Quais as vantagens de fazer um consórcio imobiliário?

Quem está em busca da casa própria, em algum momento já se perguntou quais as vantagens de fazer um consórcio imobiliário, pois, com as taxas de financiamento nas alturas, fica difícil comprar um imóvel hoje em dia, já que, no longo prazo, pagamos o dobro do valor da casa comprada.

Portanto, é importante conhecer métodos alternativos de aquisição de bens como imóveis e, nesse sentido, o consórcio é a opção mais vantajosa e vamos entender o porquê disso neste artigo.

Quando chega o momento de adquirir a tão esperada casa própria para nossa família, muitos se perguntam sobre as formas de pagamento possíveis, já que, a maioria ainda está acostumada a entrar em algum programa do governo que está atrelado a bancos como o Minha Casa Minha Vida, mas claro que, essa forma é a mais custosa para quem está querendo realizar o sonho, mesmo que o imóvel seja adquirido mais rápido.

Além disso, esse método de aquisição de bens possui inúmeras desvantagens como o uso do FGTS, as entradas de alto valor e, sobretudo, os altos juros bancários brasileiros.

Portanto, vamos entender quais as vantagens de fazer um consórcio imobiliário que, afinal, é um método que tem conquistado cada vez mais pessoas em busca de seus sonhos.

O que é um consórcio imobiliário?

Hoje em dia existem tantas empresas que atuam nesse ramo que é possível encontrar desde grandes bancos tradicionais no mercado até mesmo consórcios online em instituições completamente digitais, mas o que é, e quais as vantagens de fazer um consórcio imobiliário?

Existe uma série de etapas para esse tipo de compra de imóvel, por isso, é importante saber as vantagens que são oferecidas por essas modalidades de parcelamento antes de ingressar nele.

O consórcio imobiliário é, basicamente, uma forma de garantir crédito imobiliário que possui diferentes tipos de burocracia e funciona da seguinte forma: um grupo de pessoas em busca da compra de uma casa própria se reúne e contribuem mensalmente durante um tempo estabelecido de acordo com o valor do bem, formando a chamada força comum, como uma poupança bancária.

Para administrar esses valores, uma instituição financeira deve ser a mediadora entre os consorciados e as construtoras que estão vendendo os imóveis durante o processo que acaba na contemplação de cada uma das pessoas mensalmente.

Abaixo, vamos entender quais as vantagens de fazer um consórcio imobiliário ao invés de financiar em bancos.

Então, quais as vantagens de fazer um consórcio imobiliário?

Entre as principais vantagens, podemos citar o fato de não haver entrada, a isenção de juros, a diminuição burocrática, entre outros que listamos abaixo. Acompanhe.

Sem entrada

Ao financiar uma casa pelo programa Casa Verde e Amarela, por exemplo, as pessoas já ficam sabendo que o primeiro passo é uma entrada que, normalmente, gira em torno de 5 a 10% do valor do imóvel, ou seja, um alto valor somente para começar a pagar.

No consórcio imobiliário, o imóvel é 100% parcelado diretamente com a instituição financeira, sendo que a entrada é o valor da primeira parcela.

Isenção de juros

Mais uma vez, quem está se perguntando quais as vantagens de fazer um consórcio imobiliário, deve entender que, diferentemente do que acontece em financiamentos, nessa modalidade não há cobrança de juros.

A única cobrança que incide sobre o valor das parcelas é a taxa de administração da instituição que fica responsável pela movimentação do nosso dinheiro e algumas taxas relacionadas aos tributos que incidem no valor da parcela.

Zero burocracia

Em um financiamento comum, a burocracia é o que mais assusta as pessoas, depois, claro, dos altos juros.

No consórcio, quem ainda não conhece quais as vantagens de fazer um consórcio imobiliário, pode ficar tranquilo que todo o processo é rápido e a análise de crédito é simples, já que aceitam até mesmo pessoas com restrições em agências como SPC e SERASA.

Maior opção de crédito

Quem sabe quais as vantagens de fazer um consórcio imobiliário entende que, nessa modalidade de serviços, podemos escolher entre vários tipos de crédito adequados de acordo com nossa renda.

A carta de crédito que é emitida quando somos contemplados pode ser tanto do valor da casa quanto do valor parcial, caso a pessoa não esteja querendo o dinheiro total ainda.

Possibilidade de uso do FGTS

Para ser contemplado, um consorciado precisa dar lances ou esperar pelo sorteio, por isso, quem dá os lances têm mais chances de receber suas casas primeiro, por isso, é possível dar lances usando o saldo do FGTS para conseguir ser contemplado e, dessa forma, adquirir o bem o mais cedo possível.

Portanto, quem sabe quais as vantagens de fazer um consórcio imobiliário, entende que o FGTS pode ser usado também para pagar parcelas atrasadas ou adiantadas, pois, isso facilita que essas pessoas acabem o quanto antes de pagar suas parcelas para usufruir dos bens comprados sem juros.

consórcio imobiliário