mercado de aluguéis de imóveis

Como o mercado de aluguéis de imóveis está mudando?

O mercado de aluguéis de imóveis está passando constantemente por mudanças expressivas, como, por exemplo, o controle de aluguéis de imóveis através da tecnologia para reduzir custos e melhorar a rentabilidade.

Dessa forma, os proprietários precisam ficar atentos as tendências do mercado, assim é possível potencializar os seus resultados, fechando mais negócios, e, naturalmente, conseguindo um lucro maior.

Afinal de contas, se você não se atualizar, implementando mudanças com foco no cliente e otimização dos processos, naturalmente você passa a perder espaço para outras empresas e negócios.

Sabendo disso, confira abaixo os principais e mais importantes pontos que estão mudando no mercado de aluguéis de imóveis. Veja!

Espaço em casa para home office

O mercado de aluguéis também está mudando em razão dos problemas sociais que o mundo está passando, como é o caso da covid-19, que chegou em 2020 e alterou o comportamento das pessoas de modo significativo.

Como agora tem-se a necessidade de as pessoas trabalharem em casa, surge também a necessidade de adequar os ambientes internos dos imóveis para que seja possível a realização de tarefas de maneira mais confortável.

Propriedades que anteriormente não contavam com espaços para trabalho tiveram que ser reformuladas, assim até quarto de hóspedes foram se tornando espaços de trabalho.

Afinal de contas, é preciso que este espaço seja montado em um ambiente com pouca circulação de pessoas e onde seja possível trabalhar sem distrações.

Ainda que não haja um espaço destinado a isso, os proprietários de imóveis devem ter atenção, pois, como já dito, essa é uma das mudanças no mercado de aluguéis bem marcante e que chegou para ficar.

Construção sustentável

Se você acompanha o setor de construção civil já deve saber que a construção sustentável é uma tendência deste segmento.

Logo, no cenário de hoje existirá cada vez mais a busca por novos meios de produzir e construir.

Isso porque, infelizmente há a real possibilidade da escassez dos recursos naturais e não renováveis.

Como as pessoas estão cada vez mais conscientes disso, naturalmente existe uma busca pela mudança de hábitos de consumo que vão além de práticas no dia a dia, mas incluem também os seus imóveis.

Dessa maneira, uma das mudanças significativas nos aluguéis de imóveis é a oferta de soluções sustentáveis com o objetivo de economizar na utilização dos recursos.

Imóveis conectados

Nos dias de hoje é possível perceber uma grande automação presente nos mais diferentes ambientes de um imóvel, como é o caso das fechaduras eletrônicas, que fazem com que a utilização da chave seja desnecessária.

Desta forma, é possível abrir a porta de casa através da digital, sem existir mais o problema de “esqueci minha chave e agora?”.

Por essa razão, os proprietários de imóveis devem se atentar a essa tendência, uma vez que a automação é um grande diferencial no momento da locação, pois traz mais segurança para o inquilino.

Software de gestão de aluguéis

Para ter o melhor controle de aluguel de imóveis, uma das tendências mais importantes que surgiu para ficar e que vem ganhando destaque cada vez mais neste mercado é a utilização de software para melhor gestão.

A razão é simples: quem ainda não é capaz de otimizar e automatizar as suas operações está perder tempo e dinheiro.

Ora, várias das tecnologias adicionadas à operação do mercado imobiliário já se encontram disponíveis no mercado, porém elas estão ganhando cada vez mais força por conta da adaptação deste setor ao mundo digital.

Dessa maneira, hoje com um software de gestão de aluguéis os proprietários de imóveis conseguem acompanhar o fluxo inteiro de locação, tendo o processo na palma das mãos.

Portanto, essa tendência do mercado de imóveis permite a resolução de vários problemas sem a necessidade de que o cliente se faça presente fisicamente, como é o caso do recurso de assinatura digital ou eletrônica, por exemplo.

Todavia, como esse controle de aluguéis de imóveis é possível com um software? Bom, há várias ferramentas neste tipo de ferramenta que contribui para os proprietários. Veja!

Integração de processos

O software de gestão de aluguéis é uma das tendências deste setor principalmente por integrar uma série de processos.

A plataforma Accordous, por exemplo, permite que o proprietário do imóvel crie um anúncio e automaticamente ele é veiculado nos principais portais imobiliários.

Desse modo, existe a facilidade de ter o controle da primeira etapa da locação em um só lugar, pois todas as ofertas e inquilinos interessados são exibidos dentro do software.

Sem contar que todas as informações ficam registradas em uma única ferramenta, facilitando o acesso e a execução de tarefas rotineiras do dia a dia.

Logo, essa é uma mudança do mercado de imóveis porque gera mais produtividade, simplificação de processos e agilidade no cumprimento das demandas que fazem parte da gestão de imóveis.

Gestão de contratos

Ainda dentro do controle de imóveis através de uma ferramenta de gestão, você tem a gestão de contratos.

Isso significa que a tecnologia permite a você contar com um sistema de realiza todo o controle dos seus imóveis.

Ora, um bom software é capaz de gerar otimizar contratos, disponibilizando modelos pré-prontos.

Além disso, ainda é possível gerar boletos de cobrança em massa e realizar os lançamentos de baixas de pagamentos automáticos. Assim, evita-se erros no momento de digitar e também o retrabalho.

Um bom sistema de controle de imóveis, como a Accordous, por exemplo, ainda é capaz de realizar reajustes no vencimento de contratos de maneira automática.

Outro recurso ainda útil é a adição de antecipação de parcelas, renegociações e muito mais.

Além desses, muitas outras possibilidades são possíveis com o software de gestão de imóveis, como:

  • Envie assinatura eletrônica e digital;
  • Solicite a vistoria de entrada e saída;
  • Realize reajustes automáticos;
  • Tenha o controle dos recebimentos;
  • Consiga acesso completo a relatórios.

Conclusão

O mercado de aluguéis de imóveis está mudando constantemente e os proprietários precisam se atentar as tendências que surgem.

Afinal de contas, as mudanças são percebidas desde as questões físicas da propriedade, como a automação do ambiente, até a gestão com controle no aluguel de imóveis.

Neste último caso, um bom software de gestão ajuda a otimizar processos e aumentar a rentabilidade. Para tal, você pode contar com a Accordous.