Dicas simples para aliviar o estresse

Dicas simples para aliviar o estresse

O estresse é uma doença oculta que afeta quase todos na sociedade moderna.  Como sabemos, a vida adulta é repleta de incidentes, prazos apertados e compromissos quase sempre inadiáveis. 

Não necessariamente precisa ser desse jeito. Existem maneiras naturais de aliviar o estresse, que são capazes de ajudar a prevenir doenças, aumentar os níveis de energia, melhorar sua memória e concentração e melhorar sua vida sexual.

Mudando alguns de seus hábitos, você pode prevenir e diminuir a tensão, incluindo o exercício, usando óleos essenciais, táticas respiratórias, e tomando certos suplementos.

Neste artigo, vamos conversar um pouco sobre o que é o estresse e também formas de diminuí-lo. 

Afinal, o que é estresse?

Estresse é uma reação do nosso organismo quando estamos passando por algum momento delicado, geralmente de desafio ou quando nós nos sentimos ameaçados. Trata-se de um alerta indesejado, que pode provocar mudanças emocionais e físicas.

O estresse não é bom nem ruim. É o que nós fazemos dele. Quando lhe damos atenção negativa (o que na maioria das vezes acontece inconscientemente), ele se transforma em um monstro, causando inúmeros problemas em nossas vidas.

Por outro lado, quando lhe damos atenção positiva (o que na maioria das vezes acontece de forma consciente), ele pode nos ajudar a corrigir ou a diminuir o que nós nos sentimos ameaçados, a ter um melhor desempenho, a superar obstáculos.

Veja também nosso artigo: Autocontrole emocional: por que é tão importante no ambiente corporativo.

Dicas fáceis para aliviar o estresse

Como nós dissemos, o estresse não tem que fazer parte de sua vida. 

Ao fazer apenas algumas mudanças em seus hábitos, você pode começar a preparar seu corpo e sua mente para situações de adversidade, e desta forma, diminuir ou simplesmente aliviar o estresse.  Veja algumas dicas abaixo:

Música relaxante

É sabido por todos que a música ajuda o corpo e a mente a relaxar. 

Você não precisa necessariamente estar na natureza ou mesmo ter fones de ouvido para ouvir estes sons. Basta pesquisar no YouTube ou no Spotify, por exemplo.

Você também pode se dedicar no aprendizado de algum instrumento musical. A disciplina exigida para tocar uma nova música (ou, quem sabe, até mesmo se tornar um músico amador) pode tirar o foco da sua mente, e te dar momentos prazerosos. 

Comemore as conquistas da sua vida

Controlar seus níveis de estresse é essencial para ter uma vida mais feliz.

Portanto, a primeira atitude positiva que você deve fazer para reduzir seus níveis de estresse é parar de pensar em todas as coisas que você tem que fazer, e começar a se concentrar em todas as coisas boas e maravilhosas que estão acontecendo em sua vida. 

Ser grato pelas suas conquistas é importante porque nos insere dentro da realidade.  Isto inclui celebrar pequenas realizações e renovar suas energias movendo-se e se divertindo.

Praticar exercícios físicos

Muitas pessoas têm dúvidas sobre qual é o melhor exercício para aliviar o estresse. 

A resposta é que qualquer tipo de exercício ajuda na liberação de endorfina, um neurotransmissor que atua no relaxamento e na redução do estresse.

Quando você precisar desabafar, faça algo físico como correr, passear ou ir à academia. Além dos benefícios diretos para sua saúde, também alivia os efeitos do estresse.

Pratique meditação

A meditação nos torna mentalmente saudáveis, permitindo que nos concentremos em nós mesmos e nos tornemos menos agitados. Um dos tipos mais adequados de meditação é a atenção, que estimula a consciência sobre nossos pensamentos, sentimentos e sensações.

É realmente muito simples. Basta encontrar um lugar tranquilo onde você não seja interrompido e sentar-se confortavelmente. Feche os olhos e concentre-se em sua respiração durante cinco a dez minutos por dia. Você logo começará a se sentir mais centrado e mais calmo.

Alimente-se de forma correta

Nosso organismo perde nutrientes importantes durante o período de estresse. 

Comer uma dieta bem balanceada melhora a capacidade de seu corpo de responder ao estresse. Alimentos com brócolis, chicória, ômega-3, como sementes de chia, salmão e truta ajudam o funcionamento do sistema nervoso, combatendo o esgotamento mental. Bananas e nozes também são ótimas para promover o bem-estar.

Sua rotina diária deve incluir a ingestão de frutas, vegetais e proteínas magras. Isto o manterá cheio e ajudará a prevenir a irritabilidade causada pela fome.

Não recorra aos vícios

Uma tendência natural é buscar equilíbrio em fontes externas. E isso é um canal direto para vícios em excesso, bebidas e cigarros. Essas substâncias, quando consumidas em demasia, são tóxicas e, portanto, devem ser mantidas em equilíbrio adequado.

Ao contrário que muitos podem pensar, os vícios podem causar ainda mais ansiedade, depressão e em casos extremos até mesmo suicídio.

Não leve as críticas para o lado pessoal

Você recebe uma crítica? Não fique desanimado.

Uma boa maneira de encarar as críticas é contorná-las para que sejam construtivas e que possam melhorar seu modo de trabalho. 

Reflita calmamente sobre isso. Se for válido, é um ótimo caminho para o auto aperfeiçoamento! Tente melhorar neste ponto. Mas, se não for bom para você ou simplesmente sentir que não faz sentido, basta ignorá-lo.