Cuidados com o cabelo, dicas de cuidados, produtos e muito mais!

Cuidados com o cabelo: para deixá-los saudáveis e fortes!

Ter o cabelo saudável e bonito é um desejo da maioria das pessoas. Para que essa meta seja alcançada, é necessário manter uma rotina de cuidados com suas madeixas.

Na correria do dia a dia é comum esquecer-se de colocar essas dicas em prática, ou até mesmo há recomendações que são desconhecidas pelas pessoas. 

Mas, depois que os cuidados certos viram um hábito e o resultado começa a aparecer, você não vai deixar mais de se atentar às necessidades do seu cabelo.

Por isso, neste artigo damos as principais dicas para alcançar a beleza máxima das suas madeixas. O melhor é que elas podem ser aplicadas para qualquer tipo de cabelo.

Assim, não há mais desculpas para ignorar a saúde dos seus fios. Confira!

Dicas de como cuidar do cabelo

Para ter um cabelo bonito você precisa antes de tudo ter um cabelo saudável. Abaixo listamos os cuidados principais que devem fazer parte da rotina do seu cabelo.

Se eles forem seguidos com disciplina, a beleza dos seus fios é certa. Veja:

Use produtos certos para seu cabelo

Esse é o primeiro passo. Os produtos que você usará no seu cabelo devem estar adequados às necessidades dele. Ou seja, você precisa descobrir o que seu cabelo precisa.

Se ele é seco ou oleoso. Se ele é liso, ondulado ou cacheado. A escolha dos xampus, condicionadores e máscaras devem seguir esses aspectos. 

Além disso, durante esse processo você precisa dar a chance de conhecer diferentes marcas e linhas. É comum um produto que é para o seu tipo de cabelo e que é muito elogiado no mercado, não se adaptar aos seus fios.

Então, pesquise e experimente. Caso o resultado não for positivo, troque de produto. 

Uma dica para não desperdiçar esses produtos que não se adaptaram ao seu cabelo é fazer troca com pessoas próximas. Pois, cada cabelo pode reagir de maneira diferente aos ingredientes utilizados. 

Use máscara de reconstrução para cabelo caso ele esteja ressecado

O cabelo ressecado é um sinal de que a saúde dos fios não anda bem. Na maioria das vezes os nutrientes estão em falta deixando o cabelo armado, com frizz, quebras e opaco.

Assim, se faz necessário o uso de uma máscara reconstrutora para restituir as proteínas e aminoácidos além de fechar as cutículas capilares oferecendo uma proteção maior. 

Há diversas opções no mercado. Uma dica para escolher a melhor para o seu cabelo é analisar os ingredientes e conferir os seus benefícios.

Por exemplo, máscaras que contenham colágeno e queratina são ideais para fortalecer os fios, enquanto que, as que possuem o óleo de argan como principal ingrediente, o efeito produzido é o brilho e a maciez do cabelo.

Caso ainda esteja em dúvidas em relação ao melhor produto para os seus fios, confira também o artigo dos 10 melhores cremes de reconstrução

Lave sempre o cabelo com água fria ou morna

Nunca lave o seu cabelo com água quente, mesmo que seja inverno. A água deve estar fria ou morna. Isso porque a água quente agride o couro cabeludo, deixando-o extremamente sensível e, muitas vezes, oleoso. 

Além disso, a temperatura morna para fria traz benefícios como o brilho, a maciez e a manutenção das cutículas fechadas. Assim, se você ainda não colocou essa dica em prática, construa o hábito.

Perceba que não é só o produto que deixará o seu cabelo lindo e saudável, mas também as condições em que o seu cabelo é exposto. 

Evite esfregar o couro cabeludo

O máximo cuidado com o couro cabeludo é de extrema importância, pois, se você esfregá-lo com as unhas e com muita força, além de machucá-lo, será potencializada a produção da oleosidade.

Inclusive, pessoas que sofrem com as caspas devem evitar ainda mais o uso das unhas, por mais tentador que seja coçar e arrancá-las. 

Dessa forma, sempre use as pontas dos dedos e massageie com suavidade o couro cabeludo em movimentos circulares.

Essa é a maneira correta de  lavar o cabelo. Além disso, esse processo deve ser realizado com calma. Então, se você estiver com pressa, é melhor deixar para realizar a lavagem em outro momento. 

Use creme de hidratação nos cabelos semanalmente

É de extrema importância hidratar os cabelos pelo menos uma vez na semana para que a água e os nutrientes sejam recompostos.

Dependendo do tipo do seu cabelo, da química realizada nele, ou se ele estiver exposto ao mar e a piscina, pode haver a necessidade de realizar esse procedimento mais de uma vez. 

Primeiro você deve utilizar o xampu. Depois do enxágue distribua o creme nos fios, sem atingir as raízes. Deixe agindo de 5 a 15 minutos.

Quanto mais tempo, melhor. É recomendado fazer uma finalização com o condicionador ou então com um produto leave-in.

