Como criar bons conteúdos para as mídias sociais?

Um conteúdo, pode ser considerado a essência das mídias sociais. Criar conteúdo para esses canais exige muita estratégia e principalmente planejamento, para assim conseguir que os seus seguidores confiem na sua marca.

No entanto, é fundamental que todas as empresas tenham presença nas redes sociais.

Como uma ligeira estratégia de marketing digital, mas lembre-se que não pode acontecer das suas mídias se tornarem locais para postagens aleatórias e sem nexo.

E além da estratégia, é possível também contar com serviços de consultoria digital.

Neste artigo, iremos mostrar algumas das etapas fundamentais para que a sua empresa produza conteúdos relevantes para as mídias sociais. 

Acompanhe e saiba como!

O que são conteúdos para mídias sociais?

Conteúdo é a essência do marketing dentro das redes sociais, baseada em conteúdos relevantes como artigos, ebooks e posts, sem promover de maneira explícita a marca.

Contudo, a empresa auxilia seu público-alvo a resolver seus problemas e consequentemente se tornar uma autoridade no assunto.  

A produção desse conteúdo tem como objetivo criar engajamento e atrair pessoas.

Em cada canal a sua audiência será diferente, um conteúdo com sucesso no facebook pode não ser igual no Instagram

Tenha em mente que cada mídia tem a sua linguagem, formatos, público e tendências.

Como criar conteúdos que engajam

As mídias sociais auxiliam no desenvolvimento de uma identidade. 

O ideal é focar em assuntos pertinentes ao segmento, e não sobre o que você quer falar. 

Seu conteúdo precisa ser para os seguidores.

Outro ponto importante na hora de engajar conteúdos é estimular uma relação rápida com o público e o material vinculado. 

Conteúdos ricos fazem com que o visitante passe mais tempo no seu site. 

Quando isso acontece, a sua relevância nos canais de busca aumenta.

Como fazer um planejamento de conteúdo para mídias sociais

Antes de começar qualquer planejamento é preciso construir uma estrutura para sustentar as ações feitas nas redes sociais. 

Essa estrutura precisa atuar com estratégias de comunicação bem pensadas e a dedicação em analisar de forma cautelosa os resultados.

Garantindo, assim, que os objetivos estão sendo atingidos.

Esse passo a passo pode te ajudar a desenvolver um bom planejamento:

  • Defina os objetivos e os indicadores de performance;
  • Identifique o público-alvo;
  • Escolha as redes sociais;
  • Estabeleça a frequência;
  • Elabore um cronograma;
  • Faça testes e monitore as ações;
  • Analise os resultados.

Quais tipos de conteúdo são mais populares nas mídias sociais

Todo o sucesso conquistado em mídias sociais dependem exclusivamente do conteúdo publicado. 

Alguns tipos de conteúdo conseguem criar experiências relevantes para o seu público. 

Claro que, a produção de conteúdos eficazes contam com alguns desafios para as pequenas empresas. 

É considerado competitivo, demorado e deve agregar valor. 

Os mais comuns são:

  • Artigos sobre “Como fazer”;
  • Listas;
  • Artigos sobre “O que” e “por que”;
  • Vídeos;
  • Storytelling;
  • Conteúdos para inspiração;
  • Materiais para engajamento.

Você deve estar se perguntando, como fazer isso? Não é mesmo? 

O ponto principal é ter conhecimento do público-alvo, entender os gostos e desejos da sua audiência e realizar testes. 

O caminho conta com muitas tentativas, falhas, acertos e mudanças. 

Não existe segredo, apenas constância para o sucesso.

5 dicas para criar bons conteúdos para as mídias sociais

Conseguir likes e seguidores nas mídias sociais é bem fácil. 

Com os investimentos certo, tudo acontece. 

Porém, o objetivo de qualquer marca é criar um relacionamento de longa duração com as pessoas através dos conteúdos.

Entretanto, as marcas precisam optar por agirem como amigos próximos e seguir regras importantes. 

Listamos algumas dicas para criar bons conteúdos nas suas mídias sociais e construir um relacionamento sólido com o seu público, alcançando engajamento nos meios digitais.

#1 Defina a buyer persona

Trata-se da descrição de um personagem que representa o cliente ideal para a empresa. 

Durante essa descrição, é possível analisar necessidades, dores, dúvidas, interesses e o comportamento desse personagem.

#2 Defina o tom de voz

O tom de voz da marca é a definição de palavras uniformes, atitudes e valores nos pontos de contato com o cliente. 

É através da voz que a marca expressa valores, é a forma com que a empresa anuncia seus valores, identidade e posicionamento no mercado.

#3 Determine os objetivos dos conteúdos

É o passo principal para definir e orientar decisões, determinando qual caminho seguir para alcançar os objetivos.  

Esses desejos podem ser:

  • Engajamento;
  • Mais vendas;
  • Leads;
  • Tráfego.

Levante o objetivo do negócio e faça uma curadoria de conteúdo para entender quais pautas se adequam a ele. 

#4 Invista em formatos diferenciados

Cada mídia social conta com um público e linguagem exclusiva. 

Conheça as características de cada rede social para saber se o seu persona está lá e assim aposte nela. 

Escolha apenas as principais, ok?

#5 Leve em conta a jornada de compra do consumidor

Nada mais é do que o caminho que um potencial cliente faz antes de finalizar uma compra. 

Essa jornada pode ser mais rápida quando existem ideias de brindes. 

Itens grátis fazem o consumidor concluir a compra com mais rapidez.

Quando houver dúvidas sobre os conteúdos o mais indicado é não postar. 

Observe sempre a audiência para que você não pise fora realizando um comentário ou uma postagem contraria a opinião da maioria dos consumidores.

Quer ficar por dentro de assuntos como esse? 
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Como criar bons conteúdos para as mídias sociais?