Como dormir bem

Nesse post você vai encontrar algumas dicas para saber como dormir bem. Dormir bem é diferente de dormir muito.

Você pode dormir muitas horas, mas se esse sono não for de qualidade, você ainda vai ficar sem disposição no dia seguinte.

Um sono que não é de qualidade, é um sono em que você tem muitas interrupções. Ou seja, você dorme e depois acorda, dorme e acorda de novo e isso acontece várias vezes durante a noite.

E um sono de qualidade é aquele em que você não tem interrupções e você geralmente tem um sonho.

 Quando você acorda depois de dormir bem, você deve ficar muito mais disposto para fazer suas atividades no dia seguinte.

Existem muitas pessoas que buscam dormir menos para poder estudar e trabalhar mais.

 Mas, em compensação, a sua produtividade fica comprometida. Pois, fazendo isso, você pode passar o dia todo muito cansado e o seu raciocínio fica prejudicado também.

 Então é muito melhor você dormir bem para ter muito mais disposição e ter um dia muito mais produtivo.

Transforme seu quarto em um ambiente adequado para você dormir bem

A primeira dica de como dormir bem é deixar o seu ambiente, o seu quarto, um local adequado para você dormir bem, isto é, deixar o lugar silencioso e escuro.

 Se você tem luzes que atrapalham o seu sono e que deixam o ambiente claro, procure apagar essas luzes ou então colocar luzes mais fracas como luzes de abajur. Além disso, procure eliminar os ruídos externos.

Elimine ruídos estranhos com barulho de ar condicionado, barulho de ventilador. Se você tem esses aparelhos com problemas, procure consertar esses aparelhos.

 Ou então, eliminar qualquer tipo de ruído externo que pode ser até mesmo problemas com vizinhos.

 Se o seu vizinho gosta de som alto, procure resolver isso com ele. Primeiro você conversa com o vizinho que bota som alto e que está te atrapalhando a dormir bem.

 E se ele não continuar teimando, você pode recorrer à justiça e com ajuda da lei do silêncio você pode solucionar esse problema.

Evite consumir estimulantes próximos da hora que você for se deitar.

Evite comer alimentos estimulantes e alimentos saudáveis termogênicos que aceleram o seu metabolismo e te deixam agitado.

 Como por exemplo, café, canela, gengibre e pimenta e alimentos ricos em açúcar que te dão energia e te deixam mais agitado.

Se você malha e usa pré treino para dar força no treino e mais motivação, tome cuidado com alguns tipos de pré treinos que são muito fortes.

Pois, muitos deles tem efeito prolongado que te deixa mais agitado para treinar ali naquele momento, mas também o efeito dele se prolonga durante muitas horas também.

Existem pré-treinos que são mais indicados para pessoas que têm problema de insônia. Esses têm um efeito curto, ou seja, o efeito dele vai durar apenas enquanto você estiver treinando.

Se você tem costume de utilizar essas substâncias para fazer exercícios, procure fazer os exercícios bem de manhã ou em um horário muito distante da hora que você vai dormir.

 Pois, assim o efeito das substâncias do pré treino vai passar, e no momento que você for dormir, você não vai ficar agitado e desse modo, você vai conseguir dormir bem.

Faça atividades relaxantes

Antes de dormir, procure fazer atividades que exijam menos da sua mente. Ou seja, ler livros de histórias fáceis de serem entendidas.

 Você não deve ler um livro muito complicado, como por exemplo o livro de física quântica em que você tem que pensar muito para entender.

 Procure um livro de historinhas simples e fáceis de serem entendidos. Pois, assim você vai sentir prazer lendo e também você vai ficar relaxado e com mais facilidade para pegar no sono.

Então você pode jogar jogos que não sejam jogos eletrônicos, como por exemplo, baralho dominó, xadrez e outros jogos desse tipo.

 Também fazer yoga ou meditação ajuda muito. A meditação é muito utilizada para pessoas relaxar e eliminar o estresse da sua vida e realmente funciona muito bem.

Além disso, você também pode ouvir músicas para relaxar enquanto faz essas outras atividades relaxantes como ler livros, meditar ou fazer yoga.

O vídeo abaixo tem lindas imagens da natureza e algumas músicas relaxantes e em ritmo calmo.

Não é obrigado você estar olhando para as imagens do vídeo, mas você pode deixar reproduzindo apenas o áudio.

Quando você reproduz o vídeo através desse site, você não tem o problema de ter que ficar pulando anúncios. Desse modo a reprodução de áudio será de forma contínua e mais relaxante.

MÚSICA PARA RELAXAR A MENTE E DORMIR RÁPIDO

Evite fazer atividades muito agitadas ou exercícios físicos muito intensos próximo da hora que você for dormir

Os exercícios físicos ajudam a aumentar a produção de serotonina, uma substância muito importante para você ter uma qualidade de sono e dormir bem.

 Porém, se você faz exercícios muito próximos do horário de dormir, ele pode atrapalhar o seu sono.

Os exercícios podem atrapalhar o seu sono por conta da produção de cortisol que é liberado durante os exercícios também.

Cortisol é um dos hormônios que te deixam estressados quando você produz ele em excesso no seu corpo.

 Os exercícios físicos são indicados muito bem para pessoas terem um sono melhor e dormir bem.

 Porém, você deve fazer atividade física muito distante na hora que você for dormir. Pois, assim os efeitos da produção de cortisol vai ter acabado e também você vai ter a produção de serotonina.

Evite luzes e telas eletrônicas

Evite ficar mexendo no celular ou olhando para telas eletrônicas pelo menos duas horas antes de você se deitar para dormir.

 Quando você recebe luz desses aparelhos, o seu corpo fica em estado de alerta. Isso dificulta muito a qualidade do sono.

 Pois por causa do excesso de claridade, o seu corpo entende que você precisa ficar acordado.

Se você gosta de mexer nas redes sociais para relaxar e tirar o estresse, procure fazer isso em um horário mais distante do seu sono.

Além disso, procure substituir essa atividade por outras citadas anteriormente, como ler livros ou fazer meditação e yoga.

Tenha uma rotina de sono

Mantenha horários regulares, ou seja, você vai procurar se deitar sempre nos mesmos horários e tentar acordar sempre nos mesmos horários.

 Isso serve para ajustar o seu relógio biológico. Quando você faz isso, o seu corpo fica funcionando de forma mais regular.

 Quando você já faz isso durante muito tempo, você vai fazer tudo no piloto automático para dormir e acordar nos mesmos horários.

Evite dormir muito durante o dia

 Se você sofre com o problema de insônia à noite e você tenta dormir não consegue e você tem tempo para dormir durante o dia, é melhor você aguentar um pouco e ficar com sono e cansado durante o dia e deixar para descansar apenas a noite.

 Pois, assim você vai estar cansado e vai pegar no sono com mais facilidade. É muito melhor você ter horas contínuas de sono.

 Os especialistas recomendam uma pessoa adulta dormir de 7 a 8 horas por por dia e é melhor você dormir às 7 horas de formas contínuas.

 Que é bem melhor do que dormir um pouco de dia e um pouco a noite. Por exemplo, você dorme 3 horas à noite e 4 horas durante o dia.

Procure ajuda de especialista para conseguir dormir bem

Se você tem muita dificuldade para dormir mesmo seguindo essas dicas que foram passadas nesse artigo,  procure um neurologista ou um profissional médico especialista em distúrbios do sono.

Como dormir bem