gastronomia como sendo uma profissão muito buscada no Brasil, e por conta dessa alta demanda no mercado, onde o consumidor está buscando experimentar novidades gastronômicas, existe uma profissão que está se destacando dentre as demais nessa área, o home chefs!

Mas afinal, o que faz um home chef e como eu começo nessa profissão? Para responder a essas e outras questões vale a pena conferir o que preparamos abaixo.

O que faz um home chef?

Um home chef é o profissional gastronômico que executa um serviço personalizado ao cliente que está em busca de alguma exclusividade no preparo de sua refeição. Sendo assim, ele consegue atuar em diversas frentes sempre com o objetivo de ofertar um serviço gastronômico diferenciado e com qualidade.

E mesmo que esse profissional possa atuar em alguns eventos pontuais, como numa festa de casamento ou aniversário, existe hoje em dia uma grande demanda do atendimento a aquela pessoa que não possui muito tempo disponível para o preparo das suas refeições, mas que também não quer abrir mão de se alimentar de forma equilibrada e saborosa.

E são nessas situações em que o home chef acaba atuando diariamente na casa do cliente, para preparar o almoço e jantar ou simplesmente fazendo um trabalho semanal, onde serão preparadas todas as refeições que o cliente consumirá naquela semana em um só dia.

Como e onde posso começar a ser um home chef?

Como não existe nenhum curso específico para essa profissão, em sua maioria esses profissionais já possuem formação em Gastronomia ou simplesmente já trabalham nessa área e querem mudar de ares.

Não importa qual for a sua situação, se deseja ingressar nessa profissão e ser um home chef existem alguns passos fundamentais a se seguir:

Sempre preste um atendimento de qualidade

Ao competir em um mercado super concorrido, prestar um atendimento de qualidade é essencial.

Lembramos que usualmente um home chef trabalha sozinho, e portanto fica sendo o responsável por concluir todas as etapas, desde a venda até a realização do trabalho em si.

Dessa forma é muito importante que você estabeleça uma ótima comunicação com seu cliente, disponibilizando ao mesmo diversas maneiras de entrar em contato com você, como por exemplo por WhatsApp, telefone ou e-mail, sempre respondendo o mais rápido possível o contato.

Faça um bom networking

Sempre que estiver começando na profissão, o chamado “boca a boca” será fundamental. E para isso o home chef precisará ter sempre a sua lista de contatos atualizada e em expansão, aproveitando cada evento atendido para que possa conquistar uma nova indicação e assim fechar um novo negócio no futuro.

Utilize as mídias sociais

Uma indicação é sempre ótima, mas saiba que viver apenas delas não será possível. Por isso um home chef precisa saber utilizar as redes sociais disponíveis a seu favor, mantendo elas sempre atualizadas e buscando adotar alguma estratégia de marketing digital que aumente o seu alcance e estabeleça a sua marca.

No trabalho com comida e alimentos, utilizar o Instagram e Facebook são essenciais, por isso sempre suba uma boa foto do preparo, divulgue alguma dica de ingrediente, alimentação saudável ou algum outro tema culinário interessante.

Conheça bem o seu cliente

Um home chef deve conhecer bem o seu cliente, entendendo qual o seu hábito alimentar. Parte desses profissionais acabam cometendo um grande erro de impor a sua própria preferência ao cardápio online, sendo que o principal é você se atentar ao gosto pessoal de cada cliente e respeitá-lo.

Isso também é muito importante quando podem existir algumas restrições alimentares em jogo, como por exemplo se o cliente possui intolerância ou alergia a algum ingrediente (lactose, glúten, etc). Alguns clientes também terão certos tipos de opções alimentares, como vegetarianos e veganos, por isso preste sempre muita atenção.

Invista em bons equipamentos

Em diversas oportunidades o home chef não utilizará o utensílio de cozinha do seu cliente, portanto você deverá levar os seus.

Dessa forma é essencial que você invista sempre em equipamento de qualidade, que possa garantir que você preste um serviço excelente, evitando assim qualquer possível problema ou algum tipo de constrangimento.

Seu investimento inicial para ser um home chef será modesto, portanto, invista em alguns utensílios que sejam bons para que você cause uma boa impressão ao cliente e traga uma maior credibilidade ao seu serviço.

Como se tornar um home chef