Assista ao filme do Hulk na SKY Telecine

Hulk é um dos personagens da Marvel mais conhecidos, lembrados e queridos pelo público. Aqui no Brasil, inclusive, já que os mais velhos lembram daquela série de TV que marcou o fim da década de 70 e começo da seguinte. De lá para cá, muita coisa rolou e os heróis dos quadrinhos invadiram o cinema. É claro que o verdão não ficaria de fora e quebraria tudo nas telonas. Hoje, o público em geral e os fãs podem curtir o filme do Hulk na Sky Telecine.

Como não existe apenas um filme com o gigante verde, confira a seguir algumas informações sobre essas versões cinematográficas. Até o Hulk se estabelecer de vez nos filmes da Marvel, com o ator Mark Ruffalo, foi um caminho problemático, já que Edward Norton teve sua chance e foi dispensado.

No entanto, é o filme com Norton que inicia esse caminho no universo cinematográfico da Marvel, de um jeito ou de outro.

O filme O Incrível Hulk está no Telecine

Após a bombástica estreia de Homem de Ferro, em 2008, foi dada a largada para os filmes interligados da Marvel. O Incrível Hulk chegou no mesmo ano, pouco tempo antes da criação da Marvel Studios para unificar essas produções.

Depois do longa da Universal em 2003, que não agradou o público, era hora de uma nova versão, caprichando bastante na ação e destruição que os fãs das HQs tanto esperavam.

Para quem não sabe, o Hulk é Bruce Banner, um cientista irradiado por acidente com uma dose maciça de radiação gama, o que acaba fazendo-o transformar-se em um monstro quando submetido a estresse emocional.

Criado em 1962 por Stan Lee e Jack Kirby, está longe de ser um super-herói tradicional, já que carrega uma maldição e seu lado selvagem pode colocar inúmeras vidas em risco.

É esse detalhe mais trágico que talvez dificulte uma caracterização com mais apelo no cinema. No filme de 2008, vemos Banner foragido em busca de uma cura, enquanto é caçado pelo General Ross, vivido por William Hurt, pai de sua amada Betty Ross, interpretada por Liv Tyler. Por onde passa, tenta manter-se longe de problemas e controlar suas emoções para manter o monstro oculto em sua mente.

Boa dose de ação e drama

Uma das exigências para o filme do Hulk de 2008, que os fãs não haviam visto até aquele momento, era alguma ameaça para uma porradaria de respeito. Neste ponto, não decepcionou mesmo.

Tim Roth encarnou o mercenário Emil Blonsky, transformado no monstruoso vilão Abominável, velho conhecido dos leitores de HQs da Marvel. Foi uma tentativa de recriar o projeto Super Soldado, que deu vida ao Capitão América.

No fim, um filme divertidíssimo, com ótimos atores e boas caracterizações. Infelizmente, as brigas internas entre Edward Norton e o estúdio, além do baixo desempenho nas bilheterias, enterraram projetos de novos filmes solo e culminaram na substituição do ator.

A vida seguiu e o universo cinematográfico da Marvel também, com o Hulk retornando para ajudar os Vingadores no filme dedicado ao grupo, durante o ataque a Nova York.

Qual filme conta a história do Hulk?

O Incrível Hulk, de 2008, é a origem oficial do gigante verde no universo cinematográfico da Marvel. No entanto, o acidente com radiação gama que transforma Bruce Banner no Hulk não são desenvolvidos no filme, mas apenas mostrados em flashback.

A narrativa se ocupa do protagonista já em sua condição de fugitivo, tentando passar despercebido no Rio de Janeiro quando a história começa. 

Na verdade, Hulk, de 2003, é o primeiro longa metragem com o personagem. Teve o ator australiano Eric Bana no papel principal, Jennifer Connelly como Betty Ross e Sam Elliot interpretando o General Ross.

Mostrando o acidente radioativo, é mais focado na parte psicológica e a abordagem do premiado diretor Ang Lee não foi bem nas bilheterias, frustrando os planos de uma franquia antes mesmo do projeto Marvel Studios tomar forma.

Existem algumas particularidades sobre o filme de 2003 que vale mencionar. O Hulk aumenta de tamanho conforme fica mais nervoso, além da trama incluir o relacionamento com um pai abusivo, vivido por Nick Nolte.

Interessante na construção e na narrativa, mas é um filme problemático que parece ter sofrido por conta de interferências do estúdio. Apesar de descartado na cronologia do cinema, ainda tem seus fãs e merece ser visto.

Qual o incrível Hulk da Marvel?

O Incrível Hulk da Marvel Studios é o filme com Edward Norton no papel principal e dirigido por Louis Leterrier. Algumas pessoas ficam confusas por verem o ator Mark Ruffalo como Hulk nos outros filmes, como Vingadores Ultimato e Thor Ragnarok, mas apenas o intérprete foi trocado.

Embora o roteiro do filme seja tido como oficial e conte até com uma participação de Robert Downey Jr. como Tony Stark, nada visto ali foi retomado até agora.

Quando foi lançado o filme do Hulk?

Em 2008 estreou O Incrível Hulk, segundo filme do universo cinematográfico da Marvel, vindo logo depois do mega sucesso Homem de Ferro.

Após um resultado insatisfatório para o estúdio e a baixa bilheteria, a ideia de novos filmes solo do Hulk foram descartadas, mantendo somente a participação em outros longas. Curiosamente, ele rouba a cena e agrada quando não é o protagonista.

Hulk no universo cinematográfico da Marvel

Depois do filme de 2008, mais quatro filmes dos Vingadores e Thor Ragnarok, o Hulk já se estabeleceu como personagem regular e podemos esperar muitas outras aparições do verdão nas telas.

Um dos mais populares personagens da Marvel, tão conhecido e lembrado quanto o Homem-Aranha, apesar de distante do super-herói padrão, é uma peça importante na construção do universo Marvel dos cinemas.

Para a alegria do público, o filme do Hulk está no catálogo Telecine. Que tal rever e avaliar, depois de mais de uma década, se ele foi injustiçado nas bilheterias ou se hoje ele parece melhor do que na época do seu lançamento? Independente de qualquer coisa, é provável que todo mundo concorde que, no mínimo, é um filme que vale a sessão.

Assista ao filme do Hulk na SKY Telecine