Jogar futebol faz bem à saúde? Entenda

Hoje em dia, um dos esportes mais conhecidos em todo o Brasil sem dúvida alguma é o futebol, apesar de ser divertido de assistir, as pessoas não imaginam como o jogar futebol faz bem à saúde tanto física, quanto emocional e psicológica.

Por esse motivo, abaixo foram reunidos alguns fatos para que você conheça todos os benefícios e vantagens de quem pratica esse esporte ou tem uma rotina de exercícios através dessa modalidade.

Saiba jogar futebol faz bem à saúde

Que jogar futebol faz bem à saúde isso todo mundo já sabe, mas você já parou pra pensar em todos os benefícios que ele pode fornecer?

Neste artigo, iremos discorrer sobre os benefícios, mas é importante pontuar que existe o futebol de campo, que é conhecido por usar a Chuteira Society, e tem também o futsal que é conhecido pelos jogos nas quadras, ambos deles fornecem os diversos benefícios já que as suas diferenças são mais técnicas e específicas de cada modalidade.

Confira abaixo, os benefícios.

Benefícios do futebol

No geral, o futebol é um esporte que é movido 100% pelo corpo humano, ou seja, ele é considerado um exercício físico de alta potência, já que os jogadores e pessoas que se exercitam têm que correr muito e isso consequentemente já treina o corpo da mesma forma que uma academia.

Os jogadores profissionais inclusive, além de jogarem o futebol precisam sempre estar realizando exercícios de fortalecimento muscular para que não aconteça alguma contusão ou ferimento muscular.

Alguns dos benefícios que o futebol pode oferecer as pessoas são:

Fortalece o sistema cardiovascular

O sistema cardiovascular é muito importante para o corpo humano, já que ele é responsável por garantir o bom funcionamento de todas as partes do corpo, é responsável pelo transporte correto do sangue para as células, músculos e órgãos.

E como todos sabem, o sangue deve circular muito bem nessas regiões, pois ele está carregado de nutrientes, oxigênio e até vitaminas que serão responsáveis pelo bom funcionamento total do corpo.

Muitas pessoas acabam não dando o real valor para o fortalecimento dessa região, mas ela é muito importante e o futebol ajuda no revigoramento e circulação total dessa região.

Quando as pessoas são sedentárias e vão realizar alguma tarefa simples que as deixa cansada, fadigada e ofegante, isso é um sinal claro de que essa pessoa necessita de fortalecimento cardiovascular.

Então exercícios como corrida (que é o caso do futebol), caminhada, esteira e outros exercícios aeróbicos podem te auxiliar nesse processo de fortalecimento.

Agora que você já sabe a importância de fortalecer esse sistema, confira abaixo outros benefícios que o futebol pode proporcionar à saúde.

Auxilia no emagrecimento e ganho de massa muscular

Como já citado acima, o futebol é um tipo de esporte que exige muito condicionamento físico e até exercício físico. Por isso, grande parte das pessoas que começam a praticar certamente começará a perder peso, pois o seu gasto calórico é muito alto.

Ao mesmo tempo, ele fortalece os músculos, e isso faz com que você ganhe massa muscular e fique menos flácido. Então, se o seu objetivo com o esporte é perder peso, ganhar condicionamento físico e massa magra, o futebol pode te auxiliar muito nesse processo.

Confira abaixo, como ele pode auxiliar até mesmo a sua mente a pensar melhor.

Te ajuda a pensar melhor

É muito comum encontrar pessoas que jogam futebol que após as partidas ficam mais alegres e felizes, já que o futebol é responsável especialmente pelo auxílio da circulação do sangue, consequentemente isso iria afetar positivamente o cérebro já que ele necessita sempre de “sangue novo” circulando nesta região.

Pelo futebol melhorar a circulação sanguínea, isso faz com que o cérebro tenha também um fluxo sanguíneo positivo, e isso pode ser sentido consideravelmente após os jogos.

Confira abaixo, o próximo benefício.

Jogo de estratégias e equipe

Além de todos os benefícios físicos e internos que foram citados acima, o futebol também auxilia a sua mente a pensar melhor nas estratégias, já que assim como físico ele é um esporte mental, pois todas as estratégias de jogo em equipe devem ser pensadas durante a partida.

Então, tudo isso coloca a sua mente para pensar no momento do jogo, nas estratégias, na melhor jogada, na finalização de um gol, como você pode roubar a bola, e muitas outras informações que são processadas em uma partida. Quanto mais experiente você for, mais você irá ser sagaz e possuirá vantagens à frente de outros concorrentes.

Agora que você já sabe que jogar futebol faz bem à saúde você poderá começar a praticar esse esporte que possui diversos benefícios às pessoas.

Foram citados também esses benefícios que é pouco falado por todos, mas pode fazer com que as pessoas vivam com mais bem-estar tanto físico, quanto emocional e psicológico.

Jogar futebol faz bem à saúde