Placa de PVC para teto do banheiro

Placa de PVC para teto do banheiro, entenda as vantagens e aplicações

Seja em uma obra, construções ou reformas, todo mundo que está nessas fases já passou pelo momento de escolher os melhores materiais para cada parte do seu projeto. Quando o assunto são os forros, existem dezenas de possibilidades no mercado.

Qual escolher? Cada material apresenta seus diferenciais, mas o de PVC se destaca por inúmeros motivos. O fato é que há vários modelos de forros porque eles são muito populares no Brasil.

Ou seja, existe uma alta demanda e busca por este material. O forro nada mais é do que aquele revestimento interno ou o lado de dentro do teto dos imóveis, podendo ser instalados em casas, comércio, empresas, indústrias ou em qualquer outro ambiente fechado. 

Sua função é atuar como uma proteção termoacústica, abrigar os sistemas elétrico e hidráulico e até mesmo fornecer o suporte para o equipamento de iluminação. O forro, dependendo do material, não propaga fogo em casos de incêndio e favorece a baixa emissão de gases tóxicos. 

Os brasileiros gostam muito desses materiais porque eles podem dar a sensação de conforto ao local, decorá-lo, diminuí-lo. Além de possibilitarem que as instalações (elétrica, hidrossanitária e outras) não fiquem embutidas na laje, o que facilita as manutenções de rotina.

Como dissemos, os forros de PVC se destacam neste segmento. Eles cumprem todas essas características e muito mais. Este material é o segundo mais produzido no mundo, você sabia?

Fica atrás apenas para outro tipo de plástico. São produzidas mais de 25 toneladas de PVC por ano no mundo, materiais aplicados nos mais variados segmentos da economia.

Nos imóveis, podem ser usados nas tubulações, canos, na fabricação de móveis, entre outros exemplos. Mas, claro, seu uso no forro impressiona pela resistência, qualidade estética e outras vantagens.

A seguir, entenda como utilizar a placa de PVC no teto do seu banheiro, um local mais delicado dos imóveis. Explicaremos o que é o PVC, suas principais características e muito mais. Acompanhe!

Forros de PVC: por que usar? Entenda as vantagens desse material

Dentre as principais dúvidas durante uma construção e reforma, as mais comuns são aquelas relacionadas aos materiais que podem ser usados nos banheiros, dado que este é um cômodo mais complexo do que os demais.

O banheiro costuma ser um ambiente úmido, por causa do chuveiro. O vapor da água durante os banhos, por exemplo, podem ocasionar inúmeros danos no banheiro.

Inclusive, o mais recomendável é que as pessoas não utilizem madeira nessas áreas úmidas, porque é possível que o material seja danificado ao longo do tempo.  Em relação aos forros, muitos realmente não devem ser instalados nesta área, ao contrário do PVC.

O PVC é extremamente resistente a umidade, se tornando uma das melhores alternativas para áreas molhadas. É um material de alta tecnologia, o que garante esse e tantos outros benefícios, os quais citaremos a seguir.

Saiba mais sobre este material, suas especificidades e vantagens. 

PVC: tudo que você precisa saber!

O policloreto de vinila – muito mais conhecido pelo acrónimo PVC – é um polímero sintético de plástico. Sua composição é diferente de todos os outros materiais disponíveis no mercado atualmente.

O PVC é 100% derivado do petróleo. Nenhum outro plástico no mundo é assim! Ele é composto por 57% de cloro e 43% de eteno em um processo de reações químicas complexas.

O fato é que quando o PVC está pronto, é possível transformá-lo em um material rígido, flexível, opaco, transparente, colorido ou não, brilhante, fosco, entre outras diversas possibilidades, o que traz uma versatilidade sem igual para ele.

Inclusive, há diferentes tipos deste material, o PVC rígido, flexível ou plastificado – termos que você pode encontrar nas suas buscas na internet sobre o tema. Essa composição garante que o PVC tenha algumas características diferenciadas, como:

Este material é muito resistente, flexível, leve, atóxico, inerte, seguro, resistente à ação de fungos, bactérias, insetos e roedores. Também apresenta excelente resistência a reagentes químicos e a choques.

É um bom isolante térmico, elétrico e acústico, entre outros diversos benefícios. Quando pensamos nos forros de PVC, este material ainda apresenta mais vantagens:

Ele é opção de forros mais econômica, barata e tem fácil instalação. O PVC dispensa acabamentos, como pintura ou verniz – o que também garante mais praticidade e economia durante as obras e construções. 

Este material pode ser reciclado e além de tudo, é super versátil. Há inúmeras opções deste forro no mercado, como o branco, aqueles que imitam madeira, entre outros,  o que permite mais criatividade na hora de decorar os espaços.

Além disso, ele não exige grandes manutenções durante o dia a dia, o que as pessoas adoram. A sua resistência a umidade e todos esses itens citados, fazem dos forros de PVC as melhores alternativas do mercado.

Eles valem muito a pena!