Cuidados com a pele do rosto: caseiro, rotina, diários e mais!

Você quer cuidar da pele do rosto? Veja tudo sobre skincare, desde limpeza, hidratação, proteção solar e máscara facial!

Por que fazer os cuidados com a pele do rosto?

Os cuidados com a pele do rosto sempre foram mais ligados à manutenção da aparência e à preocupação com a beleza.

Apesar de ainda haver grande preocupação com esses aspectos, atualmente há uma grande tendência em pensar a rotina de skincare como um modo de autocuidado, que afeta positivamente a autoestima e a saúde emocional também.

Assim, a hora de cuidar da pele do rosto é um momento para relaxar e passar um tempo consigo mesmo. Além de cuidar do seu estado emocional, essa é uma maneira de cuidar da saúde do corpo, já que a pele é uma barreira que protege o organismo da ação de vírus, bactérias e também da poluição do ar.

Como é muito importante cuidar da pele, confira, neste artigo, tudo o que você precisa saber para montar uma rotina de skincare!

Rotina de cuidados com a pele do rosto

Agora que você sabe a importância de cuidar da pele do rosto, chegou a hora de montar ou complementar a sua rotina de skincare.

Veja os passos fundamentais, como limpeza, hidratação e proteção solar, e como incrementar a sua rotina de cuidados com a pele!

  • Sempre faça higienização do rosto diariamente

O primeiro passo na rotina de cuidados com a pele do rosto é a limpeza. Ela é essencial, pois garante que sua pele esteja livre de partículas de sujeira, poluição e bactérias, e pronta para absorver os nutrientes das etapas seguintes.

O ideal é fazer a higienização da pele pela manhã e também à noite. De manhã, você pode usar um produto mais gentil, como a água micelar.

Mas, de noite, faça uma limpeza mais cuidadosa da pele, já que é preciso limpar os resquícios de protetor solar e maquiagem, por exemplo. Para isso, use óleo demaquilante ou água micelar, para depois usar sabonete facial.

  • Use produtos para seu tipo de pele

Assim como as personalidades das pessoas, cada pele é única e precisa de cuidados específicos. Portanto, antes de escolher e comprar produtos de cuidados faciais, é muito importante saber qual é o tipo da sua pele. Para isso, o melhor é consultar um dermatologista.

Além dos tipos de pele, que pode ser seca, normal, mista ou oleosa, outros fatores influenciam nos cuidados do rosto, como sensibilidade a produtos, acne e dermatite.

Vale lembrar que o tipo da sua pele pode mudar conforme a época, dependendo do clima de onde mora e da sua idade. Então, sempre preste atenção nos sinais que a pele apresenta.

  • Passe tônico facial diariamente

Após a limpeza do rosto, utilize tônico facial, para reequilibrar o pH e auxiliar na hidratação da pele. Uma das maneiras de passar o tônico no rosto é utilizando um pedaço de algodão ou um disquinho de crochê.

Assim, é possível remover algum resquício de maquiagem, além de auxiliar na esfoliação da pele. Mas, caso use o disco de crochê, certifique-se de que ele está bem limpo.

Também é possível passar o tônico apenas utilizando as mãos. Nesse caso, espalhe bem o produto pelo rosto e dê leves batidinhas com as pontas dos dedos, até que o tônico seja totalmente absorvido pela pele.

  • Use esfoliantes e máscaras

Para um cuidado extra com o rosto, os esfoliantes ajudam na renovação celular da pele, ao retirar células mortas, como acontece com os esfoliantes físicos.

Além destes, existem esfoliantes químicos e enzimáticos. Caso queira fazer esfoliação caseira, a mistura de açúcar e mel, em partes iguais, também ajuda a hidratar e iluminar a pele.

São vendidos diversos tipos de máscaras faciais, que podem ser encontradas em potes, tubos ou no formato de sheet masks.

A maioria delas possui algum ingrediente hidratante, como o extrato de aloe vera ou ácido hialurônico, sendo ótimas para serem usadas após a esfoliação da pele.

No entanto, saiba que usar esfoliante errado para o seu rosto pode prejudicar mais a sua pele do que cuidar dela. Para que você não cometa esse erro, confira também o artigo dos 10 melhores esfoliantes para o rosto de 2021, e saiba como escolher o produto ideal para a sua skin care!

  • Não durma de maquiagem

Apesar de parecer inofensivo, dormir de maquiagem é muito prejudicial à saúde da sua pele, pois as partículas da maquiagem, junto da poluição e sujeira, obstruem os poros e impedem a respiração da pele.

