Descubra como investir usando seu FGTS

Saiba que investir o seu FGTS nesse momento é uma das melhores maneiras de aumentar todo seu patrimônio. Ainda mais se, através da contratação de um crédito com garantia, você aumentar substancialmente o valor desse investimento. 

O objetivo geral da liberação desse valor é para estimular o comércio e aumentar o poder de compra dos brasileiros, mas a pergunta que temos é: vale a pena gastar esse valor ao invés de investir?

O FGTS quando está bloqueado praticamente não gera rendimentos e quando a inflação sobe diminui o poder de compra dos brasileiros. No texto de hoje você descobre por que investir é a melhor decisão. Leia e confira!

Por que vale a pena investir esse dinheiro?

  1. Não precisa de muito dinheiro para iniciar os investimentos.
  2. Grande potencial de retorno a curto, médio e  longo prazo.
  3. Fácil Acesso.
  4. Margem de Garantia.

Pensamentos errados sobre investimentos

  • É coisa de gente rica.
  • Não vale a pena investir pouco dinheiro.
  • É complicado demais.
  • Não é seguro.
  • Tem que pagar imposto de renda.
  • Não vou conseguir mais utilizar o dinheiro por um bom tempo.

É coisa de gente rica

Quem disse isso está totalmente errado. Hoje as pessoas estão começando a compreender que nunca foi esse o ponto “precisa ter dinheiro para investir”, pois sempre foi acessível a todas as pessoas, elas só não sabiam disso.

Hoje com R$100,00 é possível começar um investimento que pode lhe render duas vezes mais R$100,00 do que o que está investindo inicialmente. Então por que tantas pessoas ainda acreditam que somente ricos podem investir? 

Ou seja, a questão é buscar mais informações sobre o assunto, dessa maneira é possível compreender porque é tão vantajoso realizar investimentos que podem, em pouco tempo, duplicar todo o seu patrimônio.

É complicado demais

Tudo é difícil mas, é só até fácil se tornar… Basta aprender! E não, não é difícil. Na verdade é até simples demais. Basta criar uma conta em uma corretora, definir qual será seu investimento e enfim, começar a investir.

Não é seguro

Como assim não é seguro? Sabia que tem investimentos que são mais seguros que a poupança? Isso mesmo!

Aqui no Brasil, por exemplo, temos o Fundo Garantidor de Crédito (FGC) que garante aplicações de até 250 mil reais por CPF ou CNPJ. 

Nos EUA o  Federal Deposit Insurance Corporation (FDIC) garante até 250 mil dólares em contas correntes, savings accounts, money market, certificates of deposit e term deposits. 

Também nos EUA Estados Unidos existe o Securities Investor Protection Corporation (SIPC), que protege até 500 mil dólares contidos em corretoras, englobando ações, bonds, fundos, ETFs, money market e CDs.

Tem que pagar imposto de Renda

Em alguns casos sim, mas não em todos. Existe investimentos que não exigem o desconto de impostos, alguns exemplos são:

  • LCI e LCA.
  • CRI e CRA.
  • Debêntures.
  • Ações.
  • Fundos imobiliários.

Não vou conseguir mais utilizar o dinheiro por um bom tempo

Então, você pode solicitar o resgate a qualquer momento, o que irá alterar é seu rendimento. Também é preciso conhecer alguns termos:

Prazo de cotização

Trata-se do tempo que um fundo leva para gerar o dinheiro em cotas a partir da data de solicitação de resgate.

Prazo de liquidação

O prazo que leva para o dinheiro ser repassado para sua conta após a cotização.

Prazo de resgate

Soma do tempo de cotização + prazo de liquidação, ou seja, é o tempo que leva desde que o seu pedido de resgate foi realizado até o momento de o dinheiro cair na sua conta.

D+n

D+n é a maneira que o mercado financeiro utiliza para medir os prazos de cotização, liquidação e resgate. A letra D corresponde ao dia útil e a letra n representa os dias úteis ou corridos a partir da data de solicitação.

O que preciso para começar a investir?

  1. Abrir sua conta: Será preciso abrir sua conta em uma corretora e precisar contar com o apoio de especialistas.
  2. Conheça seu perfil: Antes de qualquer investimento é essencial saber qual tipo de investidor você é. Se você ainda não sabe qual investidor você é, faça sua análise em Como investir de acordo com sua meta.
  3. Faça seu investimento: Escolha a categoria que deseja investir e aplique seu dinheiro.

Além dos itens citados, para que você possa começar a investir é essencial também ter um bom planejamento financeiro. Pois ele irá te ajudar a ter uma boa noção de quanto você pode ou não investir, o quanto isso vai lhe render e até mesmo se é viável contratar algum tipo de crédito para isso. Muitas pessoas hoje já entendem o quanto investir pode ser vantajoso para elas e, por isso, não descartam a opção de usar um veículo ou terreno como garantia de empréstimo para conseguir um valor maior e que possa lhe render ainda mais.

Descubra como investir usando seu FGTS