Reforma no Banheiro, dicas e cuidados que você deve se atentar

Uma reforma no banheiro, seja total ou parcial, é um tipo de obra que muitas pessoas fazem em suas casas.

E para que tudo ocorra dentro do previsto, sem gastos extras e maiores transtornos, é de suma importância se atentar a algumas dicas e cuidados…

Veja!

Dicas e cuidados importantes para uma reforma no banheiro

Pesquisas

Antes de contratar um profissional ou uma empresa para realizar a reforma em seu banheiro, é essencial que você faça pesquisas na internet, principalmente para buscar inspirações e verificar quais gastos você terá.

Isso porque, dependendo do tamanho do seu banheiro, dos acessórios e materiais escolhidos, e do tipo de reforma, talvez você precise desembolsar uma quantia significativa para dar andamento na obra.

Então, pesquise bastante e mantenha os pés no chão. Seja realista.

Já pensou em iniciar a reforma e, no meio dela, ter que parar por falta de dinheiro? Não seria uma situação muito agradável, não é mesmo?

Portanto, saiba exatamente o que você quer em seu banheiro, assim como quanto você precisará desembolsar para a reforma.

Instalações elétricas e hidrossanitárias

Todo banheiro precisa de eletricidade para ligar o chuveiro, as luzes, o secador de cabelo, etc., assim como tubos, conexões e encanamentos para viabilizar a distribuição de água, tanto quente quanto fria.

Sendo assim, na reforma do seu banheiro, é fundamental que essas instalações sejam muito bem avaliadas e projetadas – feitas, somente, por profissionais.

Isso porque, caso contrário, problemas como curtos-circuitos, vazamentos, infiltrações, entupimentos, entre outros, podem acontecer.

E já imaginou, depois da reforma, ter que lidar com alguns desses inconvenientes? Já pensou ter que chamar, por exemplo, uma desentupidora 24 horas, porque o seu banheiro está com problema nos encanamentos? 

Não seria nada legal, não é mesmo?

Portanto, além de pensar na parte de fora, isto é, na parte externa do seu banheiro, não deixe de considerar também a parte interna, ou seja, a parte que ninguém vê, mas que é especialmente importante.

Iluminação

Muitas pessoas quando vão investir em uma reforma no banheiro, pensam apenas na parte estética do ambiente, ou seja, nas cores, nos revestimentos, nos acessórios e no espelho a ser utilizado. E isso, claro, é importante.

Porém, a iluminação também é um aspecto essencial e que deve ser levado em consideração na hora de reformar um banheiro.

Sendo assim, para ter um ambiente agradável e funcional, não deixe de investir em um bom projeto de iluminação, de modo que o posicionamento das luzes, bem como os tipos de lâmpadas utilizadas, sejam corretas e adequadas.

Ventilação

Problemas como umidade, manchas e aparecimento de fungos, são comuns em banheiros que não foram bem projetados em termos de ventilação.

E claro, você não quer ter que lidar com eles em sua casa, certo?

Portanto, outra dica importante para você se atentar em relação à reforma no banheiro, é verificar, com profissionais, como pode ser estruturada a ventilação no ambiente.

Será que apenas uma janela é o suficiente? Ou será que é melhor investir em vitrôs? Além disso, onde estes itens serão posicionados?

Tudo isso precisa ser bem pensado e alinhado.

Mão de obra qualificada

Quando falamos em reforma no banheiro (ou em qualquer outro cômodo), é essencial que você contrate uma equipe ou um profissional que, de fato, saiba o que está fazendo.

Caso contrário, a sua obra pode virar uma verdadeira dor de cabeça, levando a atrasos, estresse, gastos não previstos, entre outros problemas.

Por isso, seja qual for a reforma em seu banheiro, busque uma mão de obra qualificada.

Faça pesquisas, veja portfólios e feche com quem tenha, de fato, capacitação e experiência comprovada para realizar o serviço.

Depois de tantas pesquisas, tempo e investimentos, você vai querer que o resultado saia conforme o esperado, certo?

Regras

Se você mora em um apartamento, antes de iniciar a reforma em seu banheiro, é de suma importância que você verifique quais são as regras do condomínio para esse tipo de obra.

Afinal, você não vai querer causar algum tipo de dano na estrutura e/ou levar uma multa, não é verdade?

Moda

Por fim, mas não menos importante, tenha cuidado com itens e decorações “da moda”.

Isso porque, banheiros são feitos para serem utilizados durante décadas e algo que parece legal e interessante hoje, pode não ser daqui a dois-três anos.

Então, na hora de escolher cores, revestimentos, objetos e acessórios para o seu banheiro, analise, de preferência com um profissional, se essas coisas não são momentâneas e passageiras.

Você não vai querer ficar fazendo reformas em seu banheiro toda vez que algo sair de moda, certo? 

Portanto, seja estratégico na hora de definir a reforma no banheiro da sua casa (ou do seu apartamento). E para isso, faça escolhas sempre pensando em funcionalidade e neutralidade. 

É claro que você pode estabelecer o estilo que quiser no ambiente, apenas tenha cuidado com coisas muito exóticas e diferenciadas. Menos é mais!

Reforma no Banheiro