Relembre algumas produções cinematográficas sobre os grandes nomes da moda

Estreia de saga da família Gucci nos cinemas se junta a outras produções sobre mundo da alta-costura. Novo filme de Ridley Scott, “A Casa Gucci” estreou nos cinemas brasileiros em 25 de novembro e é inspirado nos fatos reais vividos pela família por trás do grande império da moda criado por Guccio Gucci.

O drama é estrelado por Lady Gaga, que interpreta Patrizia Reggiani, acusada de matar seu ex-marido Maurizio Gucci, herdeiro da marca, interpretado por Adam Driver. A trama ainda conta com grandes nomes como Al Pacino, Salma Hayek e Jared Leto. 

O longa é baseado no livro de Sara Gay Forden, que conta a história das tensões entre os membros da família e suas lutas internas por poder e controle sobre a marca mundialmente conhecida.

O ponto alto da trama, recheada de mentiras e trapaças, é o assassinato do herdeiro Maurizio, em março de 1995, encomendado por sua extravagante ex-esposa Patrizia, já que ela não suporta ver o império Gucci ser vendido a um grupo de investimentos, encerrando a participação da família nos negócios.

O filme retrata bem o estilo de vida glamouroso da época. A figurinista ganhadora do Oscar Janty Yates contou à revista TIME que criou mais de 500 figurinos, sendo que Gaga usou 65 peças durante todo o filme – uma exigência da atriz, que se recusou a repetir até mesmo os brincos. Mas não pense que é novidade o mundo da moda ser retratado nas telas.

Produções como “O Diabo Veste Prada” e “De Repente, 30”, lançadas em 2004 e 2006, respectivamente, já instigavam o imaginário popular de como seria vivenciar a indústria do vestuário, mais especificamente das revistas de moda, no caso das duas produções.

O documentário de 2009 “September Issue” vai além da ficção e retrata o preparo da maior edição da revista Vogue, a do outono de 2007, que finalizada contava com mais de cinco quilos. 

A ícone da moda Coco Chanel também já foi retratada em mais de uma oportunidade. “Coco antes de Chanel”, protagonizada por Audrey Tautou, a Amélie de “O Fabuloso Destino de Amélie Poulain”, foi inclusive  indicada ao Oscar de Melhor Figurino.

Outro ícone da moda, Yves Saint-Laurent teve o auge da sua produção apresentado no longa “Saint-Lourent”, de 2014. Criador do smoking feminino e herdeiro da direção criativa de Dior após o falecimento deste, o estilista foi um verdadeiro revolucionário no mundo da moda.

Confira a “Casa Gucci” nos cinemas e sinta-se inspirada a desfilar com novos looks! Aproveite para fazer cartão de crédito, compre peças pela internet na sua loja favorita e faça bonito com as novas roupas que você e seu guarda-roupa merecem.

produções cinematográficas sobre os grandes nomes da moda