Joelho inchado e doendo: o que fazer? Qual médico procurar?

É bem provável que após uma longa caminhada, corrida, atividade física ou exercício exagerado, você tenha passado por uma situação de joelho inchado e doendo.

Em certos casos esse problema acompanha febre, dores intensas, desconforto e dificuldade em dar um único passo sequer.

Mas em outros casos podem ser causados por uma atividade física mais intensa, ou o ingresso de uma nova modalidade esportiva na sua rotina.

Diante disso, continue nos acompanhando nesse artigo e saiba o que pode ter causado o joelho inchado e doendo, o que você pode fazer para aliviar os desconfortos e quem você pode procurar para manter ou corrigir a sua qualidade de vida.

Joelho inchado e doendo? O que pode ter causado?

Afinal, o que pode causar inchaço e dor no joelho? Segundo ortopedistas especialistas, o motivo pode variar de uma simples inflamação e infecção, até distúrbios mais sérios.

Dessa forma, confira agora conosco quais podem ter sido as causas do joelho inchado e doendo:

Queda no chão de joelhos

Bom, acredito que uma queda de joelhos já deve ter acontecido com todo mundo, seja brincando com seus amigos ou familiares, tentando não chegar atrasado no trabalho ou qualquer outro motivo.

Para casos como esse, daremos as recomendações necessárias no próximo tópico.

Infecção no joelho

Nesse caso, o problema passa de algo externo para algo interno, como uma inflamação. Sendo assim, a busca de um médico especialista nessa área, se faz necessário nessa situação. Nos próximos tópicos mostraremos qual médico você deve procurar.

Artrose

Quando o motivo é artrose, algumas causas podem ser citadas. Como por exemplo: fraqueza muscular, excesso de peso e especialmente a idade, sendo bastante comum em idosos.

Artrite

As causas são parecidas com a artrose, incluindo fatores genéticos, sedentarismo e desgaste das articulações.

Gota

O joelho inchado e doendo com o acréscimo de vermelhidão pode ser uma indicação de gota.

No entanto, para o diagnóstico correto, somente com uma consulta com o ortopedista.

Mas então, como posso tratar meu joelho inchado e doendo em casa?

No caso mais simples, decorrente de atividade física (futebol, vôlei, basquete, corrida), o tratamento do joelho inchado e doendo pode ser feito por você mesmo e na sua casa.

Nesse contexto, faça os seguintes procedimentos:

Repouso

Primeiramente, fique em repouso e eleve a perna afetada deixando-a em um lugar mais alto.

Como por exemplo: empilhe almofadas e coloque a sua perna em cima. Isso aliviará o desconforto parcialmente.

Por fim, muitas pessoas podem achar que não, mas comprovadamente, o repouso é essencial para qualquer tipo de problema.

Compressa ou gelo

Segundo colocar compressa fria durante os 2 primeiros dias. Caso não possua compressa em casa, o gelo também pode ser uma opção. Feito uma dessas coisas, o seu joelho inchado e doendo apresentará menos desconforto.

É importante lembrar que, se o problema persistir por mais de 2 dias, é necessário ir para um ortopedista e ele fará as recomendações corretas de acordo com o seu caso.

Saiba que essa técnica pode ajudar principalmente no alívio da dor, podendo facilitar, por exemplo, que você consiga dormir à noite.

Fisioterapia particular

Se você está com muitas dores no joelho, e ele está inchado, uma excelente opção a ser feita é procurar um fisioterapeuta particular.

Dessa forma, ele vai conseguir fazer sessões de fisioterapia sem que você precise sair de casa, garantindo um tratamento no conforto do seu lar.

Atualmente muitos especialistas já estão migrando para esse ramo mais residencial, principalmente nesse atual cenário de pandemia.

Portanto, procure um médico de sua confiança, e consiga solucionar o problema do joelho inchado e doendo.

Como posso prevenir o joelho inchado e doendo?

Bom, como visto acima, o joelho inchado e doendo pode ter diversos fatores. Por esse motivo, é difícil definirmos um método eficaz de prevenção. Mesmo assim, vamos te deixar algumas recomendações e dicas diárias.

Crie o hábito de fazer exercícios físicos

Como sabemos, o exercício físico é fundamental na vida de todo ser humano. Previne desde problemas simples, até problemas mais graves.

Diante disso, uma simples corrida de 30 minutos ao dia já ajuda a garantir uma boa sustentação do seu corpo contra cargas mais pesadas, previne lesões por esforços repetitivos, entre outros benefícios.

Descanse bem

Por mais simples seja os exercícios que você está praticando, quando chegar o momento de descanso, não abra mão.

Até porque, assim como toda máquina, o corpo humano chega uma hora que esgota, e precisa descansar para ter suas energias renovadas.

Assim, um corpo mais cansado, inclusive, está mais suscetível a lesões.

Não deixe de repousar.

Por fim, Ortopedista? Reumatologista? Fisioterapeuta? Qual médico procurar?

Primeiramente, se faz necessário uma consulta ao clínico geral. Por ter uma visão geral do corpo humano, ele indicará o médico especialista para você, caso precise.

Após fornecer todas as informações necessárias e o clínico fazer uma breve avaliação, ele lhe dará as próximas orientações.

Caso haja a necessidade de um especialista, o clínico geral indicará um ortopedista ou reumatologista diante da sua situação apresentada, e quem sabe, um posterior tratamento com um fisioterapeuta.

Como diz o ditado popular “cada caso é um caso”.

Portanto, o ideal é fazer uma avaliação com um clínico geral de início, e logo após passar para um médico especialista, caso haja necessidade.

Como já citamos anteriormente, em boa parte dos casos, você pode tratar esse problema simplesmente com sessões de fisioterapia.

Ou seja, talvez nem haja a total necessidade de no momento, se buscar um médico especialista em determinada área.

Conclusão

Agora que você o que fazer com o Joelho inchado e doendo, o que está esperando para aliviar esse problema, e ter os seus movimentos sem problemas?

Por fim, quanto mais cedo se trata o determinado problema, mais fácil será todo o procedimento de saúde.

Joelho inchado e doendo