Guia com as principais dicas para planejar seu casamento em 2022

Organizar seu casamento, além de ser muito estressante e preocupante, não só pela importância desse dia tão especial e a necessidade de que tudo ocorra conforme o planejado pode ser muito difícil para a maioria dos casais.

Planejar um casamento envolve muitos pontos chave e que devem ser seguidos conforme os mínimos detalhes. Para que você obtenha mais ideias e realize o planejamento de seu casamento da melhor forma, vamos separar algumas dicas importantes para que ocorra tudo da maneira que você deseja. Vamos lá:

Defina o orçamento do seu casamento

O orçamento do seu casamento será o fator determinante para muitas de suas decisões relacionadas ao casamento e seu planejamento, portanto, essa deve ser uma das primeiras coisas que você deve resolver. 

Se algum membro da família estiver contribuindo, converse com eles sobre o que eles se sentem confortáveis ​​em gastar. Se você está pagando a conta sozinho, é hora de dar uma olhada nas suas finanças. 

Esteja preparado para uma verificação geral quando se trata de realmente analisar o orçamento para o dia do seu casamento, pois muitos casais não percebem o escopo completo dos custos envolvidos. Uma vez que você tenha esse número mágico, atenha-se a ele!

Construa uma lista de prioridades do dia do casamento

Sente-se com seu parceiro e determine quais serão os três aspectos mais importantes do seu casamento. É o local ou data específica do casamento? Contratar um certo fotógrafo de casamento ou uma banda ao vivo? 

Priorize esses detalhes e esteja disposto a comprometer o resto. Isso ajudará você a ficar dentro do seu orçamento e a concentrar seus esforços no que realmente importa.

Determine seu estilo de noiva

Encontre alguns recursos de inspiração para as noivas que você mais gosta, o Pinterest, Instagram, revistas, sites de noivas confiáveis ​​podem te ajudar com isso. Ter uma boa noção do tipo de estilo que você deseja, ajuda imensamente quando você começa a se encontrar com fornecedores em potencial. 

Não se sobrecarregue com toda a inspiração de casamento que existe por aí. 

Organize-se

Você pode usar checklists, planilhas, Word, Excel, Google Docs, qualquer coisa, contanto que você possa reunir todos os seus pensamentos, orçamentos, números etc, em um só lugar. 

Existem também algumas ótimas ferramentas e aplicativos on-line por aí que podem mantê-lo organizado. 

Envolva seu parceiro em todos os desejos

Não sinta que está sozinho nesse processo de planejamento do casamento. Consulte seu parceiro ao longo do caminho; a opinião deles é inestimável e mesmo que eles estejam envolvidos apenas em alguns aspectos, torna o planejamento do casamento muito mais divertido quando você pode tomar decisões juntos. 

Trabalhar em direção a um objetivo comum não apenas une você e seu parceiro, mas também o ajuda a crescer como casal com cada problema que você aborda como equipe.

Compre um guia de planejamento de casamento

Para os casais que optam por assumir o processo de planejamento do casamento sem um planejador ou coordenador profissional, um guia de casamento é uma riqueza de informações e conselhos de especialistas, incluindo dicas e truques e até exemplos de cronogramas e checklists.

Pense em datas (e estações)

Escolha algumas datas ideais para o seu casamento e tente ser flexível, se possível, para não ficar constrangido ao tentar reservar o local do casamento e os fornecedores. 

Leve em consideração fatores externos, como o quão popular essas datas podem ser para seu casamento (tornando a disponibilidade escassa e os preços mais altos), se as datas seriam difíceis para seus convidados comparecerem e as diferenças de preços dos locais e fornecedores entre as temporadas.

Selecione um tema

Quer se trate de cores de casamento específicas, inspiração sazonal ou de estilo, ou um tema real, às vezes é útil escolher um conceito para projetar seu casamento. Depois de ter uma estética em mente, é mais fácil tomar decisões de design e, geralmente, tudo parece mais coeso.

Comece a trabalhar em sua lista de convidados

Tomar decisões sobre a lista de convidados pode ser um processo complicado e que dependerá muito do seu local e orçamento. Sente-se com seu parceiro e membros-chave da família para montar uma lista de desejos dos convidados do casamento. 

Os convidados sempre serão suas pessoas mais próximas, como amigos e familiares, aquelas pessoas que passam a vida mais próxima a você e com certeza ficarão muito felizes em estar nesse dia tão especial, pode ter certeza que uma mensagem de casamento aos noivos vai ser feita com todo carinho, independente de quem estiver em sua lista de convidados.

Provavelmente, você precisará fazer alguns cortes. Você também precisará decidir se está convidando crianças e analisar o número de convidados.

Fale com outros casais

Você foi recentemente a um casamento que você realmente gostou? Por todos os meios, peça a esse casal conselhos e insights. Eles provavelmente têm algumas dicas e truques de especialistas que aprenderam ao longo do caminho e ficariam mais do que felizes em compartilhar com você. Às vezes, amigos e familiares são os melhores recursos.

Pesquise suas opções de local

Certifique-se de investigar preços, pacotes e quaisquer restrições (incluindo gastos mínimos de orçamento ou número de convidados) de vários locais de casamento e recepção em potencial antes de assinar na linha pontilhada. 

Mesmo que haja um local e um preço de pacote que você realmente goste, continue procurando opiniões adicionais. Pergunte ao redor e veja o que outros locais estão cobrando antes de concordar com um preço.

Como podemos observar, seguindo alguns pontos principais, você consegue realizar o planejamento de seu casamento de forma tranquila e sem preocupação.

Leia também; Qual a história dos Votos de Casamento?

Guia com as principais dicas para planejar seu casamento