O Que é Home Care e qual a sua importância para a saúde de idosos

Com cada vez mais pessoas idosas no Brasil, a busca pelo serviço de home care tem crescido bastante nos últimos anos.

Até porque, este é um tipo de serviço extremamente importante para a saúde, o bem-estar e a qualidade de vida de pessoas que estão na melhor idade.

Agora, o que seria exatamente o home care? Quais as suas características e os seus benefícios?

É sobre isso que nós iremos te explicar no artigo de hoje! 

Portanto, não deixe de acompanhar a leitura com bastante atenção, ok?

O que é home care

De forma simples e objetiva, o home care é um serviço em que um profissional – conhecido como cuidador de idosos – vai até à casa de uma pessoa idosa periodicamente, de modo a prestar assistência e ajudá-la em diversos aspectos do dia a dia.

Por exemplo, em relação à alimentação do idoso, aos medicamentos que ele precisa tomar, à higiene dele e assim por diante.

E porque o home care é importante para a saúde de idosos?

É natural que com o passar do tempo, pessoas com 60 anos ou mais tenham certas dificuldades e fragilidades, além de algumas doenças e/ou problemas de saúde.

E tais situações podem impactar diretamente no dia a dia dessas pessoas, de modo que elas não consigam manter a autonomia e a qualidade de vida.

Por exemplo, imagine um idoso que tenha mal de Alzheimer, uma doença que afeta, principalmente, a memória e outras funções mentais importantes.

Se ele não tiver ajuda em sua rotina, como ele irá se lembrar, por exemplo, de tomar remédios nas horas certas e em dosagens adequadas? Seria muito mais difícil, não é verdade?

Além do mais, nem sempre um familiar como um filho ou um neto, conseguirá dar a assistência necessária, seja por não ter os conhecimentos adequados ou por não ter tempo, afinal, as pessoas têm compromissos, trabalho, entre outros afazeres durante a semana.

Sendo assim, como forma de auxílio e de preservação da dignidade do idoso, busca-se o serviço de home care.

Dessa forma, o cuidador, profissional treinado e capacitado, poderá ajudar a pessoa idosa da melhor maneira possível.

E hoje, graças a essa crescente demanda no país, é possível encontrar diversos profissionais (cuidadores) e empresas que oferecem esse tipo de serviço. 

Por exemplo, se você é de São Paulo, é possível encontrar cuidadores de idosos em Moema, em Pinheiros, em Perdizes, no Morumbi, no Ibirapuera e nas mais diversas regiões do Estado.

Esse é um mercado que está em plena expansão.

Entendendo os riscos em casa

Um idoso que possui algum tipo de doença, deficiência e/ou dificuldades de mobilidade, por exemplo, está sujeito a diversos riscos em sua casa, se não tiver nenhum tipo de auxílio e supervisão adequada.

Por exemplo, como dissemos mais acima, o idoso pode esquecer de tomar remédios, ou ainda, tomá-los em horários e dosagens erradas – o que, consequentemente, pode prejudicar a sua saúde.

Além disso, dependendo da condição do idoso, ele pode ter dificuldades para se alimentar e se hidratar sozinho, para tomar banho e cortar as unhas, para enxergar, ouvir, se locomover, etc. – e essas últimas situações, podem ocasionar, por exemplo, esbarrões em móveis, tropeços, escorregões e o pior, quedas.

Então, para evitar esses e outros problemas, a contratação de um profissional, de um cuidador, torna-se extremamente importante.

Assim, o idoso poderá ser monitorado e cuidado ao longo do dia por um profissional qualificado, e ainda terá alguém para conversar – diminuindo as chances dele desenvolver um quadro de depressão, se sentir solitário e até mesmo abandonado.

Conforto e comodidade

Uma das grandes vantagens do serviço de home care, é que o idoso pode ser cuidado dentro do seu próprio lar, não precisando, por exemplo, ficar em uma casa de repouso ou até mesmo em um hospital.

E isso, claro, gera muito mais conforto e comodidade para o idoso, afinal, ele será auxiliado em um local que já conhece e onde, provavelmente, ele já vive há anos ou décadas.

Imagine, por exemplo, ter que ficar durante um longo período em um hospital, longe de casa e de pessoas queridas (amigos e familiares). Não seria uma situação muito agradável, não é mesmo?

E tal circunstância, pode afetar tanto o idoso quanto as pessoas que se preocupam com ele, afinal, elas teriam que se deslocar até o hospital e seguir determinados horários de visita – ao contrário do que acontece em sua casa, visto que há muito mais comodidade, facilidade e flexibilidade.

Além disso, no home care, o idoso tem um cuidado especial, personalizado e individualizado, diferente do que acontece nos hospitais, afinal, nesses lugares, há dezenas de outros pacientes que também precisam de auxílio.

Custo

Por fim, outro ponto que merece destaque em relação ao serviço de home care, é o seu custo, afinal, em comparação com as casas de repouso e hospitais, ele costuma ser mais baixo.

Veja, em uma casa de repouso, o idoso terá a disposição uma boa estrutura para ficar hospedado, além de cuidados de enfermeiros, médicos, fisioterapeutas, nutricionistas, terapeutas, entre outros profissionais. E isso, claro, tem um preço.

Além disso, se o idoso não tem um plano de saúde ou nem todos os tratamentos/internações são cobertas pelo convênio, ele também terá gastos significativos.

Por isso, investir em um serviço de home care pode ser a solução mais viável para muitas famílias que desejam que um ente querido idoso seja bem cuidado e tratado!

Home Care