Formas de começar um negócio em casa com pouco investimento

O Brasil registrou um aumento na quantidade de Microempreendedores Individuais (MEI) em 2020, totalizando 3.359.750 companhias criadas em nosso país. O aumento foi de 8,4% em comparação ao ano de 2018. As informações foram divulgadas pelo Mapa de Empresas, do Ministério da Economia.

No final do terceiro quadrimestre de 2020, o país tinha 11.262.383 MEIs em funcionamento. Eles representam 56,7% das empresas no Brasil.

O que justifica o aumento de MEI?

A crise causada pelo novo coronavírus é um dos principais motivos pelos quais os brasileiros estão procurando por uma nova renda.

Outro ponto que ajuda a justificar o aumento de MEIs é a facilidade para abrir um novo negócio. Por aqui, o empreendedor pode iniciar uma empresa em dois dias e 13 horas, com menos burocracia e mais praticidade, uma vez que o processo pode ser feito por meio da internet, no portal do empreendedor.

Como iniciar um negócio com pouco investimento?

Engana-se quem pensa que é necessário investir muito dinheiro para abrir um negócio próprio. O mercado contém ótimas oportunidades para os empreendedores que buscam por uma nova renda.

Uma possibilidade interessante é atuar como redator freelancer. Você pode escrever para portais e blogs online.

Se você tem habilidade com as letras, terá muitos benefícios ao escolher essa profissão, uma vez que é possível definir o próprio horário e ter liberdade para escolher os projetos que têm mais ligação com o seu perfil.

Aqui, um computador com acesso à internet é o suficiente para captar os primeiros clientes. Você pode encontrá-los por meio de redes sociais corporativas, como o Linkedin ou por indicação de colegas de trabalho.

Uma dica interessante é desenvolver um portfólio na internet para que as empresas tenham acesso ao seu trabalho e conheçam mais detalhes sobre as suas habilidades de escrita. Plataformas, como o WordPress, podem auxiliá-lo nesse processo.

Mercado de Pet em ascensão

De acordo com o Instituto Pet Brasil, o mercado pet terminou 2020 com um faturamento de R$ 40,8 bilhões, em nosso país. Na contramão da crise sanitária, o setor provou que está cada vez mais forte. Se você adora animais, vale a pena montar uma creche em sua própria residência.

Um espaço de 250 m² já é o suficiente para construir uma creche de animais. Porém, o tamanho de quase 800 m² é o mais indicado para garantir o bem estar dos bichos.

Nesse tipo de empreendimento, o amor e carinho são as características mais importantes para se ter sucesso na área. No início, você pode interagir com os pets com cordas, bolas, panos, massagens, entre outras atividades.

À medida que for conquistando mais clientes, poderá investir em outros brinquedos para ajudá-lo no dia a dia.

Conserto de equipamentos

Já pensou em utilizar o conhecimento ao seu favor para abrir um negócio próprio? Se você tem habilidade com manutenção de celulares, por exemplo, pode trabalhar consertando aparelhos para os clientes.

Você também pode ajudar os consumidores com outros tipos de serviços, entre os quais: troca de lâmpadas, chuveiro queimado, desentupir pias, pintar as paredes e até pendurar quadros.

As redes sociais são ótimas formas de divulgar o seu trabalho e atrair mais consumidores. Caso não tenha nenhuma experiência, o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas (Sebrae) oferece diversos cursos gratuitos para os consumidores. Vale a pena conhecer.

Loja virtual

O consumo online cresceu com o isolamento social e a tendência é que continue cada vez mais forte pelos próximos anos. Por isso, recomendamos abrir uma loja na internet e comercializar vários tipos de produtos, como brindes personalizados (caneta, camiseta e cooler personalizado), jogos e equipamentos para home-office.

Após descobrir formas de começar um negócio em casa com pouco investimento, siga-nos nas redes sociais e conheça outras dicas que ajudam no sucesso do seu negócio.

Formas de começar um negócio em casa com pouco investimento