O que é manganês? Saiba mais sobre esse minério

Você sabe o que é o manganês? Esse minério é extremamente importante para a população, já que está presente nos itens que utilizados no dia a dia, pode ser consumido (de forma moderada) e é um grande aliado da economia brasileira. 

Isso porque o manganês é um dos metais mais abundantes do planeta, contudo, está distribuído de forma desigual. Apenas algumas regiões do mundo têm depósitos naturais desse minério. Um deles, felizmente, é o Brasil. 

Estamos entre os maiores produtores desse metal no mundo e detentores de reservas de manganês há mais de 100 anos, as quais estão localizadas principalmente em Minas Gerais, Pará e Mato Grosso do Sul.  

Portanto, para nós e outros países, esse elemento é considerado estratégico na economia mundial, apoiando a economia desses lugares em que há reservas de minério. 

Além do seu uso comercial, que é bem amplo, o manganês é importante para a vida animal e vegetal – desde que haja controle tanto no consumo quanto na exposição do elemento. Caso contrário, a ocorrência de problemas graves torna-se algo  possível. 

Mas este é apenas um resumo sobre o que é o manganês e a sua importância para a vida humana atualmente. 

A seguir, abordaremos em detalhes outras características mais específicas desse elemento e sobre como é utilizado. 

É curioso perceber que um elemento tão pequeno, que muitos nem conhecem, faz parte da nossa rotina e não sabemos. Por esse motivo, confira o conteúdo com atenção e surpreenda-se com a magnitude do manganês.

Manganês: tudo que você precisa saber sobre esse minério 

Em termos mais técnicos, o manganês – manganés ou manganésio, como também é chamado – é um elemento químico importante. É reconhecido pelo símbolo Mn, número atômico 25 e massa atômica 55 u.

É também um elemento sólido e tem uma temperatura ambiente. 

Na tabela periódica, o manganês está no grupo 7 da classificação dos elementos. 

É um metal de transição externa, o que significa que ele tem o subnível D mais energético, portanto, conta com o orbital D incompleto. 

Entre as principais características de materiais desse tipo é que são menos reativos que os metais alcalinos terrosos, por exemplo.

Segundo especialistas, esse material está entre os mais abundantes do planeta. Contudo, como dissemos, a disposição das reservas de manganês são desiguais, não se encontra esse elemento em toda ou qualquer região do mundo. 

Em 2014, a reserva mundial deste material foi estimada em 625 Mt de minério ROM (Run of Mine). Na África do Sul há a maior jazida desse elemento do mundo, com 150 Mt, o que representa 23,7% de tudo.

Depois há as reservas da Ucrânia (que contam com 140 Mt, 22,1% de toda a reserva mundial de manganês), seguido do Brasil (com 116 Mt de reservas espalhadas pelo país). Representamos cerca de 18,3% de toda a reserva mundial deste elemento. 

Em sequência há a Austrália, com cerca de 15,3% das jazidas, Índia com 8,2%, China com 6,95% e Gabão 3,8%.

Juntos esses países detêm cerca de 98,3% do total das reservas mundiais – o que é extremamente curioso e estratégico para essas regiões. 

O que muitos querem saber é: para que o manganês é utilizado? Podemos dizer que esse elemento é um dos mais versáteis do planeta, podendo ser encontrado nos mais diversos equipamentos que usamos no dia a dia.

Confira!

Manganês: para que serve esse material?

O manganês pode ser usado em diversas áreas da economia. No entanto, a principal aplicação desse material é nas indústrias siderúrgicas, sendo o quarto metal mais utilizado no mundo (depois do ferro, cobre e alumínio).

Dentre as principais aplicações do material atualmente está na fabricação de ligas metálicas, principalmente quando combinado com o ferro, na produção de aço. Ou seja, é um uso indireto do elemento. 

Além das ligas metálicas, é possível combinar o manganês com ligas de cobre, zinco, alumínio, estanho e chumbo – formando outros diversos tipos de materiais. Portanto, tudo que é feito de aço, por exemplo, tem manganês.

Por esse motivo, há milhares de possibilidades de aplicação do elemento. Carros, bicicletas, baterias, pilhas, filtros de água, entre outros produtos, têm manganês na composição.

Muitos, inclusive, consomem manganês como uma vitamina para o aumento do fortalecimento dos ossos.

Também é indicado para melhorar o funcionamento do metabolismo, regular níveis de açúcar no sangue e muito mais. Esse é o tamanho da versatilidade do manganês atualmente.

É claro que nesses casos recomenda-se consumir o elemento de forma controlada e orientada por profissionais – nunca pode ser ingerido sem acompanhamento médico, dado que o consumo em excesso pode causar problemas no organismo.

Fica evidente, portanto, que o manganês é um elemento essencial para a vida nos dias de hoje, contribuindo para a saúde, economia e qualidade de vida das pessoas.

O que é manganês