Principais indicadores de desempenho financeiro para empresas

11 Principais indicadores de desempenho financeiro para empresas

Conheça quais os principais indicadores de desempenho financeiro para empresas, a fim de implementá-los em sua estratégia e alcançar os maiores resultados.

Não é apenas importante, mas necessário, controlar regularmente a saúde financeira da sua empresa. Você define certos indicadores-chave (KPIs) para medir o desempenho e tomar ações corretivas na estratégia de negócios sempre que necessário, a fim de oferecer uma visão holística de suas operações comerciais.

Esses indicadores permitem que tenham uma base analítica antes de implementar quaisquer estratégias financeiras em seu negócio. Inclusive, há empresas que solicitam aos funcionários do segmento a formação em um curso de indicadores financeiros, com objetivo de obter uma equipe profissional qualificada para melhor planejamento e ação de estratégias.

Principais indicadores de desempenho financeiro para empresas

Aqui estão os indicadores para avaliar o desempenho financeiro em várias áreas da sua organização

Margem de lucro bruto

Este fator informa se o preço do seu produto/mercadorias é fundamentalmente correto ou não. A margem de lucro bruto é basicamente o lucro geral que você ganha sem cobrir todos os custos operacionais fixos. Consequentemente, melhores margens equivalem a melhores lucros.

Esta é a fórmula simples para calcular a margem de lucro bruto:

  • Margem de lucro bruto = (receita – o custo das mercadorias vendidas) / receita

Lucro líquido

Parece ser o principal motivo do seu negócio. Não é? Isso é o que você tem no final das contas, depois de pagar todas as suas despesas. Simplificando, deduza suas despesas totais da receita para calcular seu lucro líquido.

Vamos supor que seu faturamento total seja de R$ 200.000, mas o seu aluguel mensal, conta de luz e água, salários de funcionários e outras despesas de custo fixo somam R$ 120.000. Seu lucro líquido é de $ 80.000.

Relação de ativos da dívida

O índice de ativos da dívida são seus ativos financiados com dívidas. Em outras palavras, é dizer a você a alavancagem financeira usada em seu negócio.

O índice mais alto indica risco financeiro, portanto, como proprietário de uma empresa, você deve ter a combinação adequada de fundos de acionistas e dívida com sabedoria. Este é um KPI crítico para determinar a credibilidade do seu negócio aos olhos dos investidores e também dos clientes.

Capital de giro

O capital de giro é basicamente a liquidez disponível para as operações comerciais em andamento.

  • Capital de giro = Ativo circulante – Passivo circulante

O nível ideal de capital de giro ajuda a alcançar uma melhor eficiência operacional. Este indicador sugere que você mantenha uma diferença positiva suficiente entre o ativo circulante (contas a receber, caixa, etc.) e o passivo circulante (contas a pagar, provisões, etc.) para operações comerciais regulares. Sem dúvidas, um dos principais indicadores de desempenho financeiro para empresas.

Fluxo de caixa operacional

É essencialmente a quantidade de dinheiro que sua empresa produz por suas operações comerciais regulares, como vendas, compras, etc. É importante que suas operações comerciais gerem fluxo de caixa suficiente para serem mais independentes financeiramente.

  • Fluxo de Caixa Operacional (FCO) = Lucro Operacional (receita – custo das vendas) + Depreciação – Impostos +/- Mudança no Capital de Giro.

Fluxo de caixa positivo indica o futuro promissor e fluxo de caixa negativo significa levantamento de capital ou dívida adicional em seu negócio.

Retorno sobre o patrimônio líquido

O retorno sobre o patrimônio líquido é a medida da lucratividade de uma empresa. Representa a taxa de retorno que os acionistas recebem de seus investimentos. Indica o desempenho financeiro de uma empresa em relação ao dinheiro dos acionistas.

  • ROE = Lucro Líquido ou Lucros / Patrimônio Líquido

Um bom ROE traz confiança entre os acionistas e atrai outros investidores.

Índice dívida / capital próprio

O índice dívida / patrimônio líquido é um KPI importante para determinar a responsabilidade financeira de seu negócio. Ele é calculado considerando seu passivo total em relação ao patrimônio líquido.

  • Dívida sobre o patrimônio líquido = passivo total / patrimônio líquido total

Dá a você um melhor entendimento de sua estrutura de capital. É basicamente o índice de alavancagem financeira para medir a capacidade da sua empresa de cumprir as obrigações de curto e longo prazo.

Razão rápida – Quick Ratio

Como o nome sugere, o Quick ratio é a maneira mais rápida de avaliar a posição financeira de uma empresa. É a capacidade atual da empresa de pagar passivos e dívidas com ativos líquidos prontamente disponíveis.

É também conhecido como “teste de ácido”. Mostra o desempenho financeiro e a flexibilidade da sua empresa. Por isso não poderia faltar numa lista dos principais indicadores de desempenho financeiro para empresas.

Rotatividade de estoque

Existe um fluxo contínuo de estoque dentro e fora de seus depósitos. O giro de estoque representa o número de vezes que sua empresa vende e substitui estoque em um período de tempo específico.

  • Rotatividade de estoque = Custo de estoque vendido / Valor médio de estoque

Isso garante que você não tenha um estoque excessivo em comparação com suas vendas. Fornece detalhes vitais de seu planejamento de vendas e produção para melhor eficiência das operações.

Rotatividade de contas a pagar

Rotatividade de contas a pagar é a taxa pela qual sua empresa paga a seus fornecedores. Este é um KPI interessante para descobrir e preparar o fluxo de caixa, bem como encontrar o planejamento do fluxo.

  • Rotatividade de contas a pagar = Total de compras de fornecedores / Média de contas a pagar

Se o rácio diminuir, indica uma diminuição na frequência de pagamentos a fornecedores, o que é um sinal negativo da posição financeira. Atrasos nos pagamentos podem privá-lo dos descontos de pagamento antecipado dos fornecedores.

Rotatividade de contas a receber

O giro de contas a receber indica a taxa na qual sua empresa recebe os pagamentos devidos. Este KPI garante que você receba fundos em tempo hábil, o que é extremamente crucial para o seu negócio. Este KPI auxilia no planejamento do fluxo de caixa, determina a política de crédito e a política de descontos nas vendas.

  • Rotatividade de contas a receber = Vendas / Média de contas a receber

Ele avalia sua política de crédito, uma alta rotatividade sugere uma política de cobrança agressiva e uma baixa rotatividade sugere entrada inadequada de fundos. Esse será o último da nossa lista dos principais indicadores de desempenho financeiro para empresas.

Dicas finais sobre os principais indicadores de desempenho financeiro para empresas

Chegamos ao fim do texto sobre os principais indicadores de desempenho financeiro para empresas, ficou claro que avaliar o desempenho financeiro é uma parte essencial de qualquer negócio. Contribuirá significativamente para o seu sucesso a longo prazo.

Esperamos que esses 11 KPIs financeiros ajudem você a medir o crescimento do seu negócio, bem como a preparar orçamentos e estratégias de negócios.

Agora que você conhece os principais indicadores de desempenho financeiro para empresas, conte isso nas suas redes sociais, compartilhe o texto.

E se tiver alguma dúvida sobre os principais indicadores de desempenho financeiro para empresas, escreva nos comentários.