O que é a experiência de compra 'phygital' que alia o real e o virtual

O que é a experiência de compra ‘phygital’ que alia o real e o virtual?

Integrar soluções offline e online é uma das melhores estratégias de marketing para as marcas. Entenda como o conceito funciona

O termo ‘phygital’ pode ser novo para a maioria dos consumidores, mas traz à tona um importante tema para o mercado: a experiência do usuário. Com soluções centradas em promover praticidade e comodidade, as empresas vêm investindo constantemente em melhorias tecnológicas.

Integrar os meios online e offline tem gerado resultados promissores para as marcas, desde que sejam executadas estratégias eficientes para alcançar as metas desejadas. Entre as ações online, o uso de cupom de desconto é uma ferramenta interessante para conquistar clientes em potencial, além de agradar os antigos, pois os ajuda a economizar nas compras online e offline.

E o ‘phygital’ entra como uma nova proposta no marketing 4.0, aliando o mundo real ao virtual, a fim de estabelecer relacionamentos mais vantajosos entre marcas e consumidores. Portanto, confira abaixo tudo o que você precisa saber sobre a experiência de compra ‘phygital’ e qual seu impacto no mercado publicitário.

O que é phygital?

O conceito vem da junção de dois termos: physical (físico) e digital, ou seja, é a união entre as características offline e online do marketing. Dessa forma, as empresas devem criar ações complementares para efetuar suas vendas e conquistar clientes, utilizando diferentes técnicas e plataformas.

Vantagens do phygital

Ao integrar os principais canais de comunicação através da experiência de compra ‘phygital’, as marcas conseguem manter sua relevância no mercado. Para isso, passam a oferecer ferramentas e soluções tanto para o meio físico, como lojas e pontos de venda, quanto digital, incluindo aplicativos, uso de QR codes, telas interativas, entre outros recursos.

Uma das vantagens mais relevantes para as marcas é alcançar o cliente em todas as esferas de consumo, seja ao comprar um produto na loja, seja no aplicativo. Assim, a presença de marca se torna fundamental para complementar a experiência do usuário, entregando as soluções necessárias para garantir a satisfação do cliente.

Relacionamento com o cliente

O relacionamento entre marcas e consumidores tem alcançado um novo patamar, onde empresas investem em uma comunicação mais informal e íntima, a fim de aproximar as partes envolvidas. Atualmente é possível encontrar inúmeras empresas que se dirigem a seus consumidores de forma pessoal.

O objetivo é fazer o cliente sentir que quem está falando com ele é uma pessoa e não uma loja, sem características humanas. Apostar em uma comunicação mais calorosa é essencial para aprofundar o vínculo entre consumidores e empresas.

Um mergulho na persona

Desenvolver as estratégias certas é fundamental para o sucesso de um negócio e, para isso, a empresa deve pesquisar sobre o seu público, a fim de criar soluções eficientes em todos os canais de comunicação, sejam físicos, sejam digitais.

Quando as marcas investem em soluções diferentes sem antes conhecer as necessidades reais de seus consumidores, elas têm grandes chances de apostar em ações erradas. E isso pode ser prejudicial para a imagem de uma empresa, principalmente se ela optar por medidas que vão contra os valores dos clientes.

Em muitos casos, o resultado pode ser irreversível, causando ruídos na comunicação entre marcas e consumidores.

Canais de comunicação

Se a empresa deseja apostar em uma estratégia ‘phygital’, ela precisa ter consciência que deve dominar múltiplas plataformas para entregar produtos eficientes e satisfatórios para os usuários. Por exemplo, não adianta ter excelentes canais de comunicação offline se o atendimento virtual da marca não funciona.

Portanto, é imprescindível incluir estratégias omnichannel em seu planejamento, integrando os canais de comunicação para melhorar a experiência do usuário.

Soluções phygital

As tendências de marketing têm evoluído com o avanço da tecnologia e as empresas precisam entender a importância das soluções atuais para criar ações cada vez mais relevantes para o consumidor.

A experiência de compra ‘phygital’ inclui desde o atendimento em uma loja física até a interface do aplicativo da marca. Conceitos de UX Design e UX Writing, por exemplo, são fundamentais para tornar a experiência do usuário ainda mais eficiente.

Assim, as empresas criam produtos e serviços cada vez mais compatíveis com as necessidades do público, aprofundando a relação entre marcas e consumidores.