Como é a visita à Cachoeira do Tabuleiro

Hoje vamos falar de como é a visita à Cachoeira do Tabuleiro. O nosso amigo Moisés Batista da Costa após escrever sobre,  “16 Melhores Cidades em Minas Gerais para Viajar” e “Quais os Melhores Pratos da Comida Mineira” resolveu viajar por Minas Gerais e conhecer dentre outros locais a Cacheira do Tabuleiro. E nos contará aqui neste post.

CACHOEIRA DO TABULEIRO: CONSIDERAÇÕES INICIAIS 

Essa cachoeira sensacional fica na Serra do Espinhaço, munício de Conceição do Mato Dentro em Minas Gerais. A vegetação predominante no local são campos rupestres. Porém, o mais incrível é que ela é a maior de Minas Gerais e a terceira maior do Brasil. 

Ela tem incríveis 273 metros de queda de água. E o poço dela tem cerca de 20 metros de profundidade.  Então como vimos ela é uma cachoeira grandiosa e a sua visita merece alguns cuidados conforme veremos adiante. 

COMO CHEGAR E ONDE FICA A CACHOEIRA DO TABULEIRO?

A cachoeira fica no município de Conceição do Mato Dentro que está localizado a 167 km da capital Belo Horizonte. O acesso até a cidade é feito por rodovia asfaltada em bom estado, em que pese seja estreita.

Ao chegar na cidade será preciso percorrer mais cerca de 7 km até o distrito Tabuleiro onde fica a cachoeira.  Ao chegar no distrito, em vários locais você verá a cachoeira, pois a sua grandiosidade destaca naquela região.

COMO É VISITAR A CACHOEIRA DO TABULEIRO?

É ótimo e cerca de 2 km separam o distrito da cachoeira. Mesmo que esteja no distrito você precisará deslocar essa distância até o Parque Natural Municipal do Tabuleiro, onde está a cachoeira.

Ao chegar no local é cobrado uma taxa de visitação de R$ 10 e neste momento caso manifeste o interesse em nadar no poço, você receberá um colete salva-vidas. Detalhe que só é permitido entrar no poço se estiver de colete.

Após passar pela entrada do parque você caminhará mais cerca de 3 km até a cachoeira. Essa distância não assusta. O percurso é todo sinalizado, com trilha de fácil acesso. Você percorrerá uma escada com cerca de 740 degraus, que tornará sua caminhada um pouco cansativa, ainda assim bem menos complicado que atravessar o rio.

Enfim ao chegar no local você pode até se assustar com a grandiosidade da cachoeira. Mas é bem tranquilo um mergulho no local. Lembrando novamente que só é permitido entrar no poço com o colete salva-vidas fornecido no local. E uma das coisas mais legais e entrar neste poço e olhar para o alto e ver tanta água caindo de tão alto.

MIRANTE DA CACHOEIRA DO TABULEIRO

Caso tenha idosos no grupo ou pessoas com dificuldade de locomoção uma dica boa é conhecer apenas o Mirante da Cachoeira do Tabuleiro. Esse mirante fica cerca de 800 metros da entrada do parque. 

Essa trilha de acesso ao mirante é bem tranquila e ao chegar no mirante é possível contemplar a beleza e grandiosidade da cachoeira. Uma pequena taxa de R$ 5 é cobrado para visitar este local.

VALE A PENA VISITAR A CACHOEIRA DO TABULEIRO?

Obvio que a resposta é sim. Essa cachoeira é linda e grandiosa. O acesso não é dos mais difíceis e o valor cobrado é muito pequeno. Tampouco é caro a viagem tendo em vista que hospedagem e alimentação também não é caro por lá.

O lugar é lindo, mas lembrando que para este tipo de viagem é muito importante que tudo corra bem e com o seguro viagem você estará protegido. Caso more longe não deixe de fazer uma cotação de passagem aérea, pois tem um excelente site com bons preços, veja o preço das passagens aéreas aqui.

 E aí curtiu? Acompanhe-nos nas redes sociais.

Como é a visita à Cachoeira do Tabuleiro