Inteligência Artificial, quais são os benefícios desta tecnologia para sociedade 

A inteligência artificial é uma das tecnologias emergentes que simulam o raciocínio humano em sistemas.

Resumidamente, trata-se da capacidade de um programa de computador de aprender e a tomar melhores decisões de acordo com o seu aprendizado.

As aplicações de Inteligência Artificial são uma bênção para qualquer setor profissional. Vejamos algumas das vantagens das aplicações de Inteligência Artificial.

Veja também: Prós e Contras do uso de tecnologia na educação.

Redução do erro humano

Redução do erro humano

Falhas em um sistema de informação podem acontecer de tempos em tempos. Sistemas de Inteligência Artificial, porém, não cometem estes erros se forem programados corretamente.

As decisões são tomadas a partir de informações previamente coletadas através da aplicação de um certo conjunto de algoritmos. Quanto mais um sistema é utilizado, mais ele aprende com as entradas de dados.

Menor risco para humanos

É uma das maiores vantagens do uso da inteligência artificial em robôs inteligentes.

Podemos superar muitas limitações e situações arriscadas aos seres humanos desenvolvendo um robô que, por sua vez, poderá realizar sem risco de perder uma vida humana.

Desarmar uma bomba, explorar as partes mais profundas dos oceanos, explorar carvão e petróleo são apenas alguns exemplos. É possível, inclusive, que a inteligência artificial seja efetivamente explorada em qualquer tipo de desastres, sejam naturais ou provocados pelo homem.

Sem dúvida, robôs com inteligência artificial podem ser usados em situações em que a intervenção humana pode ser perigosa.

Disponível 24 horas por dia

Em média, um humano trabalhará de quatro a seis horas por dia, excluindo intervalos.

Somos feitos de tal forma que precisamos de algum tempo para relaxar e fazer uma pausa do trabalho para nos preparar para o próximo dia de trabalho.

Mas usando a inteligência artificial, podemos fazer as máquinas funcionarem 24×7 sem interrupção. Elas nem mesmo se aborrecem, ao contrário dos humanos.

Um bom exemplo de aplicação dessa tecnologia são institutos que recebem consultas e perguntas inclusive fora do horário comercial. Uma aplicação de Inteligência Artificial pode ajudar de forma eficaz neste cenário.

Auxílio em trabalhos repetitivos

Realizaremos muitas tarefas repetitivas todos os dias, tais como o envio de um e-mail, dirigir automóveis, validar documentos em busca de erros, e muitas outras coisas.

Com inteligência artificial, podemos automatizar estas tarefas e até mesmo remover tarefas de pouco valor para os humanos, deixando o capital humano liberto para serem cada vez mais criativos.

Assistência digital

Algumas das organizações altamente avançadas utilizam assistentes digitais para interagir com os usuários, o que economiza a necessidade de recursos humanos.

Os assistentes digitais também são usados em muitos websites para fornecer coisas que os usuários desejam. Podemos conversar com eles sobre o que estamos procurando. Alguns chatbots são projetados de tal forma que se tornou difícil saber que estamos conversando com um chatbot ou com um atendente humano.

A maioria de nós sabe que as organizações têm uma equipe de suporte ao cliente que precisa esclarecer as dúvidas e preocupações dos clientes.

Usando esta tecnologia,  as dúvidas dos clientes podem ser esclarecidas com mais velocidade. Podemos hoje ver que muitas organizações já estão usando ferramentas de inteligência artificial em seus sites e aplicativos móveis.

Tomada de decisões mais rápidas

A aprendizagem da inteligência artificial é capaz de tomar decisões mais rapidamente que um humano e executar ações mais rapidamente. Podemos utilizar a inteligência artificial junto com outras tecnologias para conseguir este benefício.

Enquanto um humano analisa muitos fatores, tanto no ponto de vista emocional quanto na execução, uma máquina pode analisar os dados e entregar resultados de uma maneira mais rápida, avaliando os riscos.

Aplicações diárias

Atualmente, estes aplicativos com inteligência artificial estão se tornando cada vez mais comuns em nossa rotina diária, seja para procurar um local, fazer uma auto-solução, fazer uma ligação telefônica, responder um e-mail e muito mais.

Não é incomum termos aparelhos conectados a Internet que são comandados por voz. Eles são capazes de integrar televisores, celulares e regular a temperatura do ambiente .

Novas invenções

A Inteligência Artificial está possibilitando novas invenções em quase todos os domínios da ciência, e poderão ajudar os humanos a resolver os problemas mais complexos.

Conclusão

A Inteligência Artificial é uma das tecnologias mais excitantes e de ponta de nosso tempo.

Como sabemos, cada nova invenção ou avanço terá vantagens e desvantagens: como seres humanos, precisamos cuidar dela e usar os lados positivos da invenção para criar um mundo melhor.

Como nós vimos, a inteligência artificial tem enormes vantagens potenciais. A chave para os humanos será garantir que a “ascensão” dos robôs “não saia do controle”.

Algumas pessoas também dizem que a inteligência artificial pode destruir a civilização humana se for para mãos erradas. Mas ainda assim, nenhuma das aplicações da IA feitas atualmente pode destruir ou escravizar a humanidade.

Inteligência Artificial