Carro por assinatura: quando vale a pena esse investimento?

Saiba se vale a pena investir em um carro por assinatura e veja as principais vantagens e desvantagens desse serviço!

Quando falamos sobre carro por assinatura é válido também entender um pouco mais sobre suas vantagens e principais pontos que uma empresa pode oferecer ao contratar esse serviço.

O fato é que cada vez mais pessoas estão procurando um carro por assinatura por conta da facilidade e comodidade que esse modelo de serviço pode oferecer.

Hoje vamos falar um pouco mais sobre essas questões e se realmente vale a pena ter um carro por assinatura nos dias de hoje. Confira a seguir e entenda!

Principais vantagens de ter um carro por assinatura

Existem diversos benefícios que podemos contar ao assinar um carro.

O principal deles é sobre a desvalorização do veículo que o assinante não precisa se preocupar. Isso porque, depois de um tempo, ele pode mudar o modelo do veículo sem sofrer com o valor que poderia ser perdido em casos de vendas.

Além disso, dentro do valor mensal que você paga pela assinatura do carro já estão inclusas taxas como IPVA e todos outros custos referentes à documentação do veículo.

Outra vantagem é poder contar com uma assistência 24 horas, onde todos os custos com seguro auto também estão inclusos na mensalidade do carro por assinatura.

É importante ressaltar que, em casos de acidentes com o veículo contratado, o assinante precisa arcar com um determinado valor da franquia.

Outra vantagem é ter as revisões incluídas também no valor da assinatura. Basta o assinante levar o veículo às oficinas indicadas pela empresa e fazer as manutenções necessárias.

Quais são as principais desvantagens de um carro por assinatura?

Assim como em todas as contratações de serviços, existem desvantagens relacionadas aos carros por assinatura também.

Uma delas é não ter a posse do veículo para caso você queira vendê-lo. Além disso, os carros possuem uma quilometragem determinada.

Se o assinante exceder o limite da quilometragem, um valor deverá ser pago. Isso deve estar determinado no contrato e é importante estar atento a este ponto.

Outro fator é que quem possui um carro por assinatura não pode usá-lo para trabalhar como motorista de aplicativos.

Crescimento do mercado de carros por assinatura

A procura por esse tipo de serviço está crescendo cada vez mais. Assim como podemos contar com serviços de assinaturas de plataformas de streaming para ouvir músicas ou assistir filmes, os carros por assinatura também estão ficando populares.

Esse tipo de serviço não é novo no mercado, mas, por conta do atual cenário em que vivemos, a procura tem sido maior.

Isso porque muitas pessoas não estão em condições de arcar com valores altos de prestações para garantir o veículo próprio e o carro por assinatura tem sido uma boa alternativa.

Para assinar um carro você precisa apenas ter um cartão de crédito e a carteira nacional de habilitação.

As locadoras geralmente tendem a facilitar o pagamento e oferecem diversas vantagens para que você possa fechar contratos mais longos.

O valor é fixo e deve ser pago todos os meses, como uma mensalidade mesmo. Com isso, o assinante tem direito a um carro novo e não precisa se preocupar com taxas de documentação e nem com custos de revisão do veículo.

Você pode escolher alugar um carro mais em conta com os modelos mais básicos ou então veículos mais equipados e modernos. Tudo depende do seu planejamento financeiro e o quanto está disposto a arcar com isso.

Vale a pena ter um carro por assinatura?

Comprar um carro nem sempre é uma tarefa fácil. Para isso você precisa dedicar seu tempo pesquisando os melhores preços, as opções de pagamento e se o valor está condizente com as condições do veículo.

Além disso, caso você já tenha um veículo e deseje trocá-lo, é muito importante estar atento para não tomar prejuízos.

O serviço de carro por assinatura é uma opção que te ajuda a não passar por todo esse processo de exaustão na procura de um veículo novo.

Com esse serviço, você paga apenas pelo uso do automóvel, e não pela posse dele.

Levando em consideração que ter um veículo próprio requer muitos gastos, um carro por assinatura pode ser a melhor opção para você no momento.

Isso porque diversas taxas já estão inclusas dentro do valor pago todos os meses, fazendo com que você não tenha dor de cabeça para se preocupar com isso.

Outra vantagem é que você pode usar o valor que pagaria em uma prestação alta de um veículo financiado para investir seu dinheiro em outras questões.

Os contratos dos carros por assinatura podem ser de 12 meses a até 48 meses. Você pode escolher renovar o contrato nesse período ou não.

Além disso, é possível optar pela troca do veículo por um modelo mais novo ou então por um modelo mais simples, se assim preferir.

Ter um carro por assinatura é um serviço que vale a pena, e você pode ficar à vontade para escolher o veículo que mais se encaixa às suas necessidades atuais.

Texto de Jeniffer Elaina, especialista em seguros na smartia.com.br

Outras fontes:

Carro por assinatura