Confira quais foram as tendências de RH: comece 2022 com o pé direito!

2021 foi marcado por um clima tenso no mercado mundial. A população estava com diversas dúvidas, receios e incertezas em decorrência da pandemia do coronavírus que ainda estava em seu ápice por aqui.

No Brasil, apenas depois de mais de 1 ano de pandemia que a situação foi melhorando, a vacinação avançando e o mercado retomando. Sendo assim, quando a pergunta era “quais as tendências para 2021?” a resposta ainda era incerta, sem muita convicção.

Hoje, quase chegando o ano 2022, olhando para trás conseguimos analisar o que esteve em alta nos últimos meses com mais clareza. Na área de Recursos Humanos, por exemplo, a pandemia trouxe uma série de mudanças.

Ao contrário do que muitos achavam, essas mudanças continuam em alta mesmo após a retomada. Além de que com as demissões em massa, o setor de RH precisou se reinventar, de uma hora para outra.

Então, a questão que resta é: como ficou o cenário de RH pós pandemia? Como esse mercado pretende se reestruturar e prosseguir as atividades daqui para frente? São essas e outras questões que responderemos ao longo deste conteúdo.

Entender tudo isso é fundamental para que os departamentos de RH e empresas se adequem ao que já está acontecendo para iniciar 2022 com o pé direito, pronto para atender as tendências que aparecerão ao longo do próximo ano.

A seguir, confira quais foram as tendências de RH em 2021 e quais serão as mais promissoras para 2022. Se adeque e tenha mais sucesso nessa área que está se desenvolvendo no país.

Acompanhe.

Tendências de RH: confira as que você precisa saber

Mais do que nunca o setor de RH está em alta. Isso porque antes da pandemia, diversos empreendedores negligenciavam essa área e ao menos contrataram uma equipe para realizar as tarefas deste departamento.

Com a pandemia, demissões em massa, revisão de benefícios, contratações de emergência e outras questões do tipo trouxeram à tona a necessidade das empresas terem sempre o apoio do RH.

Em 2021, o setor de Recursos Humanos se tornou protagonista para o sucesso de uma organização – o que foi um grande avanço na área.

Aquele estereótipo de que o RH só realiza atividades administrativas e processos seletivos, ficou definitivamente para trás. 

Essa área é pensada estrategicamente, por meio da análise de dados, para realizar ações que sejam benéficas para empresas e colaboradores.

Mais do que qualquer outra coisa, a área se tornou fundamental no desenvolvimento do capital humano dentro da empresa.

Além disso, uma tendência para 2021 foi o acréscimo da tecnologia nesse setor, seja por softwares de gestão, controles de pontos à distância ou outros exemplos.

O ponto chave é que toda essa tecnologia trabalha em favor do time e não diminuindo o número de empregos.

Outra tendência foi o modelo de trabalho híbrido. Com a retomada das atividades muitas empresas decidiram manter os colaboradores alguns dias em home office, outros presenciais.

Nestes casos o RH tem um papel fundamental. Por meio dele, é possível entender os diferentes perfis de colaboradores e entender quais precisam de interação física para se manterem motivados, quais funcionam bem em casa, entre outras análises importantes.

Nunca se falou tanto em saúde mental, não é mesmo? Essa é uma tendência que está apenas começando! As empresas precisam  prestar atenção nesse aspecto para manter sua equipe saudável, feliz, motivada e produtiva.

E claro, esse é o papel do RH. Ou seja, criar um bom ambiente organizacional, ações que promovam bem-estar e minimizar tudo que causa problemas mentais aos colaboradores durante o trabalho, como um chefe que só diminui a sua equipe, humilha e é mal educado.

Outra tendência é a employer experience. Atualmente, os profissionais não buscam emprego apenas pelo salário, ao estar em um processo seletivo, ele deseja entrar em uma organização que esteja de acordo com seus princípios, tenha valores, um  bom clima organizacional e valorize seus colaboradores.

Além, é claro, da diversidade. Essa tendência já está em alta há algum tempo e vai permanecer por muitos anos. O RH deve traçar estratégias que favoreçam a diversidade dentro das empresas.

As demissões responsáveis, também chamadas de humanizadas, e métodos como o outplacement ganharam força, afinal, foi um momento difícil para todos e minimizar os impactos negativos de uma demissão foi fundamental.

Essas são algumas das principais tendências que movimentaram a área em 2021. Mas, o que esperar para 2022? Comece o ano de forma assertiva! Veja.

Tendências para 2022 em RH

Existem algumas tendências em vista, porém, as que mais se destacam são: abordagem people analytics em que o RH coleta dados de cada colaborador para fazer comparativos às informações de outros funcionários e outras organizações para realizar uma análise pessoal.

O employee experience continua em alta em 2022, assim como a flexibilidade de trabalho. Uma tendência importante é o foco em capacitações das equipes, proporcionando mais treinamentos, cursos, palestras e outros meios de ensino para melhorar o desenvolvimento prático da equipe. A gamificação no RH também está vindo com tudo.

Basicamente é o uso de jogos e atividades lúdicas para gerar mais engajamento e competitividade entre os colaboradores. Em 2022, o RH também deve conter possíveis conflitos para direcioná-los à alta performance diária.

A transparência também é uma tendência no mercado. As empresas devem ser transparentes com os colaboradores para que eles se sintam parte dos processos de mudanças.

Por fim, a adição de novas tecnologias, como a inteligência artificial, softwares de gestão, ferramentas, plataformas, armazenamento em nuvem, entre outras. Essa é uma tendência que não passará nunca!

E aí, está preparado (a) para 2022? Se adeque e tenha sucesso!

Confira quais foram as tendências de RH