O que é o manômetro padrão para calibração

O que é o manômetro padrão para calibração? Saiba agora

O manômetro padrão para calibração é utilizado em várias partes da indústria para aferir a pressão, sendo atmosférica ou de gases e líquidos. Todavia, este instrumento exige bastante cautela.

Este artigo tem como finalidade te fazer compreender qual necessidade do manômetro padrão para calibração, um instrumento de grande valia em inúmeros processos industriais.

É vital assegurar que o manômetro padrão para calibração esteja adequadamente calibrado para impedir lapsos na medição, o que a depender da área que for utilizado, pode acarretar em tragédias, em decorrência destes erros trágicos.

O que é manômetro padrão para calibração?

O manômetro padrão para calibração é um utensílio com uma capacidade elevada de precisão, em função disso é indicado para utilização em laboratórios de calibração e testes, oficinas de instrumentação, serviços de inspeção, monitoria dos processos e outros locais. 

O manômetro padrão para calibração é fabricado com materiais de excelência para garantir a qualidade e a transparência em todas as aferições, utilizando a pressão atmosférica como referência.

Com o nível de atrito baixo entre as partes móveis equipadas com ajuste de angularidade e linearidade, o manômetro padrão para calibração traz qualidades, fazendo com que o material seja preciso, diminuindo assim, os erros – e oferecendo ótimos resultados.

O manômetro padrão para calibração é utilizado para o monitoramento visual de vasos de pressão, equipamentos de vácuo, pressão do ar e gás para compressores, linhas de processo, caldeiras, cilindros de gás e outros instrumentos.

Importância da calibração de manômetros

Devido à utilização diária incessante dos instrumentos de medição, é normal que com o tempo eles deterioram e não conseguem mais assegurar a certeza dos valores medidos, e necessitam fazer ajustes com a calibração de manometros.

Exatamente porque o manômetro padrão para calibração é um instrumento de grande importância, é preciso garantir que ele esteja devidamente ajustado para evitar falhas na medição.

Portanto, além da calibração de fábrica, é necessário fazer a revisão periódica do aparelho ao menos uma vez por ano, ou de acordo com a necessidade.

Além do mais, existem normas e regulamentos que indicam que os fabricantes precisam calibrar seus equipamentos de inspeção que influenciam direta ou indiretamente na habilidade do produto. São exigências da NR13, ISO 9001, ISO 14001 e ISO 45001.

Vantagens de utilizar o manômetro padrão para calibração

Entre as vantagens indicadas pelo manômetro padrão para calibração, pode-se salientar:

  1. O fechamento tipo baioneta da caixa, que ajuda em uma manutenção e revisão rápidas, e adiciona uma maior conservação e, por consequência, reduz a frequência das calibrações a serem realizadas.
  2. Segurança que seus equipamentos estão  funcionando normalmente e com precisão.
  3. Sua empresa está dentro do padrão, cumprindo com a norma regulamentadora para calibração.

Como é feita a calibração do manômetro?

Há variados tipos de revisão que podem ser realizadas com um manômetro padrão para calibração, depende da precisão de uso e do aparelho. 

Calibração Básica

Apenas zerar o manômetro pode não ser eficaz para ter uma leitura apropriada, vamos ver como calibrar por meio de análise:

  • Use um medidor questionável e outro preciso. Utilize os dois para medir a pressão da mesma coisa, e anote os resultados;
  • Compare os resultados dos medidores, e repita a operação com outros itens de pressões variadas;
  • Logo após, mude o mostrador ou faça uma nota. Alguns medidores de pressão autorizam ajustes no mostrador para calibrá-los, outros não. Então, ao invés de forçar o medidor e quebrá-lo, faça uma nota da diferença que ele mostra.

Calibração em Laboratório

Uma forma de ter uma calibração precisa é levando seu instrumento de medição até um laboratório que tenha o manômetro padrão para calibração, pois possuem equipamentos próprios para essa prática.

 O processo de calibração verifica:

  • A plenitude de todas as funções do equipamento;
  • Coleta de dados para indicar quais são os erros apresentados;
  • Investigação de dados para o ajuste do equipamento e como realizá-lo;
  • Modificações necessárias para que todas as especificações de fabricação estejam apropriadas para uso.

Calibração de manômetro digital

A calibração de um manômetro digital opera do mesmo método básico de comparação de medições. Em geral, envolve a conexão do dispositivo sob teste com o dispositivo padrão e a geração de uma pressão comum no circuito de medição.

Assim, os resultados dos dispositivos são comparados em uma ou mais pressões, geralmente das leituras menores para as maiores da faixa de escala total ou da faixa normalmente usada no dispositivo.

O processo continua até que os resultados sejam idênticos!

Inspeção NR13 para manômetro padrão para calibração

A inspeção NR 13 exige que manômetros instalados em vasos de pressão, caldeiras e tubulações devem ser calibrados anualmente.

Para adequar o manômetro padrão para calibração a NR13, deve-se seguir as seguintes instruções:

  1. Remoção e Instalação do Manômetro;
  2. Avaliação do estado geral do equipamento;
  3. Realizar uma limpeza geral;
  4. Calibração de manômetro conforme padrões rastreáveis pela RBC (Rede Brasileira de Calibração);
  5. Colocar o Lacre e Plaqueta com Ordem de Serviço e Data;
  6. Reinstalar o manômetro;
  7. Emitir certificado com padrões rastreáveis pela RBC (Rede Brasileira de Calibração).

Antes de iniciar a revisão, é de suma importância que o instrumento esteja inteiramente limpo, garantindo que não possua qualquer tipo de sujeira que possa avariar a qualidade.

Sem o manômetro padrão para calibração não há garantia que suas medições estão corretas, pois o desgaste sofrido no mecanismo do instrumento pode causar erros gravíssimos de aferição.

É importante salientar que a revisão do manômetro padrão para calibração precisa ser feita por técnicos e empresas avaliadas e certificadas pelo Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (INMETRO).

Não podemos deixar de salientar que é de muita importância escolher um profissional qualificado para realizar a revisão com o manômetro padrão para calibração dos seus equipamentos.