Como se capacitar como chef de cozinha?

A escolha de uma faculdade ou uma mudança na carreira são situações em que você precisa pesquisar, comparar as opções e analisar quais as suas expectativas. Vale buscar inspirações em alguns profissionais através de vídeos, podcasts e séries de TV. Aliás, quem nunca se empolgou vendo uma competição culinária e pensou em ser um chef de cozinha?

E foi através desse tipo de programa de TV que houve um aumento na procura por essa carreira. Mas da mesma maneira como aumentou a busca pelas pessoas quererem ser um chef de cozinha, as empresas também buscam achar um profissional capacitado para que faça a diferença em seu cardápio e conquiste mais clientes através do sabor.

E nessa postagem iremos destacar sobre a importância de se ter uma formação superior para ser um excelente chef de cozinha. Venha conferir!

Qual a função do chef de cozinha?

Um home chef de cozinha tem a responsabilidade de planejar e supervisionar a elaboração de cada prato por toda sua etapa de produção, além da execução das tarefas de um cozinheiro.

Esse profissional deve ter um amplo conhecimento sobre cada tipo de alimento e o seu processo de preparação. Também precisa conhecer os pratos que são clássicos gastronômicos internacionais, além de dominar o menu preferido da culinária local.

Para resumir, a atuação de um chef de cozinha deverá ser a seguinte:

  • planejando e coordenando todos os trabalhos desenvolvidos na produção dos pratos;
  • elaborando cardápio que atenda o menu tradicional mas também traga algumas receitas inovadoras;
  • sabendo executar toda atividade de qualquer uma das etapas de preparação;
  • liderando sua equipe para delegar uma função aos demais colaboradores da cozinha;
  • supervisionando a qualidade do prato ao considerar como base os sabores e sua apresentação;
  • acompanhando o estoque de cada produto, analisando sua validade, forma de conservação e quando é necessário reabastecer.

Sendo uma excelente opção de carreira, principalmente se você já gosta de cozinhar, você poderá escolher entre atuar num restaurante, hotel, resort, navio de cruzeiro, empresa de eventos e demais espaços.

Habilidade e perfil profissional

Normalmente um mestre da gastronomia recebe muito glamour, mas a vida do chef de cozinha vai além da demonstração de talento para a elaboração de um ou outro prato. Esse profissional tem de primeiramente ser um cozinheiro de verdade, conhecendo tudo sobre cada procedimento realizado. Além disso, você precisa ter competência interpessoal, afinal você será um líder e precisará trabalhar em equipe. 

Vamos entender melhor que tipo de habilidades você precisará aprimorar para ser um excelente chef de cozinha:

Organização

A sua organização será fundamental na apresentação de um ótimo trabalho, facilitando o preparo dos pedidos, aumentando sua produção e reduzindo o risco de falha, imprevisto e minimizando a tensão daquele dia de maior movimentação.

Gestão

Ser chef é ser um líder. Dessa forma você precisará fazer a gestão de cada processo de trabalho, desde a etapa de produção, passando pela manipulação do alimento até a coordenação da sua equipe.

Trabalho em equipe

Falando em equipe, você precisa ser um líder que saiba trabalhar em conjunto com ela. Essa regra é fundamental, pois você deve conhecer todas as atividades da cozinha, delegando cada tarefa e também colocando a mão na massa junto da sua equipe.

Criatividade

Com essa característica você poderá abrilhantar e diferenciar o seu trabalho. Assim como um chef de cozinha deve conhecer todo prato clássico da gastronomia nacional e internacional ele deve também inserir sua dose de ousadia e criatividade, reinventando assim suas experiências culinárias.

Paciência

Quanto maior for sua equipe e demanda dos pedidos maior deverá ser a sua paciência com os colaboradores e principalmente com o cliente, que pode ser muito exigente e difícil de se agradar.

Resiliência

Em conjunto com a paciência citada anteriormente o chef de cozinha precisará ser resiliente, ou seja, capaz de se reconstruir diante da adversidade e seguir em frente com o seu trabalho.

Como desenvolver a sua carreira?

Para ser um chef de cozinha você precisará de muito mais do que seu dom para cozinhar, pois a profissão exige um alto conhecimento sobre vários assuntos. Por conta disso você deve procurar se graduar em um curso de Gastronomia. Esse tipo de formação tem uma duração curta e pode ser finalizada em até 2 anos.

Nesse curso você aprenderá desde o fundamental para trabalhar numa cozinha, como nutrição básica e higiene do alimento, até ter noção sobre a culinária internacional. Você também será preparado para administrar e gerenciar.

Escolhendo o melhor curso

Para encontrar qual melhor curso e conseguir se preparar para ser um chef de cozinha, busque as informações sobre a instituição de ensino e a grade curricular do curso, lembrando sempre que você precisará consolidar sua base para conquistar o seu espaço nesse mercado de trabalho.

Portanto planeje bem sua carreira, escolha o melhor curso e tenha sucesso no futuro sendo um renomado chef de cozinha!

Como se capacitar como chef de cozinha