Quais são os aplicativos mais baixados em 2021

Quais são os aplicativos mais baixados em 2021? Veja ranking e estratégias!

O ranking de downloads nas apps stores é sempre muito aguardado ao fim de cada ano. Graças à inteligência mobile, uma estratégia de marketing comum para o mundo dos celulares, a lista de aplicativos mais baixados em 2021 foi bastante diversificada.

O famoso TikTok ou a própria loja de itens chineses Shopee entraram na lista com posições extraordinárias. Mas isso não aconteceu por acaso! Houve investimento não só em otimizar o próprio app, como também no marketing dessas empresas.

Se você ficou interessado em saber quais foram os aplicativos mais baixados em 2021, continue aqui e acompanhe a matéria completa! 

Boa leitura.

Quais são os aplicativos mais baixados em 2021?

Entre os aplicativos mais baixados em 2021, o TikTok foi o grande destaque. O app ficou em primeiro lugar no ranking para sistemas Android e em segundo para iOS.

O aplicativo virou tendência no mundo, embora tenha acontecido algumas situações adversas nos Estados Unidos. Até então, o app era abominado pelo ex-presidente Trump, que alegava espionagem chinesa por meio do TikTok. Viu-se, com o tempo, que era uma acusação infundada.

O App Annie, empresa especializada no mercado mobile, divulgou um ranking com os apps mais baixados no ano de 2021. 

No sistema operacional iOS, a loja Shopee chamou mais a atenção dos usuários, conquistando o primeiro lugar na relação dos mais baixados. Já o app do YouTube gerou a maior receita no ranking entre os streamings de mídia. 

Nesta listagem, os 5 primeiros lugares de mais baixados para Android são: 

  • TikTok;
  • Instagram;
  • TikTok Lite;
  • Helo;
  • Instagram Lite.

Já para os usuários de iOS, os 5 primeiros são:

  • Shopee;
  • TikTok;
  • YouTube;
  • Instagram;
  • WhatsApp.

Quais são os aplicativos mais baixados no Brasil?

Quais são os aplicativos mais baixados no Brasil

No Brasil, a inteligência mobile foi uma das responsáveis em ajudar na visibilidade dos apps. Por meio dessa estratégia, todos conseguiram bons resultados no número de downloads, entre os milhões de outros serviços disponíveis nas app stores. 

Apesar do TikTok ter dominado o ranking mundial, o WhatsApp ainda é o favorito dos brasileiros e está entre os aplicativos mais baixados em 2021. Outros que se destacam são o Facebook, o Instagram e o YouTube.

Na mesma pesquisa realizada pelo App Annie, os aplicativos mais baixados no Brasil são:

  • WhatsApp;
  • Instagram;
  • Facebook;
  • TikTok;
  • YouTube.

O que interfere no download dos apps?

O uso da inteligência mobile interfere na visibilidade dos apps. Como no marketing tradicional, as empresas ganham destaque através de anúncios e demais propagandas. O mesmo acontece com essa estratégia, porém para celulares.

Veja o que pode ter influenciado nos aplicativos mais baixados de 2021 e que pode ser uma boa opção para quem está pensando em investir no seu próprio app:

Descrição do aplicativo

A descrição do aplicativo é muito importante, pois é com essa legenda que o usuário sabe a função do serviço. 

No texto de descrição encontra-se, primeiro, o convite para que o usuário faça o download. Isso desperta a curiosidade e o interesse, de modo persuasivo. 

Além disso, é importante que o usuário seja direcionado para botão de download e assim complete a ação. 

Ícone

Outro ponto que chama a atenção do usuário para um aplicativo é o ícone. Em muitos casos, a imagem é mais eficiente que o próprio texto de descrição

Como já diziam “uma imagem vale mais do que mil palavras”, é importante escolher para o aplicativo um ícone chamativo, que desperte o interesse do usuário. 

Não adianta criar um texto bem elaborado e explicando com detalhes sobre o app, se o ícone dele não seguir a mesma estratégia. Isso influencia diretamente no ranking de aplicativos mais baixados em 2021.

Tom adaptado para público-alvo

Na descrição do aplicativo, o texto precisa seguir um tom adaptado para o público-alvo. Caso ele seja direcionado para médicos, por exemplo, deve-se usar uma linguagem técnica e objetiva.

Se o público for mais jovem, vale usar um texto mais informal para criar maior proximidade e garantir que os usuários façam o download do aplicativo. 

Caso contrário, isso pode afetar toda a sua estratégia e até mesmo a imagem da sua empresa. Todos os aplicativos mais baixados em 2021 apostaram nessa estratégia e tiveram bons retornos.

O que fazer para mudar o número de downloads?

Assim como sites precisam de estratégias para ganhar destaque no mercado digital, os aplicativos também necessitam da inteligência mobile para ter boas posições e conquistar novos usuários

O que fazer para mudar o número de downloads?

Pode ter certeza que todos os aplicativos mais baixados em 2021 utilizaram um pouco da inteligência mobile para aumentar a visibilidade e número de downloads. Mesmo grandes negócios recorrem a essa estratégia, pois ela é extremamente eficaz. 

Busque saber mais sobre como o marketing pode ajudar o seu app e inclua todas as dicas pertinentes no lançamento e/ou divulgação. Quem sabe você não é o próximo a se destacar na lista de 2022, não é mesmo?!