Homem-Aranha, entenda a disputa entre Marvel Studios e Sony pelos direitos do herói

Novo filme reacende debate e busca da Disney pelo controle total da imagem de um dos super-heróis mais populares do cinema

Na última década, a Marvel Studios redefiniu o gênero dos super-heróis para o cinema. Se antes os filmes com a temática dificilmente chegavam a se tornar um blockbuster que encantava o público além do nicho dos fãs dos quadrinhos, hoje em dia as histórias adaptadas para o cinema conseguem conquistar das telonas às telas de iPhone, conquistando espaço até mesmo entre as indicações ao Oscar.

No entanto, se tem algo que a Marvel ainda não conseguiu é apaziguar os ânimos entre Sony e Disney, que lutam pelos direitos de usar a imagem de um dos super-heróis mais populares entre os amantes do cinema: o Homem-Aranha.

Desde que Tobey Maguire deu vida ao Homem-Aranha, na trilogia lançada pela Sony, o personagem grudou na cabeça e no coração do público.

Hoje em dia, o personagem já ganhou diversos desdobramentos, tanto pela Sony, quanto pela Marvel Studios (adquirida pela Disney).

Questões legais sobre o Homem-Aranha

A Sony Studios possui o direito sobre o personagem, que pertence ao Universo da Marvel. Para que o Homem-Aranha pudesse continuar fazendo parte dos filmes da Marvel, que são produzidos pela Disney, foi necessário criar um acordo entre as empresas.

Nos filmes exclusivos do homem aracnídeo, a Sony tem direito a 75% da bilheteria, enquanto a Disney tem direito a apenas 25%.

Em 2019, houve uma tentativa da Disney de mudar essa porcentagem para 50%, gerando um grande desgaste, que colocou em risco a participação do Homem-Aranha em outras produções, como Os Vingadores e o novo filme do Doutor Estranho.

Porém Tom Holland (o atual intérprete de Peter Park) e os fãs do filme foram decisivos em dobrar os executivos dos estúdios, que chegaram a um acordo que prevê mais colaboração entre as partes para continuar enriquecendo a história do Universo Cinematográfico da Marvel com a participação do Homem-Aranha.

O novo filme, que estreia neste mês, é uma prova de que os estúdios estão chegando a um consenso criativo do papel do Homem-Aranha no universo da Marvel, já que os principais spoilers indicam que o Aranhaverso deve continuar sendo trabalhado, trazendo implicações também para as produções da Marvel com a Disney, deixando os fãs ao redor do mundo bastante ansiosos para descobrir qual será o próximo capítulo desses embates dentro e fora das telas.

Homem-Aranha