Como Ser Uma Pessoa Positiva?

Você já parou para pensar como somos tendenciosos a pensar de maneira negativa?

Ou mesmo como somos influenciados pelos outros a termos pensamentos negativos?

Para ser uma pessoa positiva é necessário o cultivo de alguns hábitos simples, porém, de grande impacto sobre a qualidade dos nossos pensamentos.

Nem sempre é fácil controlar o que se passa em nossa mente, porém, podemos decidir o que fica, assim como estimular nossa mente para ter bons pensamentos.

Confira abaixo posturas para ser uma pessoa positiva:

Supere o passado

Se você olhar apenas para as coisas ruins que aconteceram em seu passado, jamais conseguirá cultivar pensamentos positivos.

Segundo James Pawelski da Associação Internacional de Psicologia Positiva, uma das maneiras de modificar as lembranças ruins que tivemos é construir novas lembranças, viver melhores momentos no presente.

Permita-se viver novas experiências, ir ao novo restaurante, fazer uma viagem a um lugar que ainda não conheceu, aprender um novo hobby etc.

Dessa maneira as lembranças ruins perderão forças, por exemplo:

Você pode chorar por um tempo por ter perdido um bom emprego ou terminado um relacionamento de longa data.

Porém, com o passar do tempo, perceberá que a perca do emprego te deu a chance de conseguir outro ainda melhor, e o fim do relacionamento, te permitiu encontrar alguém com quem possui maior afinidade e sintonia.  

Gratidão

De acordo com a pesquisadora Sonia Lyubomirskya, da universidade da Califórnia, as pessoas que demonstram gratidão regularmente são mais felizes, prestativas e empáticas, com menos chances de ficarem deprimidas.

Para não deixar passar as boas experiências que você tem ao longo do dia, a dica é fazer três perguntas simples antes de dormir, que são;

  • Eu sou grato pelo que na vida?
  • O que de bom aconteceu hoje para mim?
  • O que posso mudar em mim para ter um dia melhor amanhã?

Essa reflexão te proporcionará uma boa noite de sono, te garantindo ao acordar um dia com maior disposição, ajudando a ter os insights necessários para alcançar o que deseja.

Estabeleça metas

As metas nos ajudam a ter uma visão mais positiva sobre o futuro, gerando comportamentos e atitudes que nos são favoráveis no dia a dia.

Evite, porém, a busca pela perfeição, pois, é onde muitas pessoas ficam presas aos pensamentos negativos, desistindo de suas metas e retrocedendo em seus padrões.

Entenda que nossa evolução acontece de maneira gradual, sendo algo muito mais sustentável.

Dessa maneira você será capaz de atingir as metas que deseja, alcançando o sucesso.

Não mantenha seu foco apenas em grandes metas, mas, se concentre nas metas diárias, que podem parecer simples, mas gera a sensação de progresso devido à sua constância.

Dessa maneira você estará aumentando suas emoções positivas, o que é conhecido como loop de progresso, quando cada ação reforça de maneira positiva a próxima.

Afinal, suas metas diárias te levam ao encontro das grandes conquistas. Lembre-se que toda grande árvore nasce de uma pequena semente.

Grandes coisas são construídas na rotina diária, maneira pela qual sua confiança ganha força para atingir seus grandes objetivos.

Não ter metas diárias, apenas alimenta o ciclo negativo de estagnação e insatisfação.

Conclusão

Para finalizarmos, busque sempre ser seletivo ao que você está enviando para sua mente.

Escolha bons livros, programas de TVs, séries, boas amizades.

Evite tudo aquilo que alimenta em você uma negatividade.

Lembre-se sempre de manter seu foco na solução do que deseja resolver e jamais no problema em si.

Dessa maneira na sua mente fluirá apenas pensamentos positivos. E se você quer elevar mais ainda a qualidade da sua vida, dê uma olhada no conteúdo deste link.

Como Ser Uma Pessoa Positiva