Máquinas motrizes, o que você precisa saber sobre elas

As máquinas motrizes estão por toda a parte e tornam a vida humana muito mais prática e confortável. Mas você sabe do que estamos falando?

A verdade é que esses equipamentos existem a milhares de anos, mas muita gente não os conhece bem. Diante disso, resolvemos produzir este conteúdo que tem como objetivo aprofundar um pouco mais no assunto. 

O tema é de grande relevância para a indústria e tem íntima relação com o seu plano de negócios. Isso porque, em um mercado competitivo, é preciso ser estratégico e investir em maquinário capaz de impulsionar a produção sem representar elevação de gastos.

Continue a leitura e entenda o que são máquinas motrizes, os principais tipos e sua importância!

O que é uma força motriz?

Para entender o que são máquinas motrizes, é preciso saber o que é a força motriz. Sendo assim, estamos falando de um elemento, como água, vento ou vapor, que pode transmitir movimento.

Explicando um pouco melhor, esse agente natural é que dá força para que uma máquina se movimente e gere energia. Assim sendo, as máquinas motrizes só existem em razão de uma força motriz.

O que são máquinas motrizes?

Máquinas motrizes são equipamentos que transformam uma energia da natureza em trabalho mecânico. Ou seja, elas extraem energia de algum fluido, como a água ou o vapor.

Em resumo, essa máquina cuida de captar toda a potência e energia do agente natural e movimentar estruturas, gerando energia. Ela é uma invenção humana, fruto de conceitos e tecnologias de engenharia e indispensáveis para o mundo contemporâneo.

Máquina motriz x máquina geratriz: entenda as diferenças

Enquanto a máquina motriz transforma a energia de um elemento da natureza em energia mecânica (aquela que tem força para movimentar algo), a máquina geratriz recebe essa energia e gera energia hidráulica ou elétrica, por exemplo.

Quais são os principais tipos de máquinas motrizes?

Apesar de não serem invenções recentes, as máquinas motrizes passaram por muitas adaptações e modernizações ao longo dos anos. As primeiras ferramentas são datadas de séculos antes de Cristo e até hoje são utilizadas em nosso dia a dia.

Aliás, esse é um dos motivos que reforçam sua importância. Afinal, o conceito de engenharia por trás desses equipamentos pode até ser simples, mas eles têm uma aplicação importante para a vida humana.

Veja, a seguir, os principais tipos de máquinas motrizes e conheça um pouco mais sobre eles!

Motores

Os motores são um exemplo interessante de máquina motriz. Vamos usar como exemplo o motor de um automóvel, que transforma o fluido (gasolina, álcool ou diesel) em uma energia mecânica capaz de movimentá-lo.

Sem dúvidas, estamos diante de uma das principais utilizações dessa tecnologia em nosso dia a dia. Mas existem motores com diversas finalidades, como os elétricos.

Turbinas hidráulicas

As turbinas hidráulicas transformaram a vida humana desde o dia em que foram inventadas. Aliás, a primeira máquina motriz hidráulica é conhecida como Roda D’água e surgiu cerca de 100 anos antes de Cristo.

Nesse modelo — até hoje utilizado —, a água escoa por canais em forma de pás, organizadas em torno de um eixo que se move à medida em que o elemento natural cai sobre elas. Obviamente, com a evolução das técnicas e tecnologias, novas máquinas foram desenvolvidas.

Turbinas eólicas

As turbinas eólicas surgiram em 1990 e, de lá para cá, se espalharam por todo o mundo. Nesse ponto, é válido destacar o grande potencial do Brasil na geração de energia eólica — uma opção renovável e limpa.

Em resumo, o que essa máquina faz é transformar o vento em energia elétrica. Assim, ao movimentar as grandes pás, o vento inicia a processo de rotação que faz com que um gerador converta a energia mecânica em eletricidade.

Lembrando que, para funcionar adequadamente, é necessário que a corrente de vento atinja uma velocidade mínima de 10 km/h.

Máquinas a vapor

A máquina a vapor, também conhecida como “motor a vapor”, é um equipamento antigo que também se encaixa no conceito de máquinas motrizes.

Se você já estudou um pouco sobre Revolução Industrial, vai se lembrar dela. Mas o curioso é que esse tipo de máquina existe há muito mais tempo — o primeiro modelo conhecido foi criado no ano 120 a.C e era chamado de Eolípila.

Essa ferramenta usa o vapor d’água para movimentar outras máquinas. Atualmente, as máquinas a vapor contam com uma fornalha, onde é feita a queima de carvão, óleo ou outro líquido para produzir o vapor e iniciar o processo. 

Qual a importância das máquinas motrizes para a indústria?

Você deve ter percebido que as máquinas motrizes não são exatamente uma inovação. Elas fazem parte da história da civilização e foram extremamente importantes em todas as Revoluções Industriais.

Portanto, é no ambiente industrial que esse tipo de equipamento mostra todo o seu valor. Empregados em diversos segmentos, eles são os responsáveis por transformar energias naturais em força capaz de movimentar estruturas e ditar o ritmo da produção.

Vale enfatizar que, mesmo com todos os avanços da tecnologia e o aperfeiçoamento dessas máquinas, seu conceito e objetivos continuam sendo os mesmos. Elas seguem sobrevivendo ao tempo e ajudando a manufatura a crescer e a entregar mais ao mercado.

Por que investir no desenvolvimento de máquinas motrizes?

Diante de tudo o que foi exposto, é inegável que o investimento no desenvolvimento de máquinas motrizes é um ponto importante para o sucesso da indústria brasileira e, também, mundial.

Desde a Primeira Revolução Industrial, as máquinas foram inseridas com o objetivo de substituir a mão de obra humana e tornar o trabalho mais célere e menos cansativo.

Atualmente, é possível contar com a experiência, a qualificação e a visão de engenheiros de várias áreas, que se juntam para fabricar equipamentos personalizados e úteis em várias empresas.

Por meio de estudos avançados, novas tecnologias e técnicas inovadoras, eles desenvolvem soluções baseadas na força motriz. Aliás, esse é um investimento de ordem estratégica, que deve fazer parte do plano de negócios da empresa e que pode colocá-la em posição de destaque no mercado.

máquina motriz