7 Super Dicas para Fotografia Profissional

Para quem se interessa por fotografia ou simplesmente gosta de tirar fotos, algumas dicas para fotografia profissional sempre são bem vindas!

Por isso, separamos neste artigo as melhores dicas para fotografia, que vão te ajudar a arrasar nas suas fotos.

Equipamentos

Se você está começando, não precisa priorizar de imediato a compra daquele equipamento caro e conceituado. Na verdade, o recomendável é começar justamente pela câmera que você já tem.

É comum as pessoas pensarem que a parte mais importante da fotografia é justamente ter um equipamento de ponta, recém lançado, mas isso não poderia estar mais errado!

Claro que as melhores câmeras profissionais provêm uma ótima qualidade para seus trabalhos, porém,  o mais importante são as fotos em si, já que sua beleza depende principalmente do manuseio e cuidado do profissional que está as tirando.

Suas habilidades criativas e conhecimentos de configuração valem muito mais do que aquela câmera de última geração!

Assim, uma ótima dica de fotografia é priorizar a ampliação do seu conhecimento sobre fotos acima de almejar o equipamento mais caro do mercado.

Composição

Para uma fotografia ser boa, ela precisa chamar nossa atenção assim que pregamos os olhos nela. Para isso, um detalhe importante e que às vezes acaba passando despercebido é a composição da foto.

Existem algumas diretrizes básicas que precisam ser levadas em conta, como aprimorar o enquadramento para centralizar o que for necessário e não cortar partes importantes da fotografia e manter os horizontes nivelados para não acabar com fotos “tortas”.

Porém, algumas dicas valiosas para fotografia profissional são caprichar nos detalhes da composição, seja enriquecendo o cenário quando for possível ou até mesmo trabalhando com o contraste de cores nas situações que abrem margem para isso.

Dessa forma, suas fotos se tornarão mais atrativas em qualquer primeira impressão, e isso colabora para que a pessoa que está a observando se sinta envolvida com o que está retratado na fotografia.

Configurações importantes

Para quem está começando, as configurações da câmera podem acabar sendo um pouco confusas, mas não se preocupe!

Isso acontece com qualquer um, e a melhor forma de conhecer quais as melhores configurações é pesquisando e testando.

As melhores dicas para fotografia profissional sempre trazem a importância de conhecer as configurações do equipamento que você está usando.

Primeiramente, você pode começar praticando com modos diferentes do automático, mexendo nessas configurações extras que normalmente são ajustadas mecanicamente, para averiguar como é o funcionamento geral do seu equipamento.

No começo, vai ser complicado e você poderá ficar perdido, mas aos poucos, você vai se familiarizar com essas questões! Explore as ferramentas de foco, abertura, velocidade do obturador e todas as outras opções que seu equipamento oferece.

Gradualmente, você vai descobrir como as configurações funcionam e até mesmo qual se encaixa melhor para o tipo de fotografia que você gosta de fazer.

Iluminação

Uma das primeiras dicas de fotografia para iniciantes é sempre a iluminação, que possivelmente é uma das coisas mais importantes de qualquer foto, por portar um grande peso no resultado final.

O que define uma boa luz é, principalmente, equilibrar a intensidade entre o foco principal e o resto da composição. Guiando-se por esse princípio, ficará mais fácil para manejar a iluminação da forma que você idealizou para sua foto.

Atente-se na direção que a luz está vindo e na intensidade que ela está chegando até suas lentes, assim como é importante ficar atento às sombras que isso gera no foco da sua fotografia e os detalhes que a iluminação está realçando.

Em um estúdio, acaba ficando mais fácil fazer esse manejo, por tratar-se de um ambiente controlado. Porém, se você estiver fotografando ao ar livre e a iluminação natural não estiver tão positiva, às vezes é necessário esperar um pouco para ver se essa luz melhora. O segredo nesses casos é não ter pressa e nem se desesperar.

Lentes

Uma das melhores dicas para fotografia, que é até bem simples, mas não é raro de passar despercebida, é manter as lentes da sua câmera limpas e bem cuidadas.

Uma lente riscada ou embaçada acaba comprometendo o seu trabalho inteiro, e às vezes, você acaba achando que o problema está nas configurações ou que a câmera em si está com problema, quando, na verdade, é simplesmente uma sujeira ou arranhão que está te atrapalhando. 

É importante conservar suas lentes e realizar uma manutenção constante para garantir que a vida útil delas seja longa e duradoura, afinal, dependendo do equipamento, as lentes podem acabar sendo bem caras.

Assim, atente-se para manter uma higienização esporádica e cuide para que elas não sofram com riscos ou outros prejudiciais a sua integridade, para que assim, possam continuar te ajudando em seu trabalho com as fotos!

Backup das fotos

Não é incomum encontrar fotógrafos que já perdeu uma boa parte de seu trabalho pelo menos alguma vez na vida. Isso não é apenas frustrante, como também pode tornar-se um problema sério se estamos falando de ensaios feitos para terceiros.

Uma das melhores dicas para fotografia é realizar o backup de cada uma das suas fotos. Não resuma seu armazenamento a um HD, já que este corre o risco de quebrar ou simplesmente se perder a qualquer momento, comprometendo todo o seu esforço.

O recomendável é que você tenha, no mínimo, três cópias de todas as suas fotos, em armazenamentos diferentes. Pode ser um pen drive, um disco rígido interno ou até mesmo em algum local online.

Assim, mesmo se um deles acabar se perdendo, você terá a garantia de outros dois para recorrer e salvar seu trabalho. Para isso, é importante lembrar-se daquele velho ditado: é melhor prevenir do que remediar!

Corrija seus pontos fracos

No final das contas, a pessoa que mais vai conhecer e entender sobre as suas fotos é você mesmo. Esse processo é importante para você aprender mais sobre o seu trabalho e compreender quais pontos precisam ser aprimorados.

Não tente contornar os seus pontos fracos, mas sim, corrigi-los. Cada fotógrafo é diferente, alguns tendo seu ponto fraco na iluminação, outros fraquejando um pouco quando se trata de configurações, mas independente de qual seja o problema, o importante é enfrentá-lo.

Estude sobre o que você tem mais dificuldade e não tenha vergonha de pedir ajuda! Às vezes, pedir algumas dicas de fotografia profissional para aquele seu amigo que já trabalha com isso pode te salvar.

É importante saber reconhecer o que precisa ser aprimorado e não ter medo de estudar o caminho que você precisa trilhar para isso. É assim que você vai evoluir na fotografia, melhorando suas fotos cada vez mais.

Conclusão

Esperamos que essas dicas para uma boa fotografia tenham te ajudado a entender melhor sobre essa arte que são as fotos!

Gostou do artigo? Então comenta aqui embaixo! Quais dessas sugestões mais te auxiliaram a melhorar suas fotos?

7 Super Dicas para Fotografia Profissional