Embalagens descartáveis, os principais benefícios para o seu negócio

Pode até não parecer, mas as embalagens descartáveis carregam diversos benefícios para o mundo dos negócios. Porque este formato permite maior preservação ambiental e também praticidade de uso em seus diversos formatos, sejam elas embalagens pet ou para alimentos, por exemplo. 

E outra importância dessas embalagens é garantir a qualidade do produto que armazenam, sendo resistente a agentes externos. 

Por causa desta eficácia e também pelo custo-benefício, não é à toa que as embalagens descartáveis tornaram-se um dos produtos mais populares para embalar produtos. 

Mas porque elas se tornaram tão importantes assim? Se você quer saber mais sobre este assunto, então aconselho que continue esta leitura. 

Aqui reunimos mais informações sobre as embalagens descartáveis e que diferenciais elas são para o seu negócio. Continue conosco!

embalagens descartáveis

O que são embalagens descartáveis?

Mas afinal, o que são as embalagens descartáveis? Vamos entender mais detalhes sobre elas neste tópico. 

Esse tipo de embalagem foi criada com o intuito de envolver um produto para proteger, de forma temporária, um produto, garantindo todas as suas propriedades. 

E mesmo que já tenham sido utilizadas, as embalagens descartáveis plásticas tem a vantagem de poder ser recicladas, o que é um grande  benefício também para o meio ambiente. 

Isso é mais comum do que você imagina. Basta lembrar dos objetos de plásticos que costumamos ter dentro de nossa casa.

Ou seja, o plástico assume um protagonismo grande e até indispensável no nosso cotidiano, por ser fácil de manusear e conservar. Mas além do plástico, outras embalagens descartáveis também podem ser utilizadas. 

Como por exemplo,  as Tetra Pak, que além da facilidade de uso, se tornam excelentes porta-talheres ou porta controle remoto.

Por outro lado, as latas de óleo podem futuramente virar vasos de flores, garantindo ótimos arranjos para a cozinha.

Tetra Pak

Características das embalagens descartáveis

Esse reaproveitamento é possível graças às características das embalagens descartáveis. A sua fabricação geralmente envolve o uso de resinas plásticas petroquímicas, que gera uma barreira contra gases, óleos, vapor de água e aromas.

Desta forma, garante o desempenho de resistência, compatibilidade e proteção ao produto armazenado, evitando contaminação e deterioração.  

E ele acompanha a tendência para o consumo de descartáveis ecológicos, que cresce cada dia mais, e de adapta em diferentes formas nas cidades. 

Na cidade de São Paulo, por exemplo, existe a Lei 4186/20, que proíbe o uso de embalagens feitas de material plástico para produtos alimentícios. Essa pauta é discutida entre os governos e a população. 

Mas vale lembrar que nem toda embalagem de papel é projetada para aguentar baixas e altas temperaturas.Por isso, as embalagens descartáveis e reutilizáveis se tornam importantes. 

A principal características dessas embalagens são

  • manter a qualidade e não alterar o sabor, no caso se for um alimento;
  • mantenha a temperatura;
  • não tenha cola (nem libere tinta ou outros produtos nocivos para a alimentação);
  • tenha uma trava de fechamento que 

Outra característica das embalagens descartáveis é que elas permitem que os consumidores possam conhecer os produtos, sem precisar necessariamente tocar nele, agregando valor à mercadoria. 

E esse material de qualidade permite o reaproveitamento por mais tempo, garantindo que conserve outros produtos, futuramente. 

garrafas pets

Quais as vantagens das embalagens descartáveis?

Como se pode imaginar, graças a essas características e qualidades, as embalagens descartáveis representam vantagem para quem as usa. 

Entre as principais, podemos citar:

  • versatilidade na utilização;
  • leveza;
  • material de qualidade;
  • boa processabilidade;
  • barreira à umidade;
  • resistência térmica;
  • transparência;
  • resistência a rompimentos.

E além de suas caracterísitcas, outras vantagens do uso das embalagens são:

  • são práticas, sendo facilmente usadas no dia a dia;
  • se adaptam às mudanças no mercado;
  • mesmo que de forma temporária, conservam os produtos, incluindo alimentos. 

Por fim, como já foi citado ao longo deste artigo, a tendência sustentável que as embalagens descartáveis carregam também faz toda a diferença. O que pode gerar impressões positivas para os consumidores. 

Porque passa a imagem que a empresa também é dedicada em pensar no meio ambiente, oferecendo alternativas para a reciclagem dos produtos, evitando o descarte incorreto e a poluição. 

A importância das embalagens descartáveis

Investir em embalagens descartáveis é importante para as empresas. E no Brasil, em especial, essa vantagem tende a ser redobrada. 

Porque o país tem diferentes condições continentais em um mesmo território, diferentes de outros países, tanto do hemisfério sul, como do norte. 

Devido ao clima tropical diversificado, é preciso cuidado com a conversação dos alimentos, tornando a tarefa mais especial. 

Porque com as mudanças climáticas constantes, podendo registrar ensolarados com períodos úmidos e frios em uma mesma época, é comum que os alimentos e outros produtos fiquem prejudicados e com a vida útil encurtada.

E pelo fato de a energia imposta na produção de alimentos ser superior à usada para a fabricação de embalagens, o fator  conservação dos alimentos e menor perda se torna fundamental. 

Assim, com as embalagens descartáveis maiores serão as chances de evitar o desperdício de produtos, e não apenas ele como também recursos naturais, financeiros, energia e o trabalho humano, usados em sua fabricação. 

Conclusão

Como você viu, as embalagens descartáveis, sejam elas destinadas a armazenar alimentos ou outros produtos, fazem parte não apenas da logística da empresa, mas envolve diversos outros fatores. 

E não é novidade que uma boa embalagem deve atender a diversos aspectos, incluindo facilidade de interação com o consumidor, capacidade de conservação do produto, acompanhar as novidades do mercado e implementar técnicas que agregam valor à produção da mercadoria, a deixando em destaque nas prateleiras e sendo facilmente escolhida para compra. 

As embalagens descartáveis são ideais para identificar a sua marca e oferecer uma diferente opção de uso para o consumidor, se assim ele desejar fazer a reciclagem das mesmas. 

E ao serem recicladas e reprocessadas mais de uma vez, elas ajudam a poupar energia, recursos naturais e auxiliar no combate a superlotação de aterros sanitários. E as descartáveis também evitam a emissão de gases para a atmosfera. Benefícios não faltam!

embalagens descartáveis