Serra da Mantiqueira: Lugares incríveis para conhecer

Está à procura de uma viagem onde é possível entrar em contato com a natureza? Se sim, você precisa saber dos lugares incríveis para conhecer na Serra da Mantiqueira. A cada dia que passa, esse tem sido o destino de pessoas que procuram se reconectar e ter bons momentos.

A nossa amiga Elizabeth Werneck após escrever sobre,  “O que visitar em Campos do Jordão: A Suíça ou Alemanha brasileira?” e “Onde ficar em Monte Verde: Conheça esse destino de inverno em Minas Gerais” resolveu viajar pela Serra e conhecer outros locais igualmente encantadores. E nos contará aqui neste post, acompanhe.

Há vários lugares incríveis para conhecer na Serra da Mantiqueira, uma vez que a disposição do local é bem extensa. E é por essa razão que, através desse artigo, você vai ter o conhecimento de lugares que realmente valem a pena visitar.

Foto: Elizabeth Werneck

A Serra da Mantiqueira

A Serra da Mantiqueira é bastante particular devido a sua extensão territorial. E isso acontece porque ela se estende por três estados do Brasil, que são:

  • São Paulo;
  • Minas Gerais;
  • Rio de Janeiro.

E é por essa particularidade que há vários lugares incríveis para conhecer na Serra da Mantiqueira.

Inclusive, na Serra da Mantiqueira há várias unidades de conservação, e por esse motivo ele é um ótimo destino para quem quer se achegar à natureza.

Outra informação relevante sobre o assunto é que 10% da serra está no estado do Rio de Janeiro, 30% no estado de São Paulo e 60% restantes no estado de Minas Gerais.

Ou seja, a serra se inicia no Município de Barbacena (MG), inclina-se para o sudoeste até as divisas do Rio e, depois, encontra-se com São Paulo, onde se torna uma divisa natural com o estado de Minas Gerais até as mediações finais de Joanópolis (SP) e Extrema (MG). Por fim, termina na cidade de Bragança Paulista.

O que fazer na Serra da Mantiqueira?

Você já entendeu como é a extensão territorial do local, mas, e agora, quais são os lugares incríveis para conhecer na Serra da Mantiqueira? Falaremos sobre os melhores locais nos tópicos seguintes. Confira!

Trem da Serra da Mantiqueira

Situado na cidade de Passa Quatro, MG, trata-se de um local que mistura cultura e natureza. Dentre os passeios, podemos citar o Trem da Serra da Mantiqueira, onde se torna possível desfrutar de uma vista linda e paisagens de tirar o fôlego. Tudo isso, é claro, sem falar das belas construções históricas.

Orquidário MV

Em Monte Verde (MG) há um passeio obrigatório, que é o de apreciar as lindas orquídeas da Serra da Mantiqueira. O Orquidário MV reúne muitas espécies, trazendo mais de 1.500 orquídeas e uma variedade de plantas exóticas que encantam.

Trilha do Platô

Essa trilha leva os visitantes até uma das vistas mais bonitas de Minas, no entanto, a trilha é de densidade média. Sendo assim, traz lindas paisagens e uma natureza intocada. Então, se você busca ter bons momentos de aventura, com certeza esse destino deve estar na sua lista.

Parque nacional de Itatiaia

Foto: Elizabeth Werneck

Situado em Penedo (RJ), esse parque com certeza é um dos melhores destinos para quem gosta de natureza. Afinal de contas, ele está situado bem no coração da Serra, com lindas quedas d’água, vales e montanhas.

Ademais, o parque ainda possui outros atrativos turísticos famosos, como a Cachoeira Véu de Noiva ou o Pico das Agulhas Negras. Contudo, antes de visitar, é importante ficar de olho no horário para a visitação.

Serrinha do Alambari

Por também ficar em Penedo (RJ), você pode aproveitar e conhecer a Serrinha do Alambari. Por possuir piscinas naturais e paisagens magníficas, esse é o local que mais representa a beleza da Serra. Dois destaques da região são o Poço do Céu e o Poço do Dinossauro, por exemplo, que encantam os visitantes.

Pequena Finlândia

Gostaria de ter o contato com culturas de outros países, mas sem sair do Brasil? Então a Pequena Finlândia, localizada em Penedo, RJ, é uma ótima opção de passeio cultural. O local possui pequenas lojas de artesanato, restaurantes e cafeterias.

Inclusive, é o destino ideal para as compras. Além do mais, o clima da região é bem aconchegante e detém uma arquitetura única. No entanto, é preciso ficar de olho em relação ao funcionamento da vila.

Vila Capivari

Foto: Elizabeth Werneck

Situada em Campos do Jordão, a Vila é um local com um clima mais frio das montanhas e é um ótimo destino gastronômico. No centro da vila há vários restaurantes, shoppings e pequenas lojinhas com ótimos preços. Além de tudo, a estética da vila é muito bonita.

Horto florestal

Também em Campos do Jordão, o Horto Florestal possui 8,3 mil hectares e é composto de paisagens únicas. No entanto, além de oferecer trilhas ecológicas, há ainda cerca de 30 atrações, como tirolesa e arvorismo.

Vale a pena visitar a Serra da Mantiqueira?

Com certeza sim. O lugar é lindo e possui muitas atrações para diversos públicos. 

Mas, lembre-se sempre que para este tipo de viagem é muito importante, para que tudo corra bem, vale a pena contratar um seguro viagem

Além disso, se você estiver vindo de longe, faça também uma cotação de passagens aéreas, pois o buscador da Passagens Promo é muito bom e de confiança. 

 E aí, você já visitou algum lugarzinho na Serra da Mantiqueira? Você gostou? Conte para gente nos comentários.

Ah, e acompanhe-nos nas redes sociais.

Serra da Mantiqueira