Tela de proteção para janela

Tela de proteção para janela: tudo o que você precisa saber!

Hoje eu quero falar com você sobre tela de proteção para janelas. E para isso, preparei um artigo completo com tudo o que você precisa saber.

Ter uma rede de proteção para janelas é um desejo de muitas pessoas. Afinal, essa é uma medida de segurança importante em diferentes situações.

Por exemplo: pessoas que moram em apartamentos e tem crianças ou animais de estimação e pessoas que querem evitar a fuga de seus animais, especialmente os gatos.

Além disso, você sabia que especialistas recomendam o uso de tela de proteção em janelas de apartamentos?

É sobre isso que eu vou começar falando para você nesse artigo.

Especialista em segurança recomendam: use tela de proteção para janela

A rede de proteção para janela é feita de fios pequenos, finos, resistentes e entrelaçados, que formam uma rede de proteção colocada nos mais variados locais. Por exemplo: janelas de apartamentos em edifícios elevados.

Evidentemente, essas redes atuam como um mecanismo de proteção para pessoas e animais. Mas, é sempre bom lembrar que elas também evitam a queda de objetos que possam estar próximos das janelas.

Dessa forma, você evita ter um prejuízo, ao mesmo tempo em que acidentes com as pessoas que passam pela rua lá embaixo também são evitados.

Pois, objetos pendurados ou colocados na base de janelas e sacadas podem acabar caindo causando acidentes.

E com isso, pessoas podem se machucar e a propriedade alheia também pode ser danificada. Por exemplo: veículos automotivos estacionados nas proximidades do prédio.

Portanto, além de haver o risco dê uma vida ser perdida, o condomínio pode ser processado por causa de objetos que caiam das sacadas e janelas de prédios de apartamentos em telas de proteção. Você sabia disso?

E mais: nos casos em que se identifique o apartamento de onde caiu o objeto, o proprietário ou locatário também pode ser responsabilizado.

Para conferir mais acesse esse link objeto pendurado em sacada ou janela pode causar acidente e veja a explicação mais detalhada de um advogado.

E essas são apenas algumas das principais razões pelas quais os especialistas em segurança recomendam o uso de rede para janela.

Quesito estético não pode ser desculpa

Você sabia que em alguns condomínios ainda existe a prática de alegar quesitos estéticos para barrar a instalação de tela de proteção na janela de apartamentos?

Em outras palavras, isso significa simplesmente que os responsáveis pelo local alegam que a instalação de rede de proteção alteraria a fachada, e traria prejuízo a estética do edifício.

Se isso acontecer com você, não aceite. Pois, essa prática é ilegal. Você tem o direito de proteger toda sua família e seus animais de estimação com telas em sua janela.

Eu pouco mais a frente nesse artigo eu vou explicar melhor a questão das telas em janela, mas antes quero lhe falar sobre outro assunto importante para a instalação de redes de proteção.

Conheça as normas técnicas para instalar telas em apartamento

Você sabia que existem normas técnicas da Associação Brasileira de Normas Técnicas – ABNT para instalação de telas para proteção em apartamentos?

Esse fato demonstra a importância das redes de proteção para janela. Afinal, por ser um item de segurança tão importante, ele não podem ser instaladas de qualquer forma.

Além disso, a existência de normas específicas também aponta a necessidade de contar com pessoal capacitado para fazer a instalação.

Por exemplo, no ano de 2015, uma criança que caiu do décimo andar por causa de uma rede de proteção mal colocada.

Isso aconteceu porque a empresa contratada não fez a instalação da forma correta e como consequência a criança conseguiu remover a rede de proteção. E o resultado foi a queda.

Portanto, não tente fazer uma instalação de tela de proteção em janela você mesmo.

NBR 16046/2012

Essa norma ABNT determina quais processos devem ser seguidos para fabricação de redes de proteção.

Em específico a NBR 16046/2012 trata dos materiais, acessórios e da instalação de telas em edificações.

Tudo para que as redes sejam fortes o bastante para resistir ao peso e aos impactos que precisam suportar para proteger animais e pessoas.

NBR 16046-2

Essa é uma Norma que determinam quais são os requisitos necessários para a fabricação das cordas usadas na instalação de tela de proteção para janelas.

Portanto, é muito importante se certificar de que a corda utilizada foi fabricada dentro dessa norma. Do contrário, ela pode não querer a resistência e outros requisitos de segurança necessários.

Mas o motivo que torna o Claro a importância de contato com uma empresa especializada na área de instalar tela de proteção na sua casa ou apartamento.

NBR 16046-3

Esta norma trata especificamente da instalação de redes de proteção para janelas. Portanto, ela é fundamental já que determina requisitos específicos para assegurar uma instalação segura.

Um fato importante a ser mencionado aqui é que os responsáveis ​​pela instalação de rede de proteção fora das normas técnicas da ABNT podem responder legalmente por negligência.

Afinal, as redes para janelas servem para garantir a segurança de pessoas e animais de estimação.

Dicas para escolher a melhor tela de proteção para janela

Agora que você conhece um pouco sobre as normas técnicas, preparei algumas dicas para você.

Afinal, as redes protetoras podem ser usadas em diferentes locais. Portanto, além de conhecer isso tudo, é preciso saber escolher a melhor tela de proteção para a janela da sua casa ou apartamento.

Então, vamos começar falando um pouco sobre a escolha de materiais.

Escolha de materiais

A escolha de materiais é o primeiro passo para decidir qual a melhor rede de proteção para a sua janela.

Bom, você já sabe que as redes podem ser de polietileno, ou de poliamida. Mas, qual desses é melhor para uma janela?

Para quem mora em locais altos, e precisa de uma tele mais durável, a melhor escolha é o polietileno. Afinal, é mais durável, e resiste as intempéries.

