Recebendo mensagens de desconhecidos no whatsapp, o que fazer?

Você está recebendo mensagens de desconhecidos no Whatsapp? Nem sempre receber uma mensagem de um desconhecido é um problema. Mas, para algumas pessoas essa é com certeza uma situação desejada.

Afinal, todos temos direito de manter a privacidade. Com isso, muita gente prefere que somente seus contatos pessoais possam enviar mensagens no Whatsapp.

Sem mencionar o fato de que existem muitos golpes online ocorrendo. Portanto, muitas pessoas também ficam com medo quando recebem esse tipo de mensagem

Se esse é o seu caso, ou você apenas quer entender melhor o que está acontecendo, continue lendo. Pois, nesse artigo, vamos descobrir porque isso ocorre. E aprender a bloquear essas mensagens indesejadas.

Porque estou recebendo mensagens de desconhecidos no whatsapp?

Isso ocorre porque o desconhecido teve acesso ao seu número de telefone de alguma forma.

Algumas vezes, a pessoa consegue seu número com algum contato seu. Mas, outras vezes, você pode ter autorizado o acesso aos seus dados de alguma forma. Por exemplo: ao criar conta em algum site, como uma loja de e-commerce, e inserir seu telefone.

Se o número que entrou em contato com você for uma conta comercial essa pode ser a explicação.

Outra explicação para quem está recebendo mensagens de desconhecidos no Whatsapp, é que seja uma pessoa de algum grupo em comum que você participe.

Muitas pessoas entram em grupos de discussão no Whatsapp e não conhecem todo mundo. Contudo, esquecem que os membros do grupo podem ter acesso a suas informações.

Como bloquear mensagens de desconhecidos no whatsapp?

Infelizmente, nem se baixar o Whatsapp GB é possível bloquear o recebimento de mensagens de desconhecidos. Assim, não há evitar por completo de ficar recebendo mensagens de desconhecidos no whatsapp

Portanto, caso uma mensagem estranha chegue há duas possibilidades: limitar o acesso a suas informações pessoais, ou bloquear o remetente.

Ao bloquear o estranho ele não poderá mais enviar mensagens ou ligar para você. Caso você não queria ficar recebendo mensagens desse desconhecido, essa é a melhor escolha.

Já ao limitar ao acesso a suas informações pessoais nas configurações do seu app ele não algumas informações suas. Mas, ainda poderá enviar mensagens e fazer ligação.

Dicas para proteger sua privacidade

Para proteger sua privacidade o melhor é limitar o acesso aos dados no app. Assim, as chances de ficar recebendo mensagens de desconhecidos no Whatsapp são menores.

Isso porque é possível limitar a visualização de informações pessoais. Isso inclui:

  • Sua foto de perfil;
  • Visto por último;
  • Status;
  • Recado.

Outra dica importante é sempre verificar os termos de uso de qualquer site em que você crie uma conta. O que inclui as redes sociais.

Evite ainda inserir seu telefone Whatsapp em locais online. A não ser quando seja realmente necessário.

Você também pode pedir a seus amigos e familiares para não passarem seu contato a outras pessoas sem a sua autorização. Assim, você não vai ficar recebendo mensagens de desconhecidos no Whatsapp com frequência.

Estou recebendo mensagens de desconhecidos no whatsapp – pode ser golpe?

Sim, infelizmente pode ser golpe. Portanto, fique atento. Se você não conhece a pessoa ne siga essas dicas:

  • Não clique em nenhum link enviado;
  • Também não faça download de nenhum arquivo;
  • E nunca passe nenhuma informação pessoal sua.

Afinal, caso seja um golpe, seu telefone pode ser infectado com algum programa mal intencionado. E com isso os golpistas podem ter acesso a suas informações pessoais, contas de e-mail e até a sua conta bancária.

Muitos golpistas também enviam links curtos que levam a sites falsos, e pedem dados como senhas e números de documentos.

Outras vezes indicam aplicativos em formato apk maliciosos ou enviam falsos cupons de desconto que parecem muito vantajosos.

Conclusão

Você está recebendo mensagens de desconhecidos no Whatsapp? Fique alerta. Nem sempre o desconhecido tem más intenções, mas é importante tomar cuidado.

Então, siga as dicas de cibersegurança acima. E já sabe: não autorize as pessoas a repassarem seu número a terceiros sem consentimento. Além disso, tome cuidado com os sites onde compartilha seus dados.

Não se esqueça também que você sempre pode bloquear qualquer usuário que o incomode!

Ficou com alguma dúvida? Quer saber mais? Comente!

Recebendo mensagens de desconhecidos no whatsapp