Como a ingestão de água pode melhorar a saúde

Como a ingestão de água pode melhorar a saúde? Descubra!

A ingestão de água carrega uma grande importância para o nosso corpo. Médicos e outros profissionais da área da saúde recomendam beber água purificada para garantir um bom metabolismo do organismo e consequente bem-estar. 

A estimativa é que uma pessoa adulta consuma cerca de 2 litros de água diariamente. Mas isso varia de acordo com peso, idade, biotipo e estações do ano, por exemplo. 

O que não podemos descuidar em nenhum momento é sobre a importância da ingestão de água purificada, que esteja livre de resíduos e microorganismos. Tomar direto da torneira ou de outros lugares pouco confiáveis pode acarretar problemas ao nosso organismo.

Por isso, para entender mais sobre a importância da ingestão de água, continue aqui e entenda mais sobre o assunto! Boa leitura. 

Ingestão de água pode realmente melhorar a saúde?

A ingestão de água melhora, sim, a saúde do nosso corpo. O metabolismo humano funciona muito mais rápido quando bebemos água com maior frequência. 

Especialistas em nutrição explicam que a água tem participação ativa em quase todas as reações metabólicas do corpo. Ela constitui a maior parte referente ao peso do nosso corpo e pode variar  entre 45 a 75%, dependendo da idade e sexo. 

Mas vale lembrar que os benefícios para o corpo só são possíveis com a água purificada, ou seja, aquelas que estão livres de resíduos pesados para o nosso corpo e que eliminam a presença de qualquer microorganismo. 

Pessoas que não ingerem água purificada podem desenvolver os seguintes problemas: 

  • Hepatite A: a doença é causada pelo vírus do tipo Picornavírus. É transmitida pelo  contato com água contaminada;
  • Amebíase: infecção causada pelo protozoário Entamoeba Histolytica;
  • Leptospirose: bactéria presente na urina dos ratos de esgotos;
  • Cólera: a bactéria Vibrio Cholerae está presente na água e nos alimentos;
  • Giardíase: infecção que ataca o aparelho digestivo, causada pelo parasita Giardia Lamblia.

Como aumentar a ingestão de água das pessoas?

É comum que as pessoas troquem a ingestão de água por outras bebidas, como refrigerantes, cafés, sucos, energéticos e outros.

Contudo, essas bebidas carregam elementos químicos que são prejudiciais para a saúde. Por isso, consumi-las com frequência não é o ideal para o nosso organismo.

Outra situação comum é que muitas pessoas esperam ter sede para ingerir água. Apesar de ser um importante sinal de alerta do organismo, geralmente aparece quando a quantidade de líquidos no corpo está abaixo do desejado. 

É recomendável que você não espere ter sede para fazer a ingestão de água

Se você é uma pessoa que só bebe a famosa Coca-cola ou consome poucos líquidos por dia, veja dicas para aumentar a ingestão de água no dia a dia:

1. Levando água de qualidade para casa

Com um purificador em casa, as pessoas não precisam se preocupar com a procedência da água que ingerem

Esse aparelho é capaz de remover qualquer sujeira que possa contaminar o nosso organismo e até mesmo eliminar microorganismos infecciosos. Um bebedouro comum, todavia, não teria essa capacidade.

2. Incentivando a beber água através de apps

Existem apps de exercícios que mandam notificações frequentes e avisam ao usuário quando está na hora de tomar um copo de água

É uma medida interessante para quem ingere pouco líquido durante o dia. Pessoas que trabalham o dia fora e costumam ficar muito tempo no transporte público são um exemplo disso.

Com o app instalado no celular e uma garrafinha, uma solução já é trazida em relação à ingestão de água.

3. Mostrando doenças comuns pela falta de consumo de água 

O pouco consumo de água também contribui para o surgimento de doenças no nosso organismo, como pedra nos rins e infecção urinária. 

Não ter o costume de tomar 2 litros de água por dia ou até mesmo sem ir ao banheiro na medida certa pode acarretar nesses dois problemas ou até em outros mais graves. Por isso, esteja sempre atento!

Qual o volume médio de ingestão de água por dia?

A ingestão de água diária deve ser de pelo menos 2 litros. Contudo, é preciso avaliar diferentes situações: se estamos no verão, a tendência é suar mais e reter poucos líquidos. Nesse período, recomenda-se beber bastante água.

Pessoas altas, que praticam exercícios físicos, devem também se atentar à quantidade de água ingerida. Aumentar pelo menos 1 litro nessa quantia ou até mesmo dobrar seria uma opção interessante.

Mas, independente da situação, o volume médio ideal é de 2 litros. Nunca deixe de consumir essa quantidade, pois ela é essencial para manter o nosso corpo hidratado. 

Ingestão de água: uma necessidade para o metabolismo

O metabolismo do corpo humano carece da ingestão de água. No período de 24 horas perdemos uma grande quantidade de líquido. Isso acontece por meio da transpiração, respiração, entre outras funções vitais do organismo. 

Embora bebidas como refrigerantes ou sucos industrializados pareçam suficientes, eles possuem açúcares e conservantes que prejudicam a saúde. A água, então, é indispensável para fazer a manutenção do metabolismo em nosso corpo.

Em hipótese alguma troque o consumo desse líquido por outros cheios de elementos químicos. A priori, também opte pela ingestão de água purificada, para que resíduos ou microorganismos não prejudiquem o nosso corpo.

Baixe aplicativos para ajudar a lembrar sobre o consumo de água, ande com uma garrafinha em mãos e tenha até mesmo um purificador em casa. Essas são medidas simples, mas que podem ajudar demasiadamente sua saúde.