Essa também é a escolha certa para quem procura uma rede para janelas externas, ou que vão ficar expostas ao sol e a chuva com frequência.

Nesse caso, especificamente o polietileno de alta densidade, chamado de PEAD, é uma opção muito recomendada.

Alguns cuidados adicionais incluem:

  • Verificar se o material especial o tratamento contra ferrugem;
  • Se foi devidamente impermeabilizado e protegido contra o clima;
  • Verificar se o material foi testado para variar sua resistência.

Já a poliamida não costuma ser uma opção muito indicada para janelas, a não ser nos casos de ambiente internos ou protegidos do tempo.

Como benefício, contudo, as redes de poliamida são mais macias ao toque e tem uma aparência mais suave.

Padronização de tela de proteção para janela

Alguns condomínios e prédios possuem normas específicas quanto a padronização da tela de proteção. Portanto, antes de escolher a sua você precisa ver se no local aonde você mora há esse tipo de norma.

Isso acontece para que os moradores não instalem telas de proteção para janela de cores diferentes. Pois, isso prejudicaria a fachada do edifício em seus aspectos estético.

Esse tipo de decisão normalmente é tomado em uma assembleia de moradores do local, na qual é escolhida uma cor específica. O processo de escolha também segue o regimento interno do condomínio.

É importante verificar com antecedência se há uma norma específica antes de escolher sua rede de proteção para evitar problemas com o estatuto do seu condomínio ou edifício.

Lembre-se de que existem normas que são aplicáveis ​​aos moradores que descumprem regras de condomínio. Por exemplo: muitos condomínios estabelecem o pagamento de multas para os infratores.

Nesse caso, infelizmente você não tem escolha quanto à cor do padrão da sua tela de proteção.

O tamanho da tela

Por sua vez, o tamanho da tela, ou seja, a dimensão do trançado também varia de um modelo para o outro. Portanto, você pode escolher se quer uma rede mais espaçada, ou com aberturas menores.

O mais recomendado, no entanto, é escolher uma tela de proteção para janela com o tamanho normalmente é utilizado para a proteção de crianças e animais de tamanho pequeno.

Isso porque essas redes dificultam a ocorrência de rasgos e são mais seguras para todos no ambiente.

Portanto, na hora de escolher uma tela certa para a proteção de sua janela é importante considerar todos esses fatores para avaliar bem a sua escolha.

Como identificar uma boa tela de proteção para janela?

Ok. Agora você sabe quais cuidados são necessários para escolher a melhor tela de proteção para janela. Mas, eu sei que ter essas informações em mãos é diferente de conseguir avaliar a qualidade do produto na prática.

Afinal, ao pegar ela em mãos, você pode ter uma boa ideia do material e da textura, pode até avaliar a resistência e outros aspectos, como a impermeabilidade.

Contudo, existem algumas informações mais técnicas que somente os profissionais que vão fazer a instalação do produto podem lhe dar.

Por exemplo: como saber se a rede escolhida foi testada e passou por todos os critérios de segurança, conforme as normas de determinam? É muito difícil avaliar todos esses quesitos apenas olhando para a tela, ou até mesmo com ela em mãos.

Nesse caso, a melhor escolha é conversar bem com os profissionais técnicos da empresa escolhida e tirar todas as suas dúvidas antes de fazer a instalação.

Vale a pena escolher a rede de proteção mais barata?

A tela de proteção preço não é o fator mais importante com o qual você deve se preocupar na hora de escolher uma rede para janela.

Afinal, estamos falando de um item para segurança da sua família. Portanto, a qualidade desse produto precisa ser compatível com a finalidade com a qual ele se propõe.

Contudo, eu sei que o fator preço é um fator considerado, pois todo consumidor geralmente tem um orçamento limite para gastar com o produto escolhido.

O que fazer então?

A melhor recomendação é sempre desconfiar de preços muito baratos, muitas vezes abaixo da média praticada pelo mercado. Lembre-se que todo produto tem um custo para ser fabricado, e que o varejo também precisa obter a sua parcela na revenda.

Isso não significa pagar por valores exorbitantes, mas sim um valor justo, dentro da média que é praticada pelas empresas do setor.

Outra boa dica também é instalar uma tela com valor um pouco mais em conta, e fazer um upgrade para um produto melhor assim que possível.

Onde eu posso obter mais informações sobre telas de proteção para janela?

Aqui no nosso site nós temos um conteúdo completo para você, onde explicamos tudo o que você precisa saber sobre tela de proteção para janela.

Então, para obter mais informações sobre telas de proteção antes de escolher a sua, para usar na sua casa continue lendo, e aproveite para conferir Redes de Proteção – 10 motivos para usar e quais são os Tipos.

Nesse texto você verá que há muitos outros bons motivos para usar telas de proteção em janelas de apartamentos e outros locais. E também poderá entender melhor os materiais dos quais são feitas as redes de proteção.

Conclusão

Telas de proteção para janela não são obrigatórias, nem mesmo em apartamentos altos.

Mas, se me perguntar, posso dizer sem medo algum que instalar uma rede de proteção para janelas é essencial. Principalmente, para quem tem crianças ou animais de estimação em casa.

É uma medida de segurança que deixa tanto pais, quanto tutores mais tranquilos. E, como vimos hoje, elas não podem ser proibidas, afinal protegem vidas e o seu patrimônio também.

Por fim, não se esqueça de que as telas de proteção também podem ser instaladas em outros locais, como guarda-corpos, corrimões e mezaninos.

Espero que essas informações tenham sido úteis para ajudar você a tomar uma decisão sobre tela de proteção para janela aí na sua casa!

Gostou das dicas? Então deixe o seu comentário!