Como usar a internet para estudo

Como usar a internet para estudo

Os avanços da tecnologia tem contribuído cada vez mais para que os estudantes tenham um maior e mais fácil acesso a conteúdos educacionais, antes era necessário pesquisar determinados temas em livros de bibliotecas. 

Atualmente, basta dar um Google e está lá tudo o que o aluno precisa saber. A internet para estudo é um verdadeiro guia de conhecimento.

São muitas as possibilidades que a rede online oferece, sendo ela estudar de casa, realizar pesquisas, enviar trabalhos, ou seja, facilita a vida em muitos aspectos.

Veja nosso artigo: Como aprender inglês sozinho.

Redes sociais para estudo 

Se engana quem pensa que as redes sociais funcionam apenas como passatempo, ela não serve só para postar fotos ou gravar story, são muitas as formas de aprender utilizando esse meio, seguir professores que usam o Instagram como ferramenta de ensino, por exemplo, é uma ótima maneira de adquirir conhecimento.

Ver um vídeo mais descontraído pode fazer com que a informação chegue de uma maneira rápida a sua mente, como ouvir uma paródia sobre determinado conteúdo, facilitando com que a melodia da música faça e a letra explicativa penetrar em sua mente.

O YouTube também é uma excelente ferramenta da internet para estudo, nele podemos assistir aulas completas com professores sérios, que ensinam de forma prática sobre os mais diversos temas e que também disponibiliza interação entre diversas pessoas por meio de comentários em vídeos salvos ou ao vivo durante as lives.  

Conheça alguns canais do YouTube e sites que transmite conhecimento 

  • O ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio) está bastante próximo, o site da Promilitares ensina diversas dicas para você tirar uma boa nota em sua dissertação;
  • Se está precisando adquirir mais conhecimento em matemática o professor Vandeir pode te ajudar basta procurar por Calcule Mais;
  • O canal Small Advantages disponibiliza aulas completas de inglês;
  • Caso esteja precisando aprender mais sobre português pesquise pelo Professor Noslen;
  • Para aprender mais sobre explicações e experiência científicas busque por Manual do Mundo.

Os sites bibliotecas

No mundo virtual existem sites que funcionam como bibliotecas, em que disponibilizam diversos exemplares online das mais diversas obras literárias, ou seja, não é mais necessário estar com o livro físico em mãos para ter acesso a todo o conhecimento disponibilizado por ele.

O Governo Federal, mas precisamente falando o Ministério da Educação, oferece um site gratuito que conta com mais de 180 mil livros virtuais, sendo ele intitulado de Portal Domínio Público, disponível também para download.

Sites como esses são importantes principalmente para estudantes de baixa renda que não têm acesso facilmente ao conhecimento, por questões financeiras principalmente.   

Aplicativos disponibilizados para os estudos 

Atualmente são disponibilizados diversos aplicativos educacionais nas plataformas virtuais, eles oferecem várias formas de aprendizagem sendo ela por meio de lembretes contendo informações, interação entre estudantes de diversos lugares do Brasil e do mundo, fazendo com que as mais diversas culturas se encontrem através da tela de um tablet, smartphone ou computador.

Esses Apps também têm a função de ajudar na organização do tempo de estudo, oferecendo planilhas e cronogramas criados especificamente para cada conteúdo escolhido. 

São vários os aplicativos, cada um é destinado a um tema diferente: línguas estrangeiras, área da literatura, matemática, história, ou seja: são muitas as opções.

Além de oferecerem também conhecimentos de assuntos importantes para crianças das mais diversas faixa etária de forma lúdica, com a utilização de desenhos e cores vivas para chamar a atenção da criançada, funcionando como forma de incentivo em aprender coisas novas cada vez mais. 

Apps que facilitam a vida do estudante

  • Manual da redação conta com várias explicações sobre como fazer redações;
  • Duoling ideal para quem necessita estudar a língua inglesa;
  • Forest por meio desse aplicativo é possível medir o tempo, para evitar as distrações;
  • Mecflix conta com vídeos que abrangem as mais diversas áreas do conhecimento e é disponibilizado pelo Governo;
  • Mathboard atuante na área de disseminação de conhecimentos matemáticos, e também melhora no raciocínio com propostas de cálculo, divisão, adição, entre outros tópicos;
  • Freedom permite que os estudantes bloqueiem aplicativos e redes sociais por algum período de tempo. 

Comunicação virtual

O WhatsApp, por exemplo, é uma rede de comunicação que possibilita a criação de grupos de pessoas para bate-papos, em que diversas informações podem ser compartilhadas ao mesmo tempo com um grande número de estudantes.

Como tudo tem seu lado bom e ruim, a utilização da internet para estudo tem uma desvantagem como, por exemplo, o bombardeio de conhecimento, não se deve de forma alguma sobrecarregar a sua mente com muita informação ao mesmo tempo.

Outro fator muito importante do mundo virtual é ficar atento as conhecidas fakes news, as mesmas são repassadas tão rápido, que muitos acreditam ser verdade, então é sempre importante antes de repassar algum conhecimento adquirido online certifica-se de que realmente é verdade, por meio de sites sérios e fontes confiáveis. 

Os podcast 

Se por alguma razão você não puder ler a textos, os podcast é uma excelente solução são informações disponibilizadas tanto gravadas como ao vivo.

Para se ter acesso a essa função oferecida pela internet para estudo, é necessário acessar plataformas de stream de áudios, sem intervalo, trazendo informação de credibilidade e diversos bate-papos. 

Pausas

Se você é uma pessoa que gosta de estudar é ótimo, porém é importante saber o quanto de tempo você leva fazendo isso, saber conciliar sua vida e seu período de estudos é algo essencial.  

Existe um método de aprendizagem conhecido como Pomodoro, ele consiste em que em meia hora de estudo 5 minutos seja descansando a mente, seja tomando uma água ou comendo um chocolate, lembre-se de que as redes sociais não permitem que nossa mente descanse, então nada de ficar mexendo no celular durante esses 5 minutinhos.

A internet para estudo é uma ótima guia no mundo virtual do conhecimento, porém deve-se achar um equilíbrio para a utilização desse tão importante meio, o foco, organização e disciplinas são os três principais pilares para que se consiga obter êxito por meio dos estudos online.