Capela de exaustão e sua importância no laboratório

Tendo como uma de suas principais funções garantir a proteção de trabalhos executados em ambientes fechados, a capela de exaustão é um item indispensável para os mais diferentes laboratórios, tais como os das áreas farmacêuticas, de cosméticos e químicas.

Além disso, este também é um aparelho considerado um EPC. Sendo, portanto, de crucial importância para laboratórios que realizam a manipulação de agentes nocivos à saúde humana, o que pode ir desde reagentes químicos, a vapores tóxicos, entre muitos outros. 

Sendo assim, podemos considerá-lo como um item de obrigatória instalação, uma vez que garante a total segurança de colaboradores, além da plena execução de diferentes trabalhos, tais como experimentos, ensaios e análises, bastante típicos nestes ambientes.

A seguir, confira mais detalhes sobre este sistema!

Por que investir em uma capela de exaustão para o seu laboratório?

Como mencionado anteriormente, o exaustor nada mais é do que um dispositivo de proteção coletiva, o que o torna uma ferramenta essencial para os trabalhos de laboratório.

Tais locais são considerados de alto risco para a saúde humana, onde são manuseados cotidianamente diferentes produtos químicos, vapores agressivos, toxinas, líquidos e partículas em quantidade e concentração perigosas. Ou seja, extremamente prejudiciais à saúde.

Por isso, é que se faz necessário a instalação de uma capela de exaustão em quaisquer tipos de laboratórios, uma vez que tal equipamento garante a proteção e segurança de todo o ambiente e de seus profissionais.

Basicamente, a função principal do exaustor é a de exaurir gases, vapores e fumaças, do qual também fornece um limite físico entre o espaço de trabalho e as reações provenientes.

Isso, por sua vez, oferece melhor proteção aos funcionários e ao espaço do laboratório, evitando o derramamento de reagentes químicos, inflamáveis ​​e tóxicos.

Cuidados antes de utilizar um sistema de exaustão de gases

Embora o exaustor seja considerado um dispositivo de proteção, isso não significa que deva ser usado de qualquer forma.

Portanto, o operador responsável pelo seu uso deve estar habituado com as seguintes técnicas de uso para garantir todos os benefícios proporcionados pelo equipamento:

  • É importante se certificar de que o produto esteja indicando o fluxo de ar para o interior do equipamento, além de atender aos padrões exigidos pelo mesmo;
  • A capela só deve ser utilizada com o exaustor ativo;
  • É de crucial importância entender os riscos que os produtos químicos trabalhados oferecem;
  • Certifique-se de compreender o princípio de funcionamento da Capela da Exaustão;
  • O importante é que você seja habilitado para usá-la de forma correta.
  • Em caso de dúvida, consulte o manual do fabricante sobre o produto;
  • A guilhotina deve ser mantida fechada tanto quanto possível e não deve exceder o limite máximo de abertura recomendado.

Cuidados ao utilizar uma capela de exaustão

Após tomar todas as medidas de segurança mencionadas, é hora de passar para a próxima etapa: os cuidados necessários ao utilizar o seu equipamento.

Entre eles, estão:

  • Lembre-se de não deixar reagentes químicos no interior do equipamento quando o exaustor estiver fechado;
  • Lembre-se sempre de levantar equipamentos grandes a pelo menos 2 centímetros do topo, como centrífugas;
  • Sempre utilize óculos de proteção;
  • Materiais devem permanecer no equipamento, a uma distância de pelo menos 10 centímetros da guilhotina. Se você não estiver operando o equipamento, baixe a guilhotina de maneira adequada;
  • É importante garantir que nada impeça a passagem de ar na parte de trás da capela;
  • É importante não estender a cabeça para dentro do exaustor.

Procurando equipamentos para o seu laboratório? A Fillkplas pode te ajudar!

A Fillkplas é especialista na fabricação de exaustores de alta qualidade, fabricados de acordo com os parâmetros de segurança estabelecidos por órgãos reguladores como o INMETRO.

Além da capela, a Fillkplas também oferece diversos acessórios e materiais para setores laboratoriais. Portanto, não perca mais tempo! Entre em contato conosco e garanta equipamentos de alta qualidade e com o melhor custo-benefício do mercado!

Capela de exaustão