Lagarto – Conheça algumas curiosidades do vilão do Homem-Aranha

Mesmo que você nunca tenha lido uma HQ do Homem-Aranha já deve ter ouvido falar do Lagarto, afinal ele é um dos vilões mais conhecidos do teioso, tendo participado de quase todos os filmes ou animações do Aranha.

Preparamos aqui uma lista de curiosidades para que você conheça mais sobre o Lagarto.

Sua primeira aparição e origem

Esse vilão surgiu logo na sexta edição da revista do Aranha (The Amazing Spider-Man #6), sendo um dos primeiros vilões a dar trabalho para o amigo da vizinhança.

O Dr. Curtis Connors é um cientista renomado, que acabou se alistando no exército e agindo diretamente no campo de batalha para atendimento aos soldados. E foi durante um desses combates que ele acaba tendo um ferimento grave em um dos braços e posteriormente perdendo o mesmo.

Agora, longe da guerra, ele começa a buscar uma maneira de recuperar o seu braço, apostando que no DNA dos répteis estaria sua salvação, afinal eles são animais conhecidos por conseguirem a recuperação de membros perdidos.

Assim ele consegue elaborar um soro e, decidindo que ele mesmo seria a sua cobaia, injeta em seu corpo o soro, o que de início dá resultado, quando o Dr. Connors consegue que seu braço cresça novamente. algo muito promissor. Mas, como nem todo experimento fica sem um efeito colateral, ainda mais nos quadrinhos, esse DNA réptil acaba por dominá-lo por completo e o transforma num lagarto humano.

Poderes e Habilidades

Por conta dessa alteração no seu DNA ele acaba adquirindo algumas habilidades sobre humanas, como a capacidade de erguer até 12 toneladas, ter a velocidade de até 70 km por hora, ter sua pele mais resistente a danos e uma redução do cansaço através de toxinas liberadas pelo seu corpo.

Junte-se a isso o fato do Lagarto ter um grande fator de cura, se regenerando de ferimentos rapidamente, além de aproveitar de suas garras para escalar objetos e a interessante habilidade de se comunicar, através de telepatia, com outros répteis que estejam próximos.

Mas, por conta de possuir sangue frio, como todo réptil, ele não suporta baixas temperaturas por muito tempo, sendo essa uma grande fraqueza a ser explorada.

Uma cura

Em uma das histórias dos quadrinhos do Aranha, Peter tentou reverter a picada de aranha para que voltasse a ser um humano normal, o que o fez criar um soro que o deixou com 4 braços extras, lembrando fisicamente uma aranha.

Desesperadamente ele parte em busca do Dr. Connors para que o mesmo possa ajudá-lo a retornar a sua forma anterior, mas chegando ao seu laboratório ele se depara com Morbius, que acaba estressando o Dr. Connors e fazendo com que ele se transforme no Lagarto para enfrentá-lo.

Durante essa batalha Morbius acabou mordendo o Lagarto, fazendo com que por um breve período ele voltasse ao seu estado “Connors”, fato que fez tanto o doutor quanto Peter perceberem que o sangue do Morbius poderia ser uma cura para ambos. Assim, injetando em seus corpos uma amostra desse sangue, Peter consegue reverter os braços extras do seu experimento e o Dr. Connors consegue reverter a mutação do Lagarto.

O retorno do Lagarto

Depois do Homem-Aranha se encontrar pela primeira vez com o Rhino, ele consegue obter uma amostra de sua pele e a leva para uma análise conjunta com o Dr. Connors. Isso faz com que eles criem uma fórmula que possibilita a queima da pele de Rhino pelas teias do herói, fazendo assim com que o Aranha consiga capturar o vilão.

Mas toda essa química utilizada no experimento faz com que o corpo do doutor reaja e traga de volta à vida o Lagarto.

Perda em família e um novo vilão

Connors se entristece quando descobre que sua família está ficando doente por conta da radiação, o que faz com que ele mande seu filho Billy para a casa de sua irmã. Antes que ele pudesse afastar também a sua esposa, ela acaba falecendo, o que causa um estresse tão grande no doutor que ele se transforma novamente no Lagarto.

Algum tempo depois desse retorno, Connors descobre que seu filho foi devorado pelo Lagarto, fato que acaba por “enterrar” de vez a sua consciência e o transforma em uma nova criatura, conhecida como “Chacina”, que diferente do Lagarto possui toda a inteligência do Dr. Connors, o que o faz ser muito mais perigoso.

Como se controlar?

Em outra história acompanhamos Kraven, o Caçador, sequestrando o pequeno Billy Connors, fazendo com que o doutor peça ajuda ao Homem-Aranha. O Dr. Connors, que havia implantado um chip inibidor em seu corpo para poder controlar a sua transformação em Lagarto, revela ao Aranha que havia levado o seu filho até o Doutor Estranho e que o mesmo havia informado que naquele clone do Billy havia a sua alma original renascida.

Assim, como num ato de desespero por querer ter uma segunda chance de salvar o seu filho, Connors pede ao Peter que remova o seu chip inibidor para que, na forma de Lagarto, ele derrote Kraven e salve o garoto, mesmo que isso gere riscos. No final o doutor consegue salvar Billy e não fazer nenhuma vítima durante o processo.

Agora, sem ter o controle de sua transformação, Connors se esconde nos esgotos e acaba construindo alguns robôs programados para lhe atacar caso ele queira fugir para a cidade. Mas, depois o Aranha acaba o encontrando, derrotando os robôs e pedindo para que Curt lute contra seus medos e volte a sua família e profissão, o que no final o doutor consegue, não sem antes criar um novo chip inibidor.

Lagarto um dos vilões