Não deixe de conferir mais sobre os cuidados e como escolher o melhor produto nos 10 melhores cremes  de hidratação de 2021.

Tenha uma alimentação saudável

A alimentação saudável é um cuidado que está extremamente relacionado com a saúde do cabelo, mas que muitas pessoas ignoram ou desconhecem a importância.

Além do fortalecimento, com uma alimentação favorável os fios ficam com uma aparência mais bonita, pois ela influencia no aspecto de hidratação do cabelo. 

Alguns alimentos essenciais para incluir na sua dieta são: leite, ovos, peixe, carne vermelha, feijão, beterraba, cenoura, espinafre e frutas.

Contudo, há muitas outras opções, sendo totalmente possível montar um cardápio que caiba no seu bolso e que te atraia. A dica é focar em uma alimentação rica em zinco e ferro, vitaminas e proteínas e ômega 3. 

Evite usar eletrônicos que esquentam o cabelo

Assim como a água quente é agressiva para o cabelo, objetos como secador, chapinha e babyliss também são prejudiciais e devem ser evitados.

É comum que muitas pessoas sejam reféns desses eletrônicos, ainda mais em uma sociedade que cobra uma beleza padrão e diminui outros tipos de cabelos existentes.

Contudo, se você deseja mesmo um cabelo saudável, é essencial reduzir esse uso. Deixe-o apenas para datas especiais e prefira seu cabelo natural no dia a dia. 

Um estímulo para diminuir esse uso é pensar que os danos no seu cabelo podem levar anos para serem reparados. Afinal, esses equipamentos, que utilizam do calor, afetam a estrutura interna do cabelo, resultando na quebra dos fios em razão da perda da queratina.   

Não deixe de lavar o cabelo no máximo até 3 dias

A frequência da lavagem depende do tipo de cabelo que você possui. Cabelos extremamente oleosos geralmente precisam ser lavados todos os dias, enquanto que cabelos secos podem ser lavados a cada dois dias. 

Contudo, nunca passe mais que 3 dias sem lavar seus cabelos, pois, mesmo que os fios não aparentam estar sujos, o couro cabeludo requer atenção para que não haja problemas com a higiene causando, por exemplo, coceira e descamação. 

Desembarace os cabelos antes de tomar banho

Na hora de lavar, o cabelo geralmente se encontra bastante embaraçado. Uma atitude muito comum é desistir de penteá-lo seco, optando por arrancar os nós no banho com o cabelo molhado e cheio de condicionador ou creme de hidratação. Essa atitude é totalmente incorreta, pois causará uma quebra muito grande. 

Assim, sempre desembarace os seus fios antes de entrar no banho. Uma dica é começar com bastante calma pelas pontas e, conforme os nós forem soltando, suba para as partes de cima, que costumam ficar mais emboladas. Se necessário, utilize um creme de pentear para ajudar nesse processo. 

Evite o uso de produtos químicos fortes

Procedimentos tão cobiçados como alisamento e tintura têm em sua composição produtos químicos. Em geral, esse uso recorrente traz danos para o cabelo.

Contudo, em alguns casos, eles podem ser extremamente agressivos, afetando não só a qualidade capilar, mas também a saúde.

Um exemplo é o formol, que atualmente não é mais permitido pela Anvisa para ser utilizado como alisante, pois confirmou-se que é uma substância tóxica e que pode causar câncer. 

Dessa forma, sempre se informe antes de realizar algum procedimento químico no salão de beleza. Veja os componentes e certifique-se que eles não oferecem danos para a saúde.

Contudo, vale ressaltar que é sempre melhor e mais saudável manter os fios naturais.  

Proteja o cabelo dos raios UV

Assim como a pele deve ser protegida com filtro solar todos os dias, os cabelos também precisam de proteção, ainda mais em épocas como o verão, pois a exposição excessiva  aos raios solares tende a deixar as fibras capilares fracas e ressecadas.

Há diversos produtos no mercado que contêm a proteção contra os raios UV. Dê preferência a eles. 

Além disso, antes de ir à praia ou à piscina, espalhe em seu cabelo um leave-in com proteção solar. Isso reduzirá os danos do sol. 

Use as dicas para cuidar do seu cabelo e ter uma rotina de cuidados!

Agora que você já sabe os principais cuidados para deixar seu cabelo lindo e saudável, não 

há desculpas! Deixe a preguiça de lado e coloque em prática todas essas dicas, fazendo com que vire um hábito ao longo do tempo. 

Além disso, a partir da leitura deste artigo, pode-se refletir que o principal é sempre priorizar a saúde dos fios. Ou seja, não adianta alisar o seu cabelo ou pintá-lo, se ele estiver fraco e mal cuidado.

Afinal, o resultado não ficará bom. Aspectos como resistência, maciez e brilho devem ser buscados através de cuidados com a lavagem, hidratação, proteção e alimentação.

Aproveite o conteúdo e fique ainda mais linda(o), pois o cabelo define muito da nossa identidade. 

Cuidados com o cabelo