4 dicas para decoração da casa em dias frios

Neste texto vamos dar dicas para decoração da casa em dias frios. Escolha certa de cores, temperaturas e texturas pode dar sensação de bem-estar e aconchego durante estação mais fria do ano.

Apesar da estação atual ser o verão, em alguns lugares do país o frio é presente o ano todo, além de que reformas e redecorações demandam planejamento, portanto, quem deseja uma casa mais quentinha e aconchegante durante o inverno, já deve começar a pensar nas mudanças o quanto antes.

Algumas dicas básicas podem ajudar a adaptar de forma simples a decoração para os dias mais frios e deixar a casa mais convidativa. Confira!

A melhor iluminação é a natural

Um grande aliado nesses dias mais frios é o Sol. É muito importante deixar seus raios entrarem na casa ou no apartamento, para ajudar a manter o ambiente em uma temperatura agradável. 

Assim, é recomendado manter as janelas de todos os cômodos abertas durante o dia, com as cortinas afastadas. Quando começar o anoitecer, devem ser fechadas para não escapar o ar quente que se acumulou dentro da casa. E, é claro, manter outras fontes de luz pelo lar também é importante. 

Ainda sobre iluminação

Uma dica muito simples tem a ver com a temperatura da iluminação. Cores mais quentes, entre 2400k e 3000k, por exemplo, dão uma sensação de calor ao espaço.

Esse efeito fica ampliado ao usar a iluminação indireta, que proporciona um clima de bem-estar, através de luminárias, abajures, arandelas e pendentes dispersados pelo ambiente. Os modelos podem ser de mesa ou de chão. 

Lâmpadas de luz amarela são as mais indicadas, e, em tempos de alta na tarifa de energia elétrica, as lâmpadas de LED são nossas grandes aliadas pelo seu baixo consumo e grande poder de iluminação. 

Cores quentes para dias frios

Usar cores quentes no ambiente pode trazer aquela sensação de aconchego em dias frios. Uma maneira de aproveitar a tonalidade é por meio de mantas e almofadas, por exemplo, para utilizar cores quentes e terrosas, como laranja, vermelho queimado, caramelo e cobre. 

Quadros também podem trazer cores novas para a casa nesse inverno. Evite os elementos de cores suaves, como verde e azul, que são cores frias, e prefira cores como marrom, vermelho, areia e vinho. 

Piso amadeirado é importante para decoração da casa em dias frios

Um dos principais problemas nas casas durante o inverno é que o piso pode roubar muita temperatura do ambiente, principalmente se for de pedras ou porcelanatos, além de ser completamente frio ao toque. Uma dica para evitar esse inconveniente é utilizar um piso de madeira, que não é exatamente feito desse material, mas o imita.

A solução reside no uso do piso de porcelanato amadeirado. Além de ser mais fácil de instalar e com um custo muito menor, o piso é quente ao toque e é feito à perfeição para mimetizar as tábuas de madeira que, como mostrado na dica anterior, possuem uma cor quente, o que pode deixar seu ambiente mais aconchegante.

E ai, o que achou das nossas dicas de decoração da casa em dias frios? Conte nos comentários, amamos saber a opinião de nossos leitores.

(Crédito da imagem: divulgação istock)

decoração da casa em dias frios