6 ações para diminuir gastos num escritório de advocacia

A crise que o Brasil está enfrentando obriga diversos profissionais a reduzirem os gastos com seus negócios e empreendimentos, inclusive os advogados. Por esse motivo, muitos estão tomando diversas ações para diminuir gastos num escritório de advocacia.

Afinal, para que seja possível que um escritório de advocacia se destaque no mercado e vença a concorrência, é preciso encontrar formas de reduzir custos para continuar oferecendo os serviços da melhor maneira possível para todos os clientes e assim, continuar gerando lucros.

E se você é um advogado que deseja reduzir custos em seu escritório mas não sabe como, este artigo foi elaborado com 6 ações para diminuir gastos num escritório de advocacia que com certeza poderão te ajudar a economizar muito e permitirão que seu escritório continue funcionando de forma saudável.

Ações para diminuir gastos num escritório de advocacia: 6 dicas que podem te ajudar

Muitos podem pensar que é preciso fazer grandes mudanças para conseguir cortar custos, mas na verdade, as ações para diminuir gastos num escritório de advocacia são bem simples e você irá aprendê-las agora mesmo.

Veja como uma estratégia de desenvolvimento

De todas as ações para diminuir gastos num escritório de advocacia que devem ser tomadas para economizar, a primeira delas é encarar esse corte de gastos como uma estratégia de desenvolvimento para o empreendimento.

Ou seja, não é o ideal que isso seja visto como uma atitude arriscada, mas sim como uma chance de economizar dinheiro para fazer investimentos futuros.

Opte pelo home office

Profissionais que atuam em escritórios estão sendo cada vez mais incentivados a trabalhar como home office, e se você como gestor e administrador adotar essa estratégia, com certeza reduzirá de forma significativa os gastos do escritório.

O trabalho remoto através de um “escritório virtual” pode até mesmo aumentar a produtividade de todos os advogados, visto que não precisam enfrentar trânsitos em horário de pico para chegar até o local de trabalho.

E como mencionado anteriormente, os gastos com o escritório irão diminuir muito, como os gastos com água, luz elétrica e etc., o que também permitirá que sobre um dinheiro a mais para investimentos no futuro.

Adote a estratégia de espaço compartilhado

O serviço ou espaço compartilhado, mais conhecido como coworking, também ajuda muito a reduzir os gastos de um escritório de advocacia, pois permite que diversos advogados trabalhem juntos em espaços físicos que são oferecidos para esses profissionais por um valor muito mais em conta.

Neste caso, o coworking é chamado de coworking jurídico, o qual vem ganhando cada vez mais visibilidade no país nos últimos meses.

Faça um planejamento financeiro

Fazer um planejamento financeiro nada mais é do que fazer um bom controle de todos os gastos que têm no escritório, desde os mais simples até os maiores. Mas para que seja possível fazer isso da maneira correta, o gestor do escritório precisa conhecer e ter uma visão profunda de todos os gastos do empreendimento.

Para poder montar um bom planejamento financeiro, é preciso identificar e considerar todas as despesas fixas e variáveis, mas também é preciso listar a rentabilidade e o faturamento do escritório.

A partir do acolhimento de todas essas informações, você será capaz de montar um planejamento financeiro estratégico e poderá ver melhor onde é preciso reduzir gastos.

Corte gastos dispensáveis

Feito o planejamento financeiro, você conseguirá cortar gastos desnecessários do escritório, como o uso excessivo de papéis para cópias, grampos de papel, copos descartáveis, ítens decorativos, muitas luzes acesas desnecessariamente e todos os outros gastos que forem dispensáveis.

Pode até parecer que essas pequenas coisas não gastam muito, mas se você colocar na ponta do lápis uma média da quantia que é gasta durante o mês com esses ítens e multiplicar pelos meses do ano, verá quanto dinheiro pode economizar.

Considere a terceirização de alguns serviços

E por fim, mas não menos importante, fazer a terceirização de alguns serviços pode otimizar de forma considerável o tempo de todos os advogados que trabalham no escritório, o que aumentará a produtividade deles e, consequentemente, gerará mais lucros.

Além disso, a terceirização de serviços ajuda a aumentar a rede de contatos do seu escritório e promove a formação de parcerias.

Economizar é a chave para um negócio saudável

Nos dias de hoje, com toda a crise e instabilidade econômica que o país está passando, saber como economizar é a chave para ter um negócio saudável e rentável. E todas as dicas para cortar gastos aprendidas neste artigo com certeza serão capazes de te ajudar com isso.

E se você deseja mais dicas como as ações para diminuir gastos num escritório de advocacia que foram aprendidas, no blog da BCompany você encontra diversos outros artigos voltados para a área jurídica que com certeza irão te ajudar a fazer uma gestão impecável do seu escritório.

ações para diminuir gastos num escritório de advocacia