SEGUNDA VIA DE CONTAS ONLINE FACILITA A VIDA DE BRASILEIROS

A tecnologia avança cada vez mais, tendo grande participação no cotidiano das pessoas. No momento da pandemia do coronavírus, por exemplo, foi uma das principais responsáveis por proteger os brasileiros de atividades antes essencialmente presenciais.

Entre os recursos utilizados diante das obrigações do cotidiano, estão: home-office, acesso a documentos, emissão de boletos, entre outras vantagens.

Um dos grandes hábitos adotados pelas companhias de energia e que com certeza veio para ficar, é a disponibilização da 2ª via das contas.

Muitas pessoas já não recebiam as faturas de luz em casa e com a nova forma de envio teve muito mais conforto e menor dor de cabeça para deixar os pagamentos em dia.

Alguns sistemas de plataformas online já contam até mesmo com a opção de configurar o envio apenas online por e-mail.

Companhias de Energia que emitem a 2ª via online

Como já citado acima, grande parte das companhias de energia do Brasil já contam com a emissão da 2ª via da fatura online.  Alguns exemplos são:

Coelce – Companhia Energética do Ceará

Caiuá – Caiuá Distribuição de Energia (Centro-Oeste de São Paulo);

Celpe – Companhia Energética de Pernambuco;

Cosern – Companhia Energética do Rio Grande do Norte;

Energisa – Unidade de Minas Gerais;

Cemar – Companhia Energética do Maranhão.

Para Marli Pinheiro, cliente da Light, essa foi a solução adotada após muitos atrasos na entrega da fatura.

“Antes eu ficava muito estressada com essa situação, agora todo mês vou no site e faço a emissão dessa segunda via”, disse a dona de casa, que aprendeu rapidamente a como emitir a segunda via Light online.

Cadastro com informações atualizadas

Para que o cliente receba a 2ª Via da fatura online, é importante que as informações pessoais no cadastro online na distribuidora de energia credenciada, estejam atualizadas. Principalmente o endereço de e-mail, que é a plataforma utilizada para o recebimento.

Leia também: Pagamento via internet, quais as opções mais seguras?

Ajuste anual da conta de luz – Todas as distribuidoras possuem?

Sim. As tarifas da conta de luz são determinadas pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) e todos os anos sofrem alteração.  No entanto, vale destacar que esta mudança ocorre apenas uma vez ao ano e que a data para isso irá depender da distribuidora.

Vale destacar que os reajustes não são iguais para todas as companhias de energia, pois para definir as novas tarifas anuais, a Aneel considera variação da inflação, variações de preço da energia, ganhos de produtividade e a variação da qualidade de fornecimento de cada distribuidor.

SEGUNDA VIA DE CONTAS ONLINE FACILITA A VIDA DE BRASILEIROS