Como funciona a capela de exaustão?

A plena execução dos trabalhos realizados em um laboratório exige equipamentos de qualidade e que proporcionem o máximo de segurança para os seus colaboradores, tais como o sistema de exaustão para gases químicos.

Afinal, aparelhos como este não só garantem proteção à saúde de todos os profissionais, como também para o público e o meio ambiente como um todo.

A seguir, falamos um pouco mais sobre a capela de exaustão, como ela funciona e orientações para o uso adequado deste equipamento.

Boa leitura!

Afinal, como evitar a inalação de produtos químicos nocivos à saúde?

No geral, a inalação de produtos químicos provenientes de laboratórios, por vezes, é realizada apenas sob situações controladas. No entanto, este não é um tipo de prática incentivada.

Produtos químicos compostos de toxicidade pouco desconhecida ou que causem danos à saúde humana, nunca devem ser inalados deliberadamente.

Por isso, é que se faz necessário um sistema de exaustão para gases químicos, tendo em vista que todos os procedimentos que envolvam substâncias tóxicas voláteis, tóxico sólidas ou líquidas geram aerossóis que podem comprometer a saúde de todos os envolvidos.

Ao lidar diretamente com estes gases, sem o auxílio de equipamentos de segurança, tais gases podem afetar não só o sistema respiratório, como também o sistema nervoso humano, podendo levar a dificuldades de respiração, coordenação e, em alguns casos, até a morte.

Um sistema de exaustão para gases químicos de alta qualidade é capaz de proteger todas as pessoas em ambientes dos quais é realizada a manipulação de reagentes químicos ou líquidos, que muitas vezes liberam gases tóxicos ao ambiente.

É, portanto, um item indispensável para atividades realizadas em laboratórios farmacêuticos, biológicos, de pesquisa, e assim por diante.

O que é um sistema de exaustão para gases químicos?

Também conhecido por capela de exaustão, um sistema de exaustão para gases químicos nada mais é que um gabinete do qual é instalado um motor de exaustão blindado que realiza a aspiração de gases expelidos em uma operação química.

Este tipo de equipamento pode ser desenvolvido a partir de uma série de materiais. No entanto, o mais utilizado é a fibra de vidro, permitindo um maior nível de segurança aos profissionais.

De qualquer modo, antes de adquirir um sistema de exaustão para gases químicos, é crucial saber que o aspirador da capela, não só pode, como deve ser filtrado antes de ser lançado em outro local.

Além disso, é preciso realizar uma pesquisa de mercado para decidir quais modelos se encaixam às necessidades de seu trabalho, e o tipo de trabalho que deve ser exaurido.

Funcionamento de uma capela de exaustão

Basicamente, o sistema de exaustão para gases químicos tem como principal função tornar o ambiente adequado para respiração, promovendo a circulação do ar em ambientes insalubres.

Ou seja, todos aqueles ambientes que expõem seus trabalhadores a fatores cotidianos acima da normalidade, considerados de alto risco para a saúde.

Seu funcionamento consiste na remoção de gases ou odores contaminados a fim de renovar o ar do local. Como resultado, se obtém uma concentração maior de gás oxigênio, tornando estes locais adequados para a respiração humana.

Estrutura e orientação para utilização de um sistema de exaustão para gases químicos

Um dos grandes benefícios que se adquire ao utilizar um sistema de exaustão para gases químicos é devido ao fato dele ter sido desenvolvido para que não haja necessidade de grandes centrais de exaustão.

No entanto, mesmo com todas as praticidades que este equipamento oferece, é crucial adotar alguns cuidados básicos ao utilizá-lo, sendo também fundamental conhecer o funcionamento do aparelho, uma vez que a falta de informação leva a inúmeros acidentes.

Por isso, por este não ser um aparelho que utilize tomadas elétricas para funcionar, é primordial que seja feita uma avaliação técnica especializada no equipamento periodicamente para corrigir possíveis falhas.

Afinal, onde encontrar um sistema de exaustão eficiente? A Fillkplas pode te ajudar!

A Fillkplas é uma empresa que fabrica, comercializa e presta serviços na área da ventilação industrial, sendo uma referência neste segmento de mercado. Além disso, atendemos em todo o Brasil, treinando profissionais para desenvolver projetos customizados para nossos clientes.

Fora isso, nosso principal objetivo é garantir a satisfação de todos os clientes atendidos, de forma a oferecer aos consumidores produtos diferenciados e de excelente qualidade. Para conhecer todas as soluções que oferecemos, entre em contato agora mesmo com um de nossos consultores. Estamos disponíveis para te ajudar!

Sistema de exaustão para gases químicos