consultoria contábil

O que é uma consultoria contábil?

Sob um prisma inicial, a consultoria contábil pode ser definida como um serviço cedido por profissionais da área contábil com o objetivo de permitir que as empresas contratadas estejam devidamente atualizadas com suas obrigações tributárias, financeiras e fiscais.

Na prática, a consultoria contábil tem como objetivo apontar o melhor caminho a ser percorrido para que uma empresa seja capaz de viabilizar a redução de gastos, impostos e processos internos

Para tanto, é necessário que a consultoria contábil tenha acesso a estratégias e dados relacionados às atividades empresariais, auxiliando gestores e empresários a administrar suas entradas e saídas, o pagamento correto de impostos, na redução de gastos, otimização de recursos e a propor medidas necessárias para auxiliar a organização em suas decisões.

Esse tipo de atuação costuma ser respaldado por uma equipe de consultores responsáveis pela análise de toda a movimentação contábil da companhia, desde contas a pagar, folha de pagamento, demonstrativos de fluxo de caixa e tantas outras movimentações relevantes na rotina financeira da empresa.

A seguir, confira mais detalhes sobre a consultoria contábil e a sua importância para os negócios.

A prática da consultoria contábil 

Depois de efetuada a contratação de um profissional capacitado em consultoria contábil, o primeiro passo tende a ser a elaboração de um planejamento tributário.

O objetivo é permitir que consultores e empresários atendam e contabilizem todos os tributos relacionados à atividade econômica e os tributos que devem ser distribuídos a cada um deles, evitando ao máximo gastos desnecessários e possível sonegação fiscal

Feito o planejamento tributário, a missão de manter a empresa dentro da legislação vigente, evitando multas que prejudiquem o capital do negócio, se torna uma tarefa muito mais simples e orgânica.

Esse diagnóstico da situação financeira de qualquer empresa costuma ser feito por meio de relatórios (ou métricas) de desempenho depois que o profissional consegue investigar, através de dados, o cenário em que a entidade se encontra, identificando pontos fracos e as oportunidades de aprimoramento.

Também estão na alçada do profissional especializado em consultoria contábil as orientações a respeito das decisões do empresário, sendo este o responsável por recomendar as ações que considera primordiais para a melhoria do negócio.

A partir dos dados e relatórios gerados, além de informações sobre como realizar determinados processos, o contabilista também pode orientar o responsável da empresa contratante quais as providências a serem tomadas no futuro próximo.

Motivos para investir em consultoria contábil 

Quando o assunto é a dúvida sobre a necessidade ou não de investimento na área da consultoria contábil, é preciso ter em mente que quem investe neste modelo de serviço costuma experimentar um salto significativo de produtividade, identificando e estancando gargalos, e otimizando os esforços nesta área.

Com o auxílio de profissionais especializados em consultoria contábil, e que corresponda à legislação em vigor, é mais fácil evitar que a empresa ultrapasse o recolhimento de tributos necessários. Ou seja, favorecendo o fluxo do dinheiro no caixa do negócio e a lucratividade no longo prazo.

É importante observar que a consultoria contábil pode gerar mais valor aos produtos ou serviços prestados por uma determinada empresa, tornando eficiente sua gestão financeira e contribuindo para um desenvolvimento mais sustentável e consolidado.

Recompensas geradas pela consultoria contábil

No geral, quando medimos todos os benefícios de se contratar uma consultoria contábil, fica claro que os ganhos são enormes e ultrapassam os gastos necessários para que esse tipo de investimento seja feito, especialmente para pequenas empresas ou prestadores de serviço.

Contratar um serviço de consultoria contábil significa colocar as contas em ordem, acabar com as multas, diminuir os impostos e daí por diante.

Na prática, a sua empresa passa a perder menos dinheiro, ganhando mais competitividade e uma maior margem de manobra no mercado, já que, ao diminuir os custos, a companhia pode manter os preços e conquistar mais lucros, podendo reverter o dinheiro no próprio desenvolvimento do negócio.

Conclusão

Se você finalmente entendeu a importância de se aliar a um especialista na área da consultoria contábil, entre em contato com uma empresa especialista no ramo e descubra como contribuir com o crescimento da sua organização.

Não perca tempo, entre em contato com a Tag Contabilidade ou solicite um orçamento. Podemos te ajudar!

Não se esqueça de que as escolhas finais sempre serão do contratante e que a função do profissional em contabilidade é auxiliar na tomada dessas decisões.