Com isso, aumenta o risco de desenvolvimento de alergias, acne e até conjuntivite, no caso de maquiagem na região dos olhos.

Além disso, se você dormir sempre de maquiagem, a pele passa a perder viço e o processo de envelhecimento é acelerado.

Uma dica é sempre ter lenços demaquilantes por perto, para quando bater a preguiça, mas o ideal é sempre limpar a pele com demaquilante e sabonete.

  • Sempre passe protetor solar no rosto

Uma das etapas mais importantes da rotina de cuidados com o rosto, o protetor solar deve ser usado todos os dias, sem falta.

É ele que vai proteger a pele contra os danos dos raios UVA e UVB, que causam o câncer de pele e aceleram o processo de envelhecimento dela.

Há opções de protetor solar que inclusive protegem a pele contra os efeitos nocivos da luz azul, emitida por aparelhos eletrônicos e lâmpadas, que também contribuem para o envelhecimento da pele, além do aparecimento de linhas finas e rugas. Portanto, passe protetor solar mesmo quando não sair de casa.

  • Hidrate o rosto de manhã e noite

A hidratação da pele é a segunda etapa fundamental da rotina de cuidados com o rosto, e deve ser feita logo após a limpeza da pele.

Além de ajudar na prevenção de rugas e linhas finas, por exemplo, a hidratação auxilia na manutenção da barreira da pele, que age na defesa contra bactérias, poluição, entre outros.

Existem hidratantes com diversas consistências, como creme, gel e sérum. O hidratante em creme, por ser mais consistente, é usado em pele seca, além de ser ótima alternativa para se usar à noite.

Já os hidratantes em gel são bons para dias mais quentes e para pele oleosa.

  • Mantenha uma alimentação saudável e hidrate-se

Mesmo usando os melhores cosméticos para a sua pele, isso não é suficiente, por si só, para mantê-la saudável. A alimentação tem papel fundamental no funcionamento do corpo todo, afetando também a pele, que é o seu maior órgão.

O aparecimento de espinhas, por exemplo, pode estar relacionado ao consumo de um alimento ou ingrediente específico, então é importante prestar atenção na sua alimentação.

E, como a água é fundamental para os nossos organismos, lembre-se de tomar água durante o dia, principalmente quando o clima estiver mais quente e seco.

Esse costume, aliado ao hidratante facial, vai manter sua pele sempre bem hidratada.

  • Mantenha um sono de qualidade

Ter uma boa noite de sono contribui na melhora da qualidade de vida, diminuindo o estresse, tirando o cansaço do corpo e fortalecendo o sistema imunológico.

Isso faz com que o corpo fique mais resistente à ação de vírus e bactérias, e pode influenciar na melhora de problemas da pele, como a acne, por exemplo.

E os benefícios são ainda mais visíveis na pele do rosto, que se mantém mais saudável, hidratada e com mais viço, já que o processo de renovação celular é intensificado quando dormimos bem. Além disso, há menor incidência de linhas finas e manchas na pele.

  • Não esprema cravos e espinhas

Ao reparar no aparecimento de uma espinha ou cravos no rosto, é tentador, para muitas pessoas, querer espremer e tirar tudo da pele.

Porém, esse hábito é prejudicial para a pele, já que o manejo errado da espinha ou do cravo pode levar à formação de cicatrizes, por exemplo.

A espinha é uma região inflamada e pode estar contaminada por algum fungo ou bactéria. Assim, quando ela é espremida, sua inflamação demora mais para ser curada, além de haver o risco de aumentar a área de infecção.

Para evitar espinhas e cravos, sempre limpe bem a pele e passe protetor solar.

Tenha sempre um tempo para cuidar da sua pele e da sua rotina!

Quando for montar a sua rotina de skincare, lembre-se que as etapas essenciais são limpeza, hidratação e uso de protetor solar, independente do tipo de pele.

A esfoliação também é importante, mas deve ser feita apenas duas ou três vezes por semana, para não machucar a pele.

A partir daí, outros produtos e ingredientes podem ser adicionados à sua rotina, dependendo das necessidades da pele.

Mas, mais importante que a quantidade de produtos que você usa, é manter os cuidados diários. Fazendo isso, é possível entender melhor a própria pele e suas necessidades.

Assim, mesmo que sua pele seja oleosa, você pode notar que ela precisa de um hidratante mais potente, a depender do clima, por exemplo.

Em vez de encarar como uma tarefa, pense a rotina de skincare como um momento proveitoso. Coloque uma música, prepare um chá e aproveite o tempo para cuidar da sua pele!

Cuidados com a pele do